http://repositorio.unb.br/handle/10482/9429
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2011_AnieGomezNagamine.pdf | 7,25 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Lapidando as competências de professores de línguas em contexto EAD/TIC's |
Auteur(s): | Nagamine, Anie Gomez |
Orientador(es):: | Ortíz Alvarez, Maria Luisa |
Assunto:: | Professores - formação Língua espanhola - estudo e ensino Ensino a distância Tecnologia da informação Tecnologia educacional |
Date de publication: | 13-oct-2011 |
Data de defesa:: | 10-sep-2011 |
Référence bibliographique: | NAGAMINE, Anie Gomez. Lapidando as competências de professores de línguas em contexto EAD/TIC's. 2011. 288 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Résumé: | O advento da Internet e do desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação reconfigurou o mundo contemporâneo. Para a área de educação e formação de professores esse avanço tecnológico significou, entre outras coisas, a intensificação do uso da EAD. Dessa forma, nesse trabalho buscamos identificar as competências de professores de língua(s) desenvolvidas nas interações dos participantes durante a realização de um Curso de Especialização Lato Sensu oferecido por uma Universidade Pública a professores de uma Secretaria de Educação. A partir de um referencial teórico sobre formação de professores e formação inicial e continuada de professores de línguas, e de uma perspectiva metodológica qualitativa, essa pesquisa do tipo estudo de caso documental concluiu que o curso cumpriu com os objetivos descritos em seu projeto pedagógico e que as competências desenvolvidas pelos participantes durante seu transcurso foram: a comunicativa em língua espanhola, mais especificamente na modalidade escrita, a competência teórica, a profissional, a reflexiva e a competência implícita que pode ter se transformado em competência aplicada. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT The advent of the Internet and the development of Information and Communication Technologies reconfigured the contemporary world. For the area of education and formation of teachers this technological advancement has meant, among other things, the intensification of the use of Distance Education. Thus, in this study we search to identify the competencies of language teachers developed in interactions of the participants during the Curso de Especialização Lato Sensu offered by a Public University to teachers of a Secretaria de Educação. From a theoretical framework on teachers formation and initial and continuing formation of language teachers, and a qualitative methodological perspective, this case study documental research concluded that the course met the goals outlined in its pedagogical project and that the competencies developed by the participants during the course were: to communicate in Spanish, specifically in the writing modality, theoretical competence, the professional, the reflective and the implicit competence that may be moved into the applied one. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2011. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.