http://repositorio.unb.br/handle/10482/9210
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2006_GlauciaMariaGuerraAraujo.pdf | 623,88 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Implicações do perfil e das concepções dos Pedagogos, que atuam em equipes multidisciplinares da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, no atendimento às queixas escolares |
Authors: | Araújo, Gláucia Maria Guerra |
Orientador(es):: | Neves, Marisa Maria Brito da Justa |
Assunto:: | Psicopedagogia Professores e alunos |
Issue Date: | 5-Sep-2011 |
Data de defesa:: | 7-Dec-2006 |
Citation: | ARÚJO, Gláucia Maria Guerra. Implicações do perfil e das concepções dos Pedagogos, que atuam em equipes multidisciplinares da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, no atendimento às queixas escolares. 2006. xiii, 123 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006. |
Abstract: | Este trabalho tem como foco central o estudo das concepções dos pedagogos da Equipe de Atendimento / Apoio à Aprendizagem da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal em relação às atividades que lhe são próprias no atendimento de alunos com queixas escolares. O fracasso escolar que, assola a escola brasileira, tem gerado uma busca incansável da Pedagogia por referenciais teóricos e procedimentos que façam frente a essa questão. No caso específico do Distrito Federal a Equipe de Atendimento / Apoio à Aprendizagem tem se constituído num serviço que tem recebido maciçamente alunos encaminhados com queixas escolares. Essa Equipe é formada por pólos compostos por pedagogos, psicólogos e orientadores educacionais. No entanto, a especificidade da atuação dos pedagogos dessa Equipe, ainda necessita de melhor esclarecimento. Muitas vezes, os profissionais licenciados em Pedagogia têm dificuldade em definir seu espaço de atuação nesse serviço. Para tanto, organizou-se esta pesquisa em duas partes. Na primeira, buscou-se por meio de um questionário aplicado a 102 (cento e dois) pedagogos, saber o conhecimento que eles tinham a respeito de sua atuação no atendimento de alunos com queixas escolares, sua formação e experiências anteriores. A segunda parte constou de uma verticalização no conhecimento das atividades de oito pedagogas que atuam nessa Equipe, por meio de entrevistas narrativas abertas. Os resultados demonstraram que o trabalho do pedagogo no atendimento às queixas escolares foi construído, dentro da própria prática do pedagogo, em resposta às demandas da SEEDF. Indicaram, também, que a graduação em Pedagogia não oferece formação nessa área nem, tão pouco, a SEE-DF disponibiliza orientação sistemática a esses profissionais. Apontam, ainda, que os conflitos profissionais são, na sua maioria, causados pela indefinição de papéis dos membros da equipe; pela falta de capacitação específica ao pedagogo no atendimento às queixas escolares; pelo número excessivo de escolas a serem atendidas por cada pólo; e pela falta de todos os profissionais nos pólos. Esses resultados confirmaram a importância de se investigar a atuação do pedagogo no atendimento às queixas escolares, de modo a reconhecer os avanços da profissão e as necessidades desses profissionais, buscando a implementação de políticas institucionais de capacitação específica. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACT This work has as a main focus the study of the conceptions of pedagogues who are part of the Assistance and Attending Group of the Educational State Secretariat from the Federal District, in relation to its typical activities, concerning the assistance of students with curricular complaints. Academic failure, which frightens the Brazilian schools, has been generating an endless search from Pedagogy in relation to theoretical references and procedures, which are part of this issue. In the specific case of the Federal District, the Assistance and Attending Group has offered a service, which has received a massive number of students sent with various academic complaints. The team of professionals who attend these students is formed of composed poles of pedagogues, psychologists and educational counselors. However, the specific performance of pedagogues in this team still demands better clarification. Very often, the professionals licensed in Pedagogy have difficulty in defining their performance scope within the service proposed. Therefore, this study was organized in two parts. In the first part, a questionnaire was applied to 102 (one hundred and two) pedagogues in order to find out how much they knew about their performance in relation to the assistance offered to students with academic complaints, and also on their formation and previous experiences. The second part was the vertical brainstorming of the knowledge of activities conducted by eight pedagogues who are part of the team, by means of open narrative interviews. The results show that the work of the pedagogue in the assistance to academic complaints was built while the practice of work done, as a result of demands from SEE-DF. They also indicated that the undergraduate course on Pedagogy did not prepare them well enough, nor did SEE-DF give the systematic assistance. They have also pointed out that the professional conflicts are, in their majority, due to the lack of definition of the professional roles of the members of the group; to the lack of specific preparation to attend the academic complaints; to the excessive number of schools to be attended and to the lack of all the professionals in the poles. These results confirm the importance of further investigation on the performance of pedagogues as to academic complaints, so that the advances on the profession and these professional's demands may be recognized, by seeking the implementation of specific capacitation institutional policies. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2006. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.