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Titre: Caracterização de assistência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Palmas, Estado do Tocantins no período de julho de 2008 a junho de 2009
Autre(s) titre(s): Characterization of the assistance of the mobile emergency health care service (SAMU), Palmas – state of Tocantins, in the period july 2008 to june 2009
Auteur(s): Pitteri, Jessimira Soares Muniz
Orientador(es):: Monteiro, Pedro Sadi
Assunto:: Assistência hospitalar - Tocantins (TO)
Emergências médicas - Tocantins (TO)
Veículos - emergências médicas - Tocantins (TO)
Date de publication: 3-aoû-2011
Référence bibliographique: PITTERI, Jessimira Soares Muniz. Caracterização de assistência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Palmas, Estado do Tocantins no período de julho de 2008 a junho de 2009. 2010. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Résumé: Introdução - O município de Palmas - TO implantou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em 2005 com a finalidade de prestar socorro à população em casos de urgência e emergência. O serviço possui um sistema de informação para armazenamento dos dados referentes às chamadas recebidas na central de regulação médica. Objetivos - Conhecer a assistência prestada pelo SAMU incluindo o perfil sócio demográfico dos profissionais que atuam no serviço e o perfil epidemiológico dos pacientes, fluxo dos atendimentos e identificação do tempo resposta. Metodologia - Realizou-se um estudo transversal descritivo tendo como amostra 59 profissionais e 2.400 fichas de atendimento. Resultados - Revelaram que dentre os profissionais pesquisados houve predominância de homens (64,4%); a faixa etária variou de 26 a 55 anos; 57,6% fazem uso de bebida alcoólica e 11,9% usam tabaco; a maioria não considerou o serviço estressante (57,6%). Do total de atendimentos, os clínicos (41,6%) quase se igualaram aos por causas externas que corresponderam a 42,6% destacando-se os acidentes de motocicletas com 48,1%. Os homens foram os mais atendidos neste serviço (52,7%) e a média etária foi 35 anos. As regiões que tiveram mais atendimento foram a região Sul e a Norte e o destino da maioria das vítimas foi o Hospital Geral de Palmas excetuando as causas gineco-obstétricas que foram para o Hospital de Referência Dona Regina. Conclusão- A caracterização do perfil dos atendimentos pode subsidiar as autoridades sanitárias, gestores e políticos na discussão e tomada de decisão que possam contribuir na prestação de assistência com qualidade de acordo com normas preconizadas pelo Ministério da Saúde e que envolvem a qualidade de saúde dos trabalhadores. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Introduction – The city of Palmas in the state of Tocantins set up the Mobile Emergency Health Care Service (SAMU) in 2005 in order to provide urgency and emergency service for its population. The service has an information system for the storage of data from calls received by the medical regulation center. Objective – To study the assistance provided by the SAMU, including the socio-demographic profile of the staff and the epidemiological profile of the patients, the flow of occurrences, and identification of response time. Methodology – A transversal descriptive study was carried out with a sample of 59 professionals and 2,400 occurrence reports. Results – The study found that among the surveyed professionals there was a prevalence of males (64.4%); the ages ranged from 26 to 55; 57.6% make use of alcohol and 11.9% use tobacco; most of them did not regard the work as stressful. Of the total number of occurrences, clinical cases (41,6%) nearly equaled the number of those with external causes (42.6%), of which motorcycle accidents represented 48,1%; Men were the most frequently attended by the service and the average age was 35. The regions that had the most occurrences were the South and the North regions and the destination of the majority of the patients was the HGP, with the exception of obstetric and gynecological cases, which were taken to the HRDR. Conclusion – The characterization of the profile of the occurrences may aid health authorities, policymakers, and politicians in discussions and decision making that may contribute to the delivery of quality services following the norms established by the Health Ministry and involving the quality of the health of workers.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2010.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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