http://repositorio.unb.br/handle/10482/9051
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_TiagoFlorBento.pdf | 2,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Um estudo das propriedades do tráfego em redes sem fio e seu impacto na avaliação de desempenho |
Autor(es): | Bento, Tiago Flor |
Orientador(es): | Barreto, Priscila América Solis Mendez |
Assunto: | Redes sem fio IEEE 802.11 (Normas) Avaliação de desempenho |
Data de publicação: | 14-Jul-2011 |
Data de defesa: | 18-Mar-2011 |
Referência: | BENTO, Tiago Flor. Um estudo das propriedades do tráfego em redes sem fio e seu impacto na avaliação de desempenho. 2011. xvii, 108 f., il. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | Este trabalho apresenta a análise das propriedades do tráfego em redes sem fio IEEE 802.11 e examina a eficiência do protocolo da camada de enlace, tendo em vista o desempenho de diversas aplicações. Inicialmente, é apresentado um estudo taxonômico do tráfego de rede sem fio nas camadas de enlace, rede e transporte. O estudo identifica a composiç˜ao do tráfego nas diferentes camadas, o classifica e o modela como um processo autossimilar. Com esse resultado, é feita uma análise crítica do desempenho de aplicações reproduzidas
em simulações com o objetivo de verificar duas hipóteses: 1) Determinar a influência
do fenômeno de autossimilaridade no desempenho de aplicações. 2) Avaliar o ganho
de desempenho o tráfego que pode ser caracterizado como desnecessário. Os resultados comprovam que a propriedade autossimilar do tráfego provoca um efeito negativo no desempenho da rede, e se torna ainda mais grave em situações de uso mais intenso. Também é mostrado que, para melhorar o desempenho de aplicações de tempo real em uma rede sem fio, um ponto inicial de partida é a diminuição dos componentes de tráfego que n˜ao s˜ao estritamente necessários. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT This work presents the analysis of properties of traffic on IEEE 802.11 wireless networks and examines the effectiveness of the link layer protocol for the performance of various applications. Initially, a taxonomic study of wireless network traffic in the network link layer, and transport. The study identifies the composition of traffic on different layers, classifies and models as a self-similar process. With this result, is made a critical analysis of the performance of applications reproduced in simulations to verify two hypotheses: 1) to determine the influence of the phenomenon of self-similarity in the performance of applications. 2) Evaluate the performance gain removing the traffic that can be characterized as unnecessary. The results show that the self-similar traffic causes a negative effect on network performance, and becomes even more acute in situations of intense use. It is also shown that, to improve the performance of real-time applications in a wireless network, an initial point of departure is the reduction of traffic that are not strictly necessary. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Elétrica (FT ENE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2011. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.