http://repositorio.unb.br/handle/10482/8523
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_CleberdosSantosFerreira.pdf | 992,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Práticas de violência no espaço escolar do Distrito Federal : uma interpretação do fenômeno nas aulas de educação física |
Autor : | Ferreira, Cleber dos Santos |
Orientador(es):: | Azevedo, Aldo Antonio de |
Assunto:: | Violência escolar Educação física Ambiente de sala de aula |
Fecha de publicación : | 21-jun-2011 |
Data de defesa:: | 29-jul-2010 |
Citación : | FERREIRA, Cleber dos Santos. Práticas de violência no espaço escolar do Distrito Federal: uma interpretação do fenômeno nas aulas de educação física. 2010. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. |
Resumen : | O presente estudo teve por objetivo verificar a ocorrência, freqüência e tipos de práticas de violência nas aulas de Educação Física em uma escola pública da cidade satélite de Santa Maria - Distrito Federal, compreendendo o ambiente das aulas, a figura do professor e dos alunos, a escola e as relações desta com a comunidade como elementos integrantes e intervenientes, para uma ação refletida no fazer pedagógico. Durante sua construção foram observadas as práticas de violência presentes e como se davam essas práticas nas aulas de Educação Física. De linha qualitativa e quantitativa combinou-se a aplicação de questionários, observações e realizações de grupos focais com alunos, professores, equipe de direção e policiais do Batalhão Escolar; no intuito de trazer relatos e compreender a mecânica de construção do fenômeno nas aulas na medida em que mostrou as motivações, as causas, os modos como determinados atos e atitudes se entrelaçam, os efeitos sobre os indivíduos, as relações sociais e o ambiente escolar. Foram constatadas práticas de violência nas aulas de Educação Física, tendo as agressões verbais lugar de destaque, seguidas de agressões físicas e roubos, o que em alguns casos levou os alunos ao isolamento em sala de aula ou na própria quadra. Questões como contexto em que a escola está inserida, infra-estrutura das quadras, falta de planejamento do professor e a sua omissão diante dessas práticas, foram citados como fatores influenciadores da prática de violência durante as aulas; percebendo assim que um trabalho conjunto deve ser realizado no tratamento do assunto. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACT This study aimed to assess the occurrence, frequency and types of practices of violence in physical education classes in a public school in the suburban town of Santa Maria – Distrito Federal, including the school environment, the figure of the teacher and pupils the school and its relations with the community as integral elements and actors for an action reflected in the teaching done. During its construction, showed the present practices of violence and how it gave these practices in physical education classes. Line qualitative and quantitative combined to questionnaires, observations and realizations of focus groups with students, faculty, staff director of the School Battalion and police, in order to bring reports and understand the mechanics of construction of the phenomenon in the classroom as that showed the motivations, the causes, the ways in certain actions and attitudes are intertwined, and the effects on individuals, social relationships and school environment. Practices of violence were found in physical education classes, taking verbal prominent place, followed by assaults and robberies, which in some cases led to the isolation students in the classroom or on their court. Issues such as the context in which the school is located, the court infrastructure, lack of teacher's planning and its omission before these practices were cited as factors influencing the practice of violence during the school year, they realize that a joint work must be done in the treatment of the subject. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Descripción : | Dissertação (Mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2010. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.