Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8502
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_MariadeNazareRodriguesPereira.pdf580,35 kBAdobe PDFView/Open
Title: Cultura organizacional : um estudo sobre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Authors: Pereira, Maria de Nazaré Rodrigues
Orientador(es):: Souza, Eda Castro Lucas de
Assunto:: Cultura organizacional
Ensino técnico
Escolas técnicas - organização e administração
Issue Date: 21-Jun-2011
Citation: PEREIRA, Maria de Nazaré Rodrigues. Cultura organizacional: um estudo sobre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. 2010. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Abstract: O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar as práticas organizacionais, para implementação do IFPA no sentido de identificar as manifestações culturais. Para tal, foi necessário levantar o contexto histórico do IFPa; identificar as práticas de implementação do IFPa e identificar os pontos facilitadores e dificultadores para implementação das novas práticas. Para isso, utilizou-se práticas de estudo de caso, tendo realizado análise documental e descritiva. Os dados foram coletados por meio de entrevista com oito dirigentes representando os campi. Para se obter o DSC usou-se o software QUALIQUANTSOFT. A entrevista foi realizada baseada a partir de um roteiro construído por meio das relações hierárquicas: Concentração do poder, tomada de decisão e participação. Na análise documental foi do período de 1909 até 2008, quando o CEFET-Pa se transforma em IFPA, chegou-se aos seguintes resultados: a) relações hierárquicas, caracterizada pela centralização, baixa participação dos atores na vida da instituição, personalismo e baixa autonomia. Na análise do Discurso do Sujeito Coletivo-DSC observou-se as relações hierárquicas caracterizadas na análise descritiva por meio das percepções dos dirigentes, obtidas pelas entrevistas percebeu-se as práticas advindas da implementação principalmente a inovação administrativa, com maior autonomia para tomadas de decisões, com instância colegiada como a criação do Colégio de Dirigente e o Conselho Superior e inovação tecnológica diversificação nos meios de comunicação, tendo como função básica: regulação, motivação, expressão emocional e informação; amparada pela Lei 11.892 aumentando o potencial de mudança organizacional. Identificou-se os seguintes pontos facilitadores para a implementação: credibilidade de uma instituição centenária; possibilidade de oferta de curso em todos os níveis e modalidade de ensino; plano de carreira; escolha da localização dos campi; estrutura física completa dos campi e contratação de recursos humanos; atuação do colégio de dirigente, autonomia orçamentária e diálogo com os atores sociais; novas parcerias; novos financiamentos; descentralização de poder; presença do reitor e pró-reitorias nos campi. Os pontos dificultadores identificados foram baixa velocidade da internet; meio de transporte deficitário; corpo docente insuficiente e inexperiente; dificuldade de deslocamente entre os municípios, meio de transporte deficitário; falta de definição de papeis dos atores; aligeiramento do processo de implementação e remanejamento de servidor. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The objective of this work was identify and analyze the organizational practices for the implementation of IFPA, this way identifying its cultural manifestations. In order to do it, it was necessary to learn its historical context, identify the practices of implementation of IFPA, identify the facilitating and difficult aspects for the implementation of new practices. Case studies were used as well as documents and descriptive analysis. The data were collected through interviews with eight directors representing the campuses. The Collective Subject Discourse (DSC) was obtained through the software QUALIQUANTSOFT. The interview was made based on a script on hierarchical relationships: power concentration, decision taking and participation. The document analysis included the period from 1909 to 2008, when CEFET-Pa changed to IFPA, reaching the following results: a) hierarchical relationships characterized by centralization, low participation of actors in institution life, personalism and low autonomy. While analyzing the DSC, hierarchical relationships characterized in the descriptive analysis were observed through the perceptions of directors expressed in the interviews in which the practices originated by the implementation were perceived especially the administrative innovation with higher autonomy for the decision taking like the creation of the Directors College and the High Council, technological innovation, diversification in the means of transportation, having as basic functions: regulation, motivation, emotional expression and information, anchored on the law 11892, that increases the potential of organizational change. The following facilitating points for the implementation were identified: reliability of a centenary institution; possibility of offering courses in all levels and kinds; career plan; choice of campuses location; full physical structure of campuses and human resources hiring; actuation of the Directors College; budget autonomy and dialogue with social actors; new partnerships; new sponsorships, power discentralization; presence of rector and pro-rector in the campuses. The difficult points identified were internet low speed, inefficient means of transportation, insufficient and inexperienced body of teachers, difficult in moving among the cities; indefiniteness in the role of actors; fast implementation process and servant change.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/8502/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.