http://repositorio.unb.br/handle/10482/8391
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2005_CarlosAlexandreCunha.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Relações entre características de linhas de transporte coletivo urbano e de áreas urbanas |
Autre(s) titre(s): | Correlations between characteristics of mass transportation urban lines and of urban areas |
Auteur(s): | Cunha, Carlos Alexandre da |
Orientador(es):: | Sant’Anna, José Alex |
Assunto:: | Transporte urbano Transportes - planejamento Transportes coletivos Planejamento urbano Engenharia de transportes |
Date de publication: | 16-jui-2011 |
Data de defesa:: | aoû-2005 |
Référence bibliographique: | CUNHA, Carlos Alexandre da. Relações entre características de linhas de transporte coletivo urbano e de áreas urbanas. 2005. xiii, 104 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes Urbanos)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005. |
Résumé: | Observando os sistemas de transporte público presentes na maioria das cidades dos países em desenvolvimento, a avaliação dos usuários quanto à qualidade dos serviços prestados em geral não é muito boa. Essa avaliação é aplicada mesmo em sistemas concebidos segundo técnicas e modelos atuais de planejamento. Diante desse quadro, infere-se que novos parâmetros devem ser introduzidos no processo de planejamento, ou um enfoque diferente deve ser dado àqueles usualmente considerados, para que os usuários de transporte público sejam adequadamente atendidos. Nesse sentido, este trabalho apresenta as correlações existentes entre algumas características das áreas urbanas e os tipos de linhas de transporte público coletivo, sugerindo a necessidade de se considerar tais correlações nos processos de escolha de linhas. Para alcançar o objetivo proposto, foram identificadas as características das áreas urbanas que de alguma forma interagem com o sistema de transporte bem como os tipos de linhas e suas características. De posse desses dados e valendo-se da aplicação da análise de características proposta por Wright (1992), foi possível, a partir de parâmetros de desempenho, avaliar como se relacionam os tipos de linhas com as características das áreas urbanas. Como resultado do trabalho, entre outras coisas, observa-se que algumas correlações mostraram-se evidentes e imprescindíveis de serem consideradas em estudos de linhas, outras nem tanto. Observa-se ainda que características diferentes estão presentes numa mesma área urbana, o que pode sugerir diferentes tipos de linhas. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT From observations on public transportation systems nowadays in most of the cities in countries on development process, the users' opinion as for the service quality provided by these systems is often rated as not good. This impression is even valid for systems conceived according to technical and models of today's planning. Based on the above mentioned, one draws inferences that either new parameters must be considered during planning process or a defferent focus must be given to the usually considered variables, so that the public transport users' expectation be accordingly reached. This way, this work presents the existing correlations amongst some characteristics of urban areas and types of mass transportation lines, it suggests the need of considering such correlations when chosing these lines. To reach the proposed goal, urban areas` characteristics which interact with the transportation system were identified as well as the type of lines and its characteristics. Based on these data and applying the "Characteristics Analisys" proposed by Wright (1992), it was possible, from perfomance parameters, to make an evaluation of how the type of lines interact with urban areas` characteristics. As a result one observes that some correlations are evident and vital of being considered on studies of lines, while others are not. One still finds out that different characteristics exist in the same urban area. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2005. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.