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Título : Contexto, necessidade e efetividade de treinamento : um estudo de caso
Otros títulos : Context, needs and effectiveness of trainning : a case study
Autor : Cabral, Armando Henrique Villas-Bôas Dias
Orientador(es):: Abbad, Gardênia da Silva
Assunto:: Formação profissional
Psicologia industrial
Fecha de publicación : 10-jun-2011
Resumen : O presente estudo enfoca o processo de Análise de Necessidades de Treinamento (ANT) desencadeado por uma influência do contexto externo à organização na equipe do Projeto Basiléia II no departamento de normas (Denor) do Banco Central do Brasil. O período pesquisado é entre 2005 e 2007. A influência externa ocorreu quando da adesão do Banco Central às Recomendações do Novo Acordo de Basiléia, em dezembro de 2004. Na revisão da literatura abordou-se Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E); e, de forma mais específica, foi estudada a importância da consideração de variáveis de contexto interno e externo à organização para a ANT. Também foi verificado que alterações de contexto podem exigir novas competências, que precisam ser percebidas pelo subsistema de ANT. Para tanto, são necessários modelos ágeis e sensíveis às alterações e que considerem as influências do contexto no planejamento de TD&E. O processo de ANT é conhecido na literatura por diagnóstico de necessidades de treinamento ou por levantamento de necessidades de treinamento (LNT). Percebeu-se, tanto na literatura como na coleta de dados, que essa dimensão é chave para o alinhamento adequado das ações de TD&E. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, por meio de levantamento de dados documentais e de entrevistas com membros da equipe estudada. Os resultados indicaram que as recomendações de Basiléia II geraram novas demandas de desempenho à equipe; que na organização estudada há análise de necessidades, realizada informalmente, de tendência democrática e flexível, e formalmente por meio de modelo próprio desenvolvido pela instituição. Os dados demonstraram que, por vezes, há choque entre a fluidez do processo de ANT informal necessária em cenários de rápida alteração de contexto e a burocracia do processo formal que por vezes não é tão ágil. Foi constatado que as ações de TD&E, desenvolvidas no período, estavam em consonância com as ANTs realizadas. Também se constatou a eficácia do modelo de ANTs, utilizado pela instituição. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study concerns training needs analisys process caused by external organizational context influence over Basel II team at Brazilian Central Bank Rules Department -DENOR. Period researched embraces the years of 2005 to 2007. External influence happened when Central Bank joined New Basel Accord recommendations, in December, 2004. On literature review, training, development and education (TD&E) were approached; and more specifically studied was the importance on considering organizational internal and external context variations to training needs analysis (TNA). It was also verified that context changes may demand new competencies, that should be noticed by TNA subsystem. Therefore, agile and change sensitive models are needed, and they should consider context influences on TD&E planning. It was observed in literature as well as in data acquirement that this dimension is the key to proper alignment of TD&E actions. This essay is about a qualitative case study, by documental data research and studied team member's interviews. Results indicate that Basel II recommendations caused new performance demands to the team; that in the studied organization there is needs analisys informally applied, and that this has a flexible and democratically tendency; there's also a formal analisys made by an institutional created model. Data show that sometimes there are collisions between informal ANT process fluidity - needed in quick context changes scenario - and formal process burocracy - that is not so fast in some cases. It was observed that TD&E actions taken at that time agreed with TNAs performed. It was also observed institutional TNA model efficiency.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Psicologia (IP)
Descripción : Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2009.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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