http://repositorio.unb.br/handle/10482/8204
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_ViolenciaSexualMulher.pdf | 100,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Violência sexual contra a mulher : um desafio para o ensino e a pesquisa no Brasil |
Otros títulos : | Sexual violence against women : a challenge for teaching and research in Brazil Violencia sexual contra la mujer : un desafío para la enseñanza y la investigación en Brasil |
Autor : | Squinca, Flávia Diniz, Debora Braga, Kátia Soares |
Assunto:: | Violência sexual Ensino superior Enfermagem Serviço social |
Fecha de publicación : | 2006 |
Citación : | SQUINCA, Flávia; DINIZ, Debora; BRAGA, Kátia. Violência sexual contra a mulher: um desafio para o ensino e a pesquisa no Brasil. Revista Bioética, v. 12, n. 2, p. 127-135, 2006. Disponível em: <http://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/view/140/144>. Acesso em: 3 jun. 2011. |
Resumen : | Este artigo apresenta um panorama das atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre o tema da violência sexual contra a mulher, desenvolvidas pelos cursos de Enfermagem e Serviço Social em todas as instituições de ensino superior no Brasil. Estes cursos foram selecionados como paradigmáticos para compreender as ações de sensibilização desenvolvidas pelas universidades e faculdades, uma vez que enfermeiras e assistentes sociais compõem grande parte das equipes multidisciplinares de atendimento à mulher vítima de violência nos centros de saúde públicos. O artigo também apresenta e discute os resultados do levantamento sistemático da produção bibliográfica em língua portuguesa sobre o tema, cujos dados foram publicados na forma de uma obra referência, “Bibliografia estudos sobre violência sexual contra a mulher no Brasil: 1984-2003”, a primeira do gênero no país. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT This article presents a panorama of teaching, research and extension activities on the theme of sexual violence against women, carried out in Nursing and Social Services courses in higher education institutions in Brazil. The courses were chosen as paradigms for understanding the actions of awareness raising being carried out by faculties and universities as it is nurses and social workers that largely make up the multi-disciplinary teams that assist women victims of violence in public health centers. The article also presents and discusses the results of a systematic survey of bibliographical production in the Portuguese language on this theme, the results of which have been published in the form of a reference work entitled “Bibliografia/estudos sobre violência sexual contra a mulher no Brasil: 1984-2003” (Bibliography/studies on sexual violence against women in Brazil), the first of its kind in Brazil. ________________________________________________________________________________ RESUMEN Este artículo presenta un panorama de las actividades de enseñanza, investigación y extensión sobre el tema de la violencia sexual contra la mujer, desarrolladas por los cursos de Enfermería y Servicio revista bioetica.qxd 12/4/2006 10:36 Page 133Social en todas las instituciones de enseñanza superior en Brasil. Los cursos fueron seleccionados como paradigmáticos para comprender las acciones de sensibilización desarrolladas por las universidades y facultades, una vez que enfermeras y asistentes sociales componen gran parte de los equipos multidisciplinarios de atención a la mujer víctima de violencia en los centros de salud públicos. El artículo también presenta y discute los resultados del levantamiento sistemático de la producción bibliográfica en lengua portuguesa sobre el tema, cuyos datos fueron publicados en forma de obra de referencia, “Bibliografía/estudios sobre violencia sexual contra la mujer en Brasil: 1984-2003”, la primera del género en el país. |
Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.