http://repositorio.unb.br/handle/10482/7825
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_PauloRaphaelPiresFeldhues.pdf | 1,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Tradição e modernidade no Recife do Estado Novo : considerações à luz das propagandas políticas e comercial |
Autor : | Feldhues, Paulo Raphael Pires |
Orientador(es):: | Menezes, Albene Miriam Ferreira |
Assunto:: | Propaganda política - Recife (PE) Recife (PE) - história Opinião pública Brasil - história - Estado Novo, 1937-1945 |
Fecha de publicación : | 17-may-2011 |
Data de defesa:: | 2010 |
Citación : | FELDHUES, Paulo Raphael Pires. Tradição e modernidade no Recife do Estado Novo: considerações à luz das propagandas políticas e comercial. 2010. 151 f. Dissertação (Mestrado em História)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. |
Resumen : | O estudo tem como recorte espacial e temporal o Recife durante o regime do Estado Novo (1937-1945). Nesse contexto, o interventoria de Agamenon Magalhães foi responsável por promover um conjunto de reformas modernizantes na capital pernambucana, como a edificação de pontes, alargamento de avenidas, expansão da iluminação pública e construção de parques. Conforme registraram jornais do período, também os hábitos da população da capital pernambucana vinham sofrendo alterações. As propagandas comerciais veiculadas nos periódicos do Recife, parte delas de caráter nacional, contribuíram para que os imaginários de modernidade associados à técnica, à ciência e ao progresso, por exemplo, ganhassem maior difusão. A forma como esses imaginários foram reelaborados na capital pernambucana é identificado através de registros do cotidiano social nas páginas dos jornais locais. Nesse sentido, o contexto político do Estado Novo é entendido como um elemento a mais para a compreensão da modernidade em desenvolvimento, uma vez que também a propaganda política foi instrumento de difusão dos ideais governistas. Os imaginários modernos propagaram-se não apenas nos espaços públicos, mas estiveram presentes também na cotidianidade doméstica. De forte peso naquela sociedade dos anos 30 e 40, a tradição aparece como uma variante nas negociações entre uma modernidade que clama o futuro e um presente que ainda toma do passado suas referências. Tomando como perspectiva de análise os imaginários sociais, busca-se examinar neste estudo como a modernidade foi entendida e vivenciada pela sociedade recifense entre os anos de 1937 e 1945, intervalo de tempo em que o Estado Novo vigorou no país. Têm-se como hipóteses que as propagandas política e comercial tiveram fundamental importância na construção dos imaginários de modernidade no Recife; a configuração que a modernidade assumiu no Recife no período em pauta obedeceu aos limites do que foi possível negociar com os valores tradicionais ali construídos anteriormente. O estudo mostrou que o desenvolvimento dos imaginários modernos no período pode ser dividido em dois momentos: 1937-1942, quando as influências foram diversificadas, não havendo um formato específico a ser seguido; e 1942-1945, quando o padrão norte-americano de modernidade ganhou preponderância. __________________________________________________________________________________ RESUMÉ L'étude traite de la ville de Recife à l‟époque de l‟Estado Novo (1937-1945). Dans ce contexte, l'administration d‟Agamemnon Magalhães s‟est chargée de promouvoir une série de réformes de modernisation, comme la construction de ponts, l'élargissement des avenues et l‟expansion de l'éclairage public et la construction de parcs. Comme les journaux de cette époque ont rapporté, les habitudes de la population de la capitale de Pernambuco ont aussi changé.Les annonces publicitaires diffusées dans les journaux de Recife, une partie d‟entre elles de caractère national, contribuèrent pour que les imaginaires de la modernité associés à la technique, la science et le progrès, par exemple, deviennent plus dynamiques. La façon dont ces imaginaires furent reçus et redessinés dans la capital de Pernambuco est identifiée grâce aux registres de la vie quotidienne dans les hebdomadaires locaux. En ce sens, le contexte politique de l‟Estado Novo est considéré comme un élément de plus à la comprehénsion de la modernité en développement, dans la mesure que la propagande politique fut aussi un instrument de diffusion des idéaux du gouvernement. En ce sens, l'imaginaire moderne s'impose non seulement dans les espaces publics, mais également dans chaque foyer au quotidien. Très importante pour la société de la ville de Recife des années 1930 et 1940, la tradition apparaît comme une alternative dans les négociations entre une modernité qui réclame l‟avenir et un présent qui trouve encore dans le passé une source de référence. Prenant comme perspective d'analyse l'imaginaire social, cette étude examine comment la modernité fût-elle comprise et vécue par la société de Recife entre 1937 et 1945, période connue comme “Estado Novo”. Nous présentons comme hypothèses que les propagandes politiques et commerciales eurent une importance fondamentale dans la construction des imaginaires de la modernité à Recife ; (et que) la configuration que la modernité assume à cette époque dans la ville de Recife a obéit aux limites de ce qui a été possible négocier avec les valeurs traditionnelles construites à cet endroit auparavant. L'étude a montré que le développement des immaginaires modernes à cette époque peut être divisé en deux périodes: de 1937 à 1942, lorsque les influences sont diverses et qu‟il existe un modèle spécifique à suivre, et de 1942 à 1945, lorsque la norme américaine de la modernité gagne du terrain. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de História (ICH HIS) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, 2010. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em História |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.