Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7637
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_GovernoJoaoGoulart.pdf201,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : O Governo João Goulart e o golpe de 1964 : memória, história e historiografia
Otros títulos : The João Goulart Government and the 1964 coup d'état : memory, history and historiography
Le gouvernement João Goulart et le coup d'Etat de 1964 : mémoire, histoire et historiographie
Autor : Delgado, Lucilia de Almeida Neves
Assunto:: Historiografia - Brasil
Brasil - política e governo - 1964-1985
Golpe de Estado de 1964
Ditadura e ditadores
Fecha de publicación : jun-2010
Citación : DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. O Governo João Goulart e o golpe de 1964: memória, história e historiografia. Tempo, Niterói, v. 14, n. 28, p. 123-143, jun. 2010. DOI: 10.1590/S1413-77042010000100006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tem/v14n28/a06v1428.pdf. Acesso em: 02 maio 2011.
Resumen : Análise sobre os diferentes enfoques interpretativos e historiográficos referentes à trajetória política do ex-presidente João Goulart, a crise institucional do início da década de 1960 e o golpe político de 1964. Ênfase especial recai sobre a relação da memória com a história, buscando demonstrar como a construção do esquecimento, entre outros desdobramentos, relaciona-se também com a dinâmica construtiva das análises acadêmicas.
Abstract: An analysis of the various interpretative and historiography approaches on the political career of former president João Goulart, the institutional crisis of the early 1960's and the 1964 coup d'état. Special emphasis was placed on the memory/history relation, showing how the construction of oblivion, among other developments, is related to the constructive dynamics of academic analyses.
Résumé: Analyse sur les différentes approches interprétatives et historiographiques relatives à la trajectoire politique de l'ex-président João Goulart, la crise institutionnelle du début des années 1960 et le coup politique de 1964. Un accent particulier est mis sur la relation de la mémoire avec l'histoire, dans le but de démontrer comment la construction de l'oubli, entre autres développements, est liée à la dynamique constructive des analyses académiques.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-77042010000100006
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/7637/statistics">



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons