http://repositorio.unb.br/handle/10482/7324
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2008_MatiasMonteiroFerreira.pdf | 5,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | INFANS : (Im)pertinências do infantil na imagem |
Autor : | Ferreira, Matias Monteiro |
Orientador(es):: | Orthof, Geraldo |
Assunto:: | Arte moderna Psicanálise e arte |
Fecha de publicación : | 7-abr-2011 |
Data de defesa:: | 28-mar-2008 |
Citación : | FERREIRA, Matias Monteiro. INFANS : (Im)pertinências do infantil na imagem. 2008. 203 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. |
Resumen : | A presente dissertação parte de uma prática poética para propor-se como uma reflexão sobre alguns dos desafios inerentes aos ofícios da apreciação. É com esse intento que propomos a jouissance da obra (fruição) como a emergência de uma (im)pertinência infantil da imagem, á partir do hiato que a experiência analítica sugere entre os conceitos de infância e infantil. Essa emergência infantil se daria na experiência apreciativa mediante a um excesso que na imagem atua como resistência; que perturba o espectador e impede o estabelecimento de uma imagem ortopédica, como uma confortável miragem, abrindo espaço para a inquietação e constrangimento, como uma certa reversibilidade inerente ao olhar. Exploramos esse assédio infantil da imagem através de diversos aspectos: o lúdico, o estranho, o obsceno e a impossibilidade de fala. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT The present dissertation explores some challenges inherent to art apreciation based on a poetical practice. We here alude to jouissance (of an artwork) as the emergence of an infantile (im)pertinence of imagery, mainly supported on the gap between the concepts of childhood and infancy as suggested by psychoanalytical experience. This infantile (im)pertinence would operate in image as an excess that resists sight; therefore, it disturbs the viewer and prevents the establishment of an ortopedical image, a confortable mirage, setting unrest and enbaressment, as a certain reversibility of gaze. We here explore this infantile effect of image as being manifold: through ludicity (play), uncanniness, obscenity and impossibility of speech. |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2008. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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