Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7064
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_RafaelLeporaceFarret.pdf908,15 kBAdobe PDFView/Open
Title: A imagem do Brasil nos livros didáticos paraguaios de história : um estudo para a integração cultural do Mercosul
Authors: Farret, Rafael Leporace
Orientador(es):: Ranincheski, Sonia Maria
Assunto:: Educação
América Latina - história
Integração latino-americana
Issue Date: 11-Mar-2011
Citation: FARRET, Rafael Leporace. A imagem do Brasil nos livros didáticos paraguaios de história: um estudo para a integração cultural do Mercosul. 2010. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Abstract: Por meio do estudo da imagem do Brasil nos manuais de história paraguaios, apresento alguns problemas enfrentados pelo SEM (Setor Educacional do Mercosul) no que tange à aproximação cultural dos países do Mercosul a partir do ensino de história, no âmbito da Educação Básica. Uma história excessivamente política, e ao mesmo tempo muito centrada em uma perspectiva nacionalista, parece ser predominante nos livros didáticos do Paraguai, o que faz com que o Brasil mereça pouco destaque nesses manuais. Além disso, quando este último aparece, muitas vezes isso se dá em situações conflituosas entre Paraguai e Brasil. Portanto, a idéia de se criar uma identidade “mercosulina” - defendida nos discursos oficiais dos países-membros do bloco -, tendo o ensino de história como um de seus principais instrumentos de ação, parece ainda um pouco distante. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Through the study of the image of Brazil in Paraguaian history schoolbooks, I present some of the problems faced by SEM (Mercosur Educational Sector) in bridging the cultural distance between the members of the bloc through history teaching in Basic Education (grades K through 12th). An excessively political history centered on a nationalist perspective seems to be predominant in Paraguaian schoolbooks, which accounts for little prominence of Brazil in these books. And, when Brazil is mentioned, it is often in situations of conflict between Paraguai and Brazil. Therefore, the idea of creating a Mercosur identity--advocated in the official discourse of the bloc's member-states--, with history teaching as one of the main instruments to this end, seems yet a little distant.
Description: Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas, 2010.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/7064/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.