Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7002
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_NayaradaSilvaVieira.pdf1,81 MBAdobe PDFView/Open
Title: Entre o imoral e o subversivo : a Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP) no regime militar (1968-1979)
Authors: Vieira, Nayara da Silva
Orientador(es):: Menezes, Albene Miriam Ferreira
Assunto:: Censura
Ditadura e ditadores
Issue Date: 3-Mar-2011
Citation: VIEIRA, Nayara da Silva. Entre o imoral e o subversivo: a Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP) no regime militar (1968-1979). 2010. 121 f. Dissertação (Mestrado em História)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Abstract: Este trabalho trata dos modos de operação da censura de diversões públicas no Brasil durante parte da Ditadura Militar, entre os anos 1968 e 1979, anos que correspondem a vigência da legislação de censura prévia. O cerne da análise vem a ser o estudo das formas de organização burocrática da censura, com foco na Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP). A partir da leitura crítica de pareceres de censura e de estudos a respeito dos mecanismos e formas de atuação vivenciadas pelos censores servidores da instituição DCDP examinou-se, além das suas apresentações espaçotemporais, suas ferramentas essenciais de trabalho: a legislação e a inserção do ideário ditatorial em uma cultura institucional censora já organizada no Brasil. Esta análise se deveu ao caráter institucional da DCDP; por ser sido a Censura de Diversões Públicas um fenômeno social executado, em grande parte, por meio de formas simbólicas e também como procedimento estritamente marcado por influências ideológicas, sejam elas provenientes do poder ditatorial instalado ou de outros setores da sociedade. A operacionalização do não produziu documento primordial no escopo das fontes utilizadas na abordagem da censura sobre as manifestações culturais do país - o parecer de censura, o qual foi analisado considerando-se suas funções originais e seus aspecto histórico. O estudo chega a conclusão de que, mesmo frente a um forte poder ditatorial instalado, anteriores práticas censoras permanecem norteando o aparelho de censura durante a ditadura militar. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work is about the public entertainment censorship’s operations in Brazil during a part of the Military Dictatorship, between 1968 and 1979, years that match the duration of prior censorship legislation. The core of the analysis is the study of the organizational bureaucratic forms of censorship, focusing on Public Entertainment Censorship Division (DCDP). From the critical reading of the advice reports and studies concerning the mechanisms and the form of operation experienced by censors of DCDP was examined, in addition to its space-time presentations, their basic working tools: the legislation and the insertion of the dictatorial ideas in an institutional culture of censorship already organized in Brazil. This analysis about DCDP is due its institutional nature, as the Public Entertainment Censorship was a social phenomenon executed, largely, through symbolic forms as well as a procedure strictly marked by ideological influences, whether from dictatorial power installed or other sectors of society. The operalization of negative answers produced key documents in the scope of the sources used in the approach of censorship on cultural events across the country – censorship opinion, which was analyzed by considering its unique functions and their historical aspect. The study concludes that, even against a strong dictatorial power installed, censor past practices remained guiding the censorship apparatus of censorship during the military dictatorship. _______________________________________________________________________________ Rèsumé
Le propos de ce travail porte sur l’actuation de la Censure de Divertissement Publique au Brésil pendant la partie de la dictature Militaire correspondant au période de validité de la legislation de Censure Préalable entre les années 1968 et 1979. Le point central de l’analyse est l’étude des formes d’organization bureaucratiques de la censure focant sur la Division de Censure de Divertissements Publiques (DCDP). À partir de la lecture critique des ‘avis de censure’ et d’études concernants les mecanismes et formes d’actuation utilisées par les censeurs du DCDP, en plus de leurs presentations à l’espace/temps, on examine leurs outils essentiels de travail: la legislation et l’insertion de l’idéaire dictatorial dans une culture de censure institutionelle déjà établie au Brésil. Cette analyse s’est due à la nature institutionnelle du DCDP, étant la censure de divertissement publique un phénomène social produit, en grande partie, à travers des formes symboliques, ainsi qu'une procédure strictement marquée par des influences idéologiques, soyant par le pouvoir dictatorial installé ou par d’autres secteurs de la société. La façon d'opérer le non a produit le document primordial à la portée des sources utilisées dans le cadre de la censure à propos des manifestations culturelles au pays -le 'Avis de Censure' qui a été analysé en considerant ses fonctions originelles et ses aspects historiques. L'étude permet de concluire que, même contre un fort pouvoir dictatoriale établi, des pratiques de censure dejá existantes à ce moment-là, ont continuées a guider l’appareil de censure pendant la dictature militaire.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Description: Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2010.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em História
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/7002/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.