http://repositorio.unb.br/handle/10482/6864
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_MariaAparecidaLopesRossi_Parte1.pdf | Parte 1 | 719,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
2010_MariaAparecidaLopesRossi_Parte2.pdf | Parte 2 | 8,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
2010_MariaAparecidaLopesRossi_Parte3.pdf | Parte 3 | 12,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | O processo de escolarização dos diferentes gêneros textuais observado nas práticas de ensino de leitura |
Autor : | Rossi, Maria Aparecida Lopes |
Orientador(es):: | Bortoni-Ricardo, Stella Maris |
Assunto:: | Literatura - estudo e ensino Letramento Leitura - educação |
Fecha de publicación : | 12-feb-2011 |
Data de defesa:: | 26-mar-2010 |
Citación : | ROSSI, Maria Aparecida Lopes. O processo de escolarização dos diferentes gêneros textuais observado nas práticas de ensino de leitura. 2010. 249 f. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. |
Resumen : | Investigar os gêneros textuais que circulam nas salas de aula do 5º e 6º anos do ensino fundamental, e as práticas de leitura aplicadas aos textos é o objetivo deste trabalho, que busca perceber se, no processo de escolarização, o texto mantém as mesmas propriedades sócio-discursivas e as características de gênero que detinha originalmente. O foco da pesquisa são os textos levados pelo professor para a sala de aula, que ainda não passaram pelo processo de didatização. Os estudos sobre o ensino de Língua Materna apontando para a necessidade de que o trabalho com a leitura na escola deve ser feito considerando a diversidade dos gêneros, e os usos e funções que a leitura e a escrita têm fora da escola, é que suscitaram a realização dessa pesquisa que se insere no paradigma qualitativo, e tem um caráter etnográfico, o que permite estudar os processos envolvidos na investigação.Os dados foram gerados a partir de entrevistas com professores,observação de aulas e análise de textos utilizados para o ensino de leitura, no quinto e sexto ano do ensino fundamental de nove anos em escolas públicas. O trabalho se fundamenta nos estudos sobre gêneros textuais a partir de Bakhtin, Bronckart e Bazerman, e nos novos estudos do letramento.Com este estudo espero contribuir para uma maior compreensão das práticas de letramento escolar, mostrando que um texto muda a partir do momento em que muda o mundo social em que ele se introduz. Assim, ao entrar na esfera escolar, um texto se altera e se transforma recebendo dessa configuração social em que é introduzido as marcas dos conflitos e das diferentes posições envolvidas no contexto da escola.
_________________________________________________________________________________ ABSTRACT The aim of this study is to investigate the textual genres that circulate among 5th and 6thyear classrooms of primary school and the reading practices applied to the texts. This work also seeks to make out if, in the schooling process, the text keeps the same sociodiscursive properties and genre characteristics it formerly had. The focus of this research is the texts, taken to classrooms by teachers, that have not yet passed through the didactic conversion process. The studies about first language teaching point at the necessity for reading work at school to be done considering the genre diversity and the uses and functions that reading and writing have outside school. Such studies brought about this research, which is inserted in the qualitative paradigm and has an ethnographic character, which allows studying processes involved in the investigation. The data was generated from interviews with teachers, class observation and analysis of texts used for teaching reading in the 5th and 6th-year classrooms of primary school (nine-year-old children) in public schools. The work is grounded on studies about textual genres by Bakhtin, Bronckart and Bazerman, besides new literacy studies. With this work I hope to contribute for a better comprehension of school literacy practices, showing that a text changes as soon as the social world where it is inserted does. Therefore, a text modifies and transforms itself, receiving from this social configuration in which it is introduced marks of conflicts and different positions involved in the school context. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Descripción : | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.