http://repositorio.unb.br/handle/10482/6679
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Título: | Quando o trabalho é na casa do outro : um estudo sobre empregadas domésticas |
Autor(es): | Soratto, Lúcia Helena |
Orientador(es): | Codo, Wanderley |
Assunto: | Empregadas domésticas Serviço doméstico Psicologia organizacional Fadiga |
Data de publicação: | 2006 |
Data de defesa: | 2006 |
Referência: | SORATTO, Lúcia Helena. Quando o trabalho é na casa do outro: um estudo sobre empregadas domésticas. 2006. 331 f. Tese (Doutorado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006. |
Resumo: | Este é um estudo sobre empregadas domésticas, cujo principal objetivo foi conhecer o modo como o serviço doméstico remunerado mobiliza quem dele se ocupa, resultando em experiências de sofrimento e prazer. Foram objeto da investigação, tanto as dificuldades que provocam sofrimento, quanto as possibilidades de satisfação e prazer presentes nesse tipo de trabalho, bem como as estratégias de enfrentamento e defesa dos trabalhadores para lidar com as dificuldades. Para identificar as fontes de sofrimento e prazer nos serviços domésticos remunerados, foram ouvidas trabalhadoras que vivem quotidianamente a experiência desse tipo de ocupação. A análise do conteúdo das entrevistas foi interpretativa construtiva, guiada pelas teorias do trabalho, da psicologia do trabalho e da psicodinâmica
do trabalho. A primeira constatação a partir dessa análise foi sobre o impacto da desvalorização social dos serviços domésticos, que se manifesta nos salários e na precariedade dos direitos do trabalhador e dificultam ou impedem o sentido pessoal do
trabalho. Uma segunda constatação diz respeito à importância da autonomia e do controle sobre o trabalho para atenuar o custo físico dos serviços domésticos. Os resultados mostraram também a importância das ligações afetivas, que são ao mesmo tempo
fundamentais para que o trabalho não seja percebido como mera repetição, mas que também podem ser uma armadilha, garantindo a posição servil. As análises mostraram ainda que o reconhecimento do trabalho é importante nos serviços domésticos, tal como
acontece em outras ocupações, contrariando os achados de outros estudos. Por último, o
abandono do emprego e a expressão direta do descontentamento com as condições de trabalho aparecem como as principais estratégias ativas diante das dificuldades e a racionalização e a negação como as principais estratégias de defesa. A conclusão é que apesar da desvalorização social, dos baixos salários e da precariedade da legislação, existem diferenças marcantes nas possibilidades de dignidade e de envolvimento nesse trabalho e o relacionamento interpessoal está no centro dessa possibilidade. A qualidade do relacionamento é fundamental não apenas pela diferença direta que representa tratamento
recebido, mas também porque as próprias condições de trabalho dependem das pessoas
envolvidas, que contribuem ou não para que os serviços domésticos sejam realizados em
condições favoráveis. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT This is a study on household maids, and its main purpose was to verify how housework mobilizes people that are paid to do it, resulting in subsequent experiences of suffering and pleasure. Difficulties that cause suffering, as well as possibilities of satisfaction and pleasure that are present in this kind of work, as well as confrontation and defense strategies used by workers when dealing with difficulties were investigated in this study. In order to identify the sources of suffering and pleasure in paid housework, female household maids that live the experiences this kind of occupation daily were heard. The content analysis of the interviews was constructive-interpretative, based on work, work psychology and work psychodynamic theories. From this analysis, the first confirmation was about the impact of social debasing of household work, which is revealed by low income and uncertainty regarding worker rights. Such debasing hampers or hinders the personal sense of work. The second confirmation regards the importance of autonomy and control over work in order to attenuate the physical suffering of household services. Also, results have shown the importance of affective relationships, which are simultaneously fundamental for work not to be perceived as mere repetition, but also to serve as sort of trap, guaranteeing servile status. Yet, the analysis has shown that work recognition is as important in household services as it is in other occupations, contrary to information found in other studies’ findings. Finally, extensive job abandonment and the direct expressing from the workers their dissatisfaction with their own work conditions appear as the main active strategies used to face difficulties, and rationalization and denial as the main defense strategies. Despite social debasing, low incomes and the precariousness of legislation in the area, my conclusion is that there are remarkable differences in dignity and involvement possibilities in this work, and interpersonal relationships is in the center of this possibility. Relationship order is essential, not only for the direct difference it represents on treatment quality, but also because work conditions themselves depend on the involved people, which will or not contribute to help household services be carried out in more favorable conditions. |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2006. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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