Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/6409
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_RepresentaçõesUsoInternet.pdf124,58 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Representações e usos da Internet : um estudo de recepção com adolescentes
Auteur(s): Mello, Horácio Dutra
Wiggers, Ingrid Dittrich
Assunto:: Tecnologia da informação e da comunicação
Adolescentes
Internet - uso
Date de publication: fév-2008
Référence bibliographique: MELLO, Horácio Dutra; WIGGERS, Ingrid Dittrich. Representações e usos da internet: um estudo de recepção com adolescentes. Revista iberoamericana de educación, v.45, n.2, fev. 2008. Disponível em: <http://www.rieoei.org/deloslectores/2184Mello.pdf>. Acesso em: 5 jan. 2011.
Résumé: O trabalho objetiva analisar representações e usos dos adolescentes perante o computador conectado à Internet, entendendo-os como receptores no contexto da comunicação mediada pelas novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs). Partindo do princípio de que a Internet constitui uma das possibilidades de consumo dos adolescentes, o trabalho apresenta uma investigação realizada através de questionários em duas escolas da rede pública municipal de Florianópolis (Brasil), uma urbana e outra rural. Considerando a realidade desses sujeitos como eminentemente comunicativa, buscou-se uma aproximação com os referenciais dos “Estudos Latino-Americanos de Recepção”, salientando-os enquanto “Estudos Culturais”. Para realizar a investigação com os adolescentes, utilizou-se um modelo metodológico semelhante ao adotado pelo projeto “Mediappro” da Comunidade Européia, especificamente pelo trabalho intitulado “I Ragazzi del web” do Prof. Dr. Píer Cesare Rivoltella, da Universitá Cattolica del Sacro Cuore (Milão - Itália). Entre os resultados obtidos, ressaltamos o fascínio que a Internet exerce sobre os adolescentes investigados e ainda a facilidade que eles têm para dominarem seus recursos. Observamos que o acesso físico é solitário, mas virtualmente acompanhado. Para os adolescentes, a Internet é essencialmente um meio de comunicação e espaço de lazer, sendo pouco aproveitada para a produção e divulgação de conteúdos de sua comunidade e de sua cultura.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação Física (FEF)
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/6409/statistics">



Ce document est autorisé sous une licence de type Licence Creative Commons Creative Commons