Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de | - |
dc.contributor.author | Casal, Hiram M. Valdes | - |
dc.date.accessioned | 2010-12-20T18:59:34Z | - |
dc.date.available | 2010-12-20T18:59:34Z | - |
dc.date.issued | 2006-12 | - |
dc.identifier.citation | REZENDE, Alexandre Luiz Gonçalves de; CASAL, Hiram M. Valdes. Galperin: implicações educacionais da teoria de formação das ações mentais por estágios. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 97, p.1205-1232, set./dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v27n97/a07v2797.pdf>. Acesso em: 16 dez. 2010. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302006000400007. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6231 | - |
dc.description.abstract | Estudo teórico que se dedica à análise das implicações pedagógicas da teoria de Galperin sobre a Formação das Ações Mentais por Estágios, discorrendo sobre a utilização de ferramentas cognitivas como recursos auxiliares para o pensamento e a promoção da aprendizagem. Galperin critica os modelos de ensino adotados pela escola, apresentando como alternativa o modelo formativo-conceitual, que preconiza o aprender por meio da prática, não só a fazer, mas a compreender e depois a explicar como e porque age desta ou daquela maneira diante de determinada situação-problema. O objetivo é ensinar a aplicar um esquema de referências conceituais (dicas) dirigidas para a aquisição de um método global de análise do conteúdo a ser aprendido (identificação dos invariantes). O aprendiz deve descobrir a melhor maneira de conjugar, ao mesmo tempo, todas as características da ação (orientação, execução, problema e contexto), tomando a decisão sobre como agir para resolver o problema. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Galperin : implicações educacionais da teoria de formação das ações mentais por estágios | en |
dc.title.alternative | Galperin : pedagogical implications of the theory of the stepwise formation of mental actions | en |
dc.type | Artigo | en |
dc.subject.keyword | Galperin | en |
dc.subject.keyword | Ensino | en |
dc.subject.keyword | Formação de conceito | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302006000400007 | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|