http://repositorio.unb.br/handle/10482/6142
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_UsoConceitoAprendizagem.pdf | 61,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Uso do conceito de aprendizagem em estudos relacionados ao trabalho e organizações |
Otros títulos : | The use of the learning concept in studies related to work and organizations |
Autor : | Coelho Junior, Francisco Antonio Borges-Andrade, Jairo Eduardo |
Assunto:: | Conceitos Psicologia do trabalho Psicologia organizacional Formação de conceito |
Fecha de publicación : | 2008 |
Citación : | COELHO JUNIOR, Francisco Antonio; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Uso do conceito de aprendizagem em estudos relacionados ao trabalho e organizações. Paidéia, Ribeirao Preto, v. 18, n. 40, p. 221-234, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/paideia/v18n40/02.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2010. doi: 10.1590/S0103-863X2008000200002. |
Resumen : | A literatura em comportamento organizacional apresenta diversos estudos referenciando o conceito aprendizagem aplicado no âmbito das organizações. Porém, verifica-se o uso pouco crítico ou sistemático deste conceito. O objetivo do presente artigo consiste em realizar uma análise conceitual do termo aprendizagem, justificando sua transposição para estudos organizacionais. Aplicaram-se técnicas de análise conceitual propostas por Ryle. Como resultado, verificou-se que a natureza multifacetada do conceito de aprendizagem favorece o advento das diversas definições associadas a ele. Espera-se que haja maior sistematicidade acerca do uso do termo aprendizagem aplicado em estudos organizacionais, considerando seus níveis de análise e as dimensões presentemente discutidas. |
Abstract: | Literature on organizational behavior presents several studies referring to the learning concept applied to the context of organizations, however, its use lacks critical or systematic analyses. This study aimed to develop a conceptual analysis of the word learning that can justify its transposition to organizational studies. Ryle’s conceptual analysis techniques were applied. As a result, the text demonstrates that the nature of the multifaceted learning concept favors the appearance of various definitions associated with it. Given the levels and dimensions discussed regarding the word learning, a more systematized use of the concept in organizational studies is expected. |
DOI: | https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2008000200002 |
Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons