Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6070
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ValidacaoMedidaPercepcao.pdf167 kBAdobe PDFView/Open
Title: Validação de uma medida de percepção de imagens organizacionais
Authors: Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Rodrigues, Ronaldo Pilati
Assunto:: Comportamento organizacional
Comportamento humano
Psicologia do trabalho
Issue Date: 2000
Citation: BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; PILATI, Ronaldo. Validação de uma medida de percepção de imagens organizacionais. RAC: Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 113-134, jan/jun 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rac/v4n1/v4n1a07.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2010. doi: 10.1590/S1415-65552000000100007 .
Abstract: O constructo imagens organizacionais tem sido apontado como útil para a compreensão do comportamento humano no trabalho; contudo quase sempre essas imagens são obtidas a partir da opinião de especialistas ou de gerentes. Falta uma medida confiável da percepção dessas imagens por parte de um conjunto mais amplo de membros das organizações. O presente trabalho buscou desenvolver essa medida, testá-la no âmbito de diferentes contextos organizacionais em diversas partes do Brasil e validá-la psicometricamente. As oito metáforas de Morgan (1996) serviram de base teórica para a elaboração das questões. O questionário foi respondido por quase 2.000 indivíduos, durante dois anos, tendo recebido sucessivas revisões. Com procedimentos de análise fatorial, com rotação oblíqua, foram finalmente identificadas duas imagens organizacionais percebidas. O cálculo do alfa de Cronbach indicou um índice de confiabilidade adequado para a utilização segura do instrumento construído em pesquisa e análise organizacional.
Abstract: The organizational images contruct has been considered useful for the understanding of human behavior at work. However, those images are almost always obtained from experts’ or managers’ opinions. A reliable measure of the perception of images, from the point of view of a broader set of organization members, is needed. The present work has tried to develop that measure, to test it within different organizational contexts in several parts of Brazil and to psychometrically validate it. Morgan’s (1996) eight metaphors have served as the theoretical basis for formulating questions. The questionnaire was responded by almost 2.000 individuals, during two years, and it has been successively revised. Through the use of factor analysis, with oblique rotation, two perceived organizational images have been finally identified. The calculation of Cronbach’s alpha scores has pointed out to adequate reliability indices for the safe use of the developed instrument in organizational research and analyses.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552000000100007
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/6070/statistics">



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons