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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6030
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Title: O comportamento de crianças em tratamento odontológico : intervenção psicofarmacológica
Other Titles: Children's behavior in dentistry treatment : psychopharmacological intervention
Authors: Possobon, Rosana de Fátima
Moraes, Antônio Bento Alves de
Ambrosano, Gláucia Maria Bovi
Costa Júnior, Áderson Luiz
Assunto:: Crianças não-colaboradoras
Odontologia comportamental
Diazepam
Issue Date: 2004
Citation: POSSOBON, Rosana de Fátima et al. O comportamento de crianças em tratamento odontológico: intervenção psicofarmacológica. Psicol. estud. [online], v.9, n.1, p.29-35, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pe/v9n1/v9n1a05.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2010. doi: 10.1590/S1413-73722004000100005.
Abstract: Este trabalho avaliou os efeitos do diazepam sobre os comportamentos de crianças com história de não-colaboração a tratamento odontológico. Foi administrado placebo ou droga (0,3mg/kg peso) a seis crianças e um total de 54 sessões foram gravadas em vídeo. A análise do registro comportamental dos participantes (choro, movimentos de corpo e/ou cabeça, fuga e esquiva) e das estratégias de manejo (distração, explicação e reforçamento positivo) sistematicamente adotadas não apontou diferença estatística significativa entre sessões placebo e diazepam pelo teste de Wilcoxon pareado (p>0,05). Sugere-se a necessidade de refinamento metodológico em estudos que combinem estratégias de manejo psicológicas e farmacológicas. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present investigation evaluated the effects of diazepam used to manage uncooperative behavior of child dental patients. Six participants received placebo or diazepam (0,3 mg/kg weight) before formal dental treatment at total 54 sessions that were all recorded in videotapes. The analysis of recorded child (crying, body and/or head movements, escape and avoidance) and dentist's behavior management procedures (distraction, explanation, positive reinforcement) indicates no differences by using a double-blind Wilcoxon design (p>0.05). It is suggested the necessity of methodological refinement in studies that combine psychological and pharmacological handling strategies.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722004000100005
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