Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/5489
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2004 Roberto Campos da Rocha Miranda.pdf1,39 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Gestão do conhecimento estratégico : uma proposta de modelo integrado
Auteur(s): Miranda, Roberto Campos da Rocha
Orientador(es):: Costa, Sely Maria de Souza
Assunto:: Gestão do conhecimento
Gestão da informação
Conhecimento estratégico
Date de publication: 27-sep-2010
Référence bibliographique: MIRANDA, Roberto Campos da Rocha. Gestão do conhecimento estratégico: uma proposta de modelo integrado. 2004. 289 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
Résumé: Pesquisa focada na definição de um modelo teórico-sistêmico de Gestão do Conhecimento Estratégico (GCE), estando inserida nos estudos da Gestão do Conhecimento (GC) e da Gestão da Informação (GI), considerando conceitos relacionados ao conhecimento (tácito e explícito), a estratégias (perspectivas e abordagens) e aos agentes envolvidos (decisores e estrategistas; novatos e experientes). A construção do modelo se vale de visões da Ciência da Informação, da Administração e da Psicologia Cognitiva. A metodologia empregada utiliza o método abdutivo de pesquisa (uso concomitante dos métodos indutivo e dedutivo), valendo-se da análise bibliográfica (para sustentação teórica do modelo), do estudo comparado (para a avaliação de diferentes modelos de GC e de abordagens e perspectivas estratégicas) e da pesquisa descritiva ou de campo (para validação do modelo junto a profissionais da área em estudo). Os resultados indicam que é possível definir-se um modelo de Gestão do Conhecimento estratégico e que muitos trabalhos podem ser desenvolvidos, derivados da proposta apresentada nesta tese. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Research establishing a theoretical systemic model of Strategic Knowledge Management (SKM), included in the field of Knowledge Management (KM) and Information Management (IM), emphasizing points related to knowledge (tacit and explicit), strategy (approaches and perspectives) and agents involved (decision makers and strategists; novices and experts). Fundamentals of the model are based on Information Science, Business Theory and Cognitive Psychology. Methodology involves the use of abductive method (inductive and deductive methods applied simultaneously), bibliographic analysis (to get theoretical support to build the model), comparative method (analyzing the differences and similarities between knowledge management models and strategic approaches and perspectives) and survey (to validate the model by the professionals in the area of study). Results point that is possible to define a Strategic Knowledge Model, and many others studies should be develop, based on the purpose presented in this thesis.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2004.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/5489/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.