Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/5314
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_ClaudemirdosSantosSouza.pdf2,31 MBAdobe PDFView/Open
Title: Estratégias de aprendizagem e competências no trabalho
Authors: Souza, Claudemir dos Santos
Orientador(es):: Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Assunto:: Trabalho - aspectos psicológicos
Aprendizagem
Issue Date: 2009
Citation: SOUZA, Claudemir dos Santos. Estratégias de aprendizagem e competências no trabalho. 2009. 152 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Abstract: Esta pesquisa objetivou identificar relações entre estratégias de aprendizagem e competências, em contexto de trabalho. Elas foram medidas por um questionário respondido por 789 trabalhadores de organização pública federal, que gera conhecimentos científicos e tecnologias para o agronegócio brasileiro. Foram empregadas análises estatísticas para validação fatorial, verificação de diferenças significativas entre grupos, cálculo de correlações bivariadas e análise de regressão múltipla stepwise para testar relações de predição. Na análise fatorial, foram revelados quatro fatores de estratégias de aprendizagem (Reflexão extrínseca e intrínseca, Busca de ajuda interpessoal, Busca de ajuda em material escrito e Reprodução) e duas dimensões competências (Trabalho em equipe e Trabalho estratégico). Nas demais análises, foram identificadas relações entre sexo, carreira e escolaridade requerida, com o uso de estratégias de aprendizagem no trabalho. Estas emergiram como fortes preditoras da expressão de competências no trabalho. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study had the main purpose of identifying relationships between workplace learning strategies and competencies. They were measured through a questionnaire responded by 789 employees of a federal public organization which generates scientific knowledge and technologies for the Brazilian agricultural business. Statistical analyses where used in order to extract and validate factors, verify significant differences between groups, correlate variables and predict relationships by means of stepwise multiple regression. Four learning strategies (Extrinsic and intrinsic reflection, Interpersonal help seeking, Written material help seeking, Reproduction) and two competencies (Teamwork and Strategic work) emerged from the factor analyses. Relationships were identified between gender, career and required education degree with the use of workplace learning strategies. These strategies came up as strong predictors of the expression of competencies at work.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2009.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/5314/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.