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Título : A criança surda escrevendo na língua portuguesa : questões de interlíngua
Autor : Sabanai, Noriko Lúcia
Orientador(es):: Ortíz Alvarez, Maria Luisa
Assunto:: Surdos - educação
Escrita - surdos
Fecha de publicación : 21-jul-2010
Citación : SABANAI, Noriko Lúcia. A criança surda escrevendo na língua portuguesa: questões de interlíngua. 2008. 221 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumen : Este estudo se propõe analisar as características da interlíngua (IL) de alunos surdos profundos bilaterais de uma escola pública da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF), que estão aprendendo a Língua Portuguesa (LP) na modalidade da escrita. A pesquisa é do tipo qualitativo-interpretativista e foram utilizados os seguintes instrumentos de pesquisa para a coleta de dados: observação participante, nota de campo da pesquisadora, entrevistas individuais, história de vida dos participantes e gravação em vídeo das atividades realizadas em sala de aula. Os resultados demonstraram que os participantes surdos que apresentam melhor proficiência na Língua Brasileira de Sinais (Libras), obtiveram melhor desempenho na escrita. Verificou-se também que a abordagem utilizada pela professora regente, a contextualização dos conteúdos ministrados, a motivação dos alunos e as estratégias de aprendizagem por eles utilizadas foram fatores positivos e determinantes para o desenvolvimento satisfatório do processo de aprendizagem da língua-alvo e também para a identificação das características da interlíngua dos participantes. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The aim of this study is to analyze the characteristics of the interlanguage (IL) of deep bilateral deaf students of a public school from the Offices of the Department of Education from the Federal District, Brazil. The students who took part in this study were going through the process of learning to write in Portuguese. The research herein presented results from a qualitative-interpretative direction and its data was collected by way of participatory observation, notes from research, individual interviews, life history, and videotaped activities developed in the classroom. The results demonstrate that the deaf participants who were more proficient in the Brazilian Sign Language (BSL) performed better in written tasks too. It was also verified that the approach used by the teacher, the contextualization of the contents taught, the students’ motivation to learn and the strategies used were positive and decisive factors for the satisfactory development of the process of learning the target language and for the identification of the characteristics of the participants’ interlanguage (IL).
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2008.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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