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Título: Aplicabilidades da técnica de fotogrametria no ensino de anatomia humana
Outros títulos: Applicability of photogrammetry technique in teaching human anatomy
Aplicabilidad de la técnica de fotogrametría en la enseñanza de anatomía humana
Autor(es): Duarte, Marcelo Mota de Souza
Araujo, Maria Clara Emos de
Louredo, Lucas da Mota
Louredo, Joelma da Mota
Arruda, Jalsi Tacon
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9066-8092
https://orcid.org/0000-0002-7632-2415
https://orcid.org/0000-0002-8888-6461
https://orcid.org/0000-0001-7485-4146
https://orcid.org/0000-0001-7091-4850
Afiliação do autor: Universidade Evangélica de Goiás
Universidade Evangélica de Goiás
Universidade Evangélica de Goiás
Universidade de Brasília
Universidade Evangélica de Goiás
Assunto: Anatomia humana
Educação médica
Fotogrametria
Data de publicação: 22-Ago-2021
Editora: CDRR Editors
Referência: DUARTE, Marcelo Mota de Souza; ARAUJO, Maria Clara Emos de; LOUREDO, Lucas da Mota; LOUREDO, Joelma da Mota; ARRUDA, Jalsi Tacon. Applicability of photogrammetry technique in teaching Human Anatomy. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 11, e51101119328, 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19328. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/19328. Acesso em: 25 fev. 2025.
Resumo: A anatomia humana é uma das principais disciplinas dos currículos de formação na área da saúde. As técnicas utilizadas para o ensino se baseiam principalmente em dissecção cadavérica e uso de peças sintéticas, apresentando limitações e exigindo novas abordagens. A produção de biomodelos a partir da tecnologia 3D é uma ferramenta inovadora para ser incorporada as práticas pedagógicas. A fotogrametria surge como um método que desenvolve modelos tridimensionais digitais por meio de um algoritmo computacional que recebe fotos de determinado objeto. O trabalho presente objetiva demonstrar a aplicabilidade da fotogrametria no ensino da anatomia humana. Trata-se de um estudo descritivo de revisão integrativa da literatura, realizada com buscas nas bases de dados PubMed, LILACS, SciELO e Google Acadêmico, utilizando os Descritores em Ciências da Saúde “fotogrametria”, “anatomia”, “imagem tridimensional”. A fotogrametria revela aplicação no estudo de várias estruturas corporais, como órgãos, vasos, cavidades, sistema osteomuscular e nervoso. Os docentes e discentes que têm contato com a tecnologia relatam vantagens incomparáveis e a possibilidade de compreender a anatomia de forma minuciosa, precisa, acessível e interativa. Produções científicas ainda são precárias a respeito do tema, mas certamente a fotogrametria possui potencial para a criação de acervos institucionais de anatomia digital 3D, preservando espécimes de forma permanente para uso contínuo.
Abstract: Human anatomy is one of the main subjects of the training curricula in the health area. The techniques used for teaching are mainly based on cadaveric dissection and use of synthetic pieces, presenting limitations and requiring new approaches. The production of biomodels using 3D technology is an innovative tool to be incorporated into pedagogical practices. Photogrammetry emerges as a method that develops three-dimensional digital models through a computational algorithm that receives photos of a particular object. The present work aims to demonstrate the applicability of photogrammetry in teaching human anatomy. This is a descriptive study of an integrative literature review, carried out with searches in the PubMed, LILACS, SciELO and Academic Google databases, using the Health Sciences Descriptors “photogrammetry”, “anatomy”, “three-dimensional image”. Photogrammetry reveals application in the study of various body structures, such as organs, vessels, cavities, musculoskeletal and nervous systems. Professors and students who have contact with technology report incomparable advantages and the possibility of understanding the anatomy in a detailed, precise, accessible, and interactive way. Scientific productions are still precarious on the subject, but photogrammetry certainly has the potential to create institutional collections of 3D digital anatomy, preserving specimens permanently for continuous use.
Resumen: La anatomía humana es uno de los principales temas de los planes de estudios de formación en el área de la salud. Las técnicas utilizadas para la docencia se basan principalmente en la disección cadavérica y el uso de piezas sintéticas, presentando limitaciones y requiriendo nuevos enfoques. La producción de biomodelos utilizando tecnología 3D es una herramienta innovadora para incorporar a las prácticas pedagógicas. La fotogrametría surge como un método que desarrolla modelos digitales tridimensionales a través de un algoritmo computacional que recibe fotografías de un objeto en particular. El presente trabajo tiene como objetivo demostrar la aplicabilidad de la fotogrametría en la enseñanza de la anatomía humana. Se trata de un estudio descriptivo de una revisión integradora de la literatura, realizada con búsquedas en las bases de datos PubMed, LILACS, SciELO y Academic Google, utilizando los Descriptores de Ciencias de la Salud “fotogrametría”, “anatomía”, “imagen tridimensional”. La fotogrametría revela su aplicación en el estudio de diversas estructuras corporales, como órganos, vasos, cavidades, sistemas musculoesquelético y nervioso. Profesores y estudiantes que tienen contacto con la tecnología reportan ventajas incomparables y la posibilidad de comprender la anatomía de manera detallada, precisa, accesible e interactiva. Las producciones científicas aún son precarias en el tema, pero la fotogrametría ciertamente tiene el potencial de crear colecciones institucionales de anatomía digital 3D, preservando especímenes permanentemente para uso continuo.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Licença: (CC BY 4.0)
DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19328
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