Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Duarte, Marcelo Mota de Souza | - |
dc.contributor.author | Araujo, Maria Clara Emos de | - |
dc.contributor.author | Louredo, Lucas da Mota | - |
dc.contributor.author | Louredo, Joelma da Mota | - |
dc.contributor.author | Arruda, Jalsi Tacon | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-25T15:50:00Z | - |
dc.date.available | 2025-02-25T15:50:00Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-22 | - |
dc.identifier.citation | DUARTE, Marcelo Mota de Souza; ARAUJO, Maria Clara Emos de; LOUREDO, Lucas da Mota; LOUREDO, Joelma da Mota; ARRUDA, Jalsi Tacon. Applicability of photogrammetry technique in teaching Human Anatomy. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 11, e51101119328, 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19328. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/19328. Acesso em: 25 fev. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51727 | - |
dc.description.abstract | A anatomia humana é uma das principais disciplinas dos currículos de formação na área da saúde. As técnicas
utilizadas para o ensino se baseiam principalmente em dissecção cadavérica e uso de peças sintéticas, apresentando
limitações e exigindo novas abordagens. A produção de biomodelos a partir da tecnologia 3D é uma ferramenta
inovadora para ser incorporada as práticas pedagógicas. A fotogrametria surge como um método que desenvolve
modelos tridimensionais digitais por meio de um algoritmo computacional que recebe fotos de determinado objeto. O
trabalho presente objetiva demonstrar a aplicabilidade da fotogrametria no ensino da anatomia humana. Trata-se de
um estudo descritivo de revisão integrativa da literatura, realizada com buscas nas bases de dados PubMed, LILACS,
SciELO e Google Acadêmico, utilizando os Descritores em Ciências da Saúde “fotogrametria”, “anatomia”, “imagem
tridimensional”. A fotogrametria revela aplicação no estudo de várias estruturas corporais, como órgãos, vasos,
cavidades, sistema osteomuscular e nervoso. Os docentes e discentes que têm contato com a tecnologia relatam
vantagens incomparáveis e a possibilidade de compreender a anatomia de forma minuciosa, precisa, acessível e
interativa. Produções científicas ainda são precárias a respeito do tema, mas certamente a fotogrametria possui
potencial para a criação de acervos institucionais de anatomia digital 3D, preservando espécimes de forma
permanente para uso contínuo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | CDRR Editors | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Aplicabilidades da técnica de fotogrametria no ensino de anatomia humana | pt_BR |
dc.title.alternative | Applicability of photogrammetry technique in teaching human anatomy | pt_BR |
dc.title.alternative | Aplicabilidad de la técnica de fotogrametría en la enseñanza de anatomía humana | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Anatomia humana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação médica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fotogrametria | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY 4.0) | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19328 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Human anatomy is one of the main subjects of the training curricula in the health area. The techniques used for
teaching are mainly based on cadaveric dissection and use of synthetic pieces, presenting limitations and requiring
new approaches. The production of biomodels using 3D technology is an innovative tool to be incorporated into
pedagogical practices. Photogrammetry emerges as a method that develops three-dimensional digital models through
a computational algorithm that receives photos of a particular object. The present work aims to demonstrate the
applicability of photogrammetry in teaching human anatomy. This is a descriptive study of an integrative literature
review, carried out with searches in the PubMed, LILACS, SciELO and Academic Google databases, using the Health
Sciences Descriptors “photogrammetry”, “anatomy”, “three-dimensional image”. Photogrammetry reveals application
in the study of various body structures, such as organs, vessels, cavities, musculoskeletal and nervous systems.
Professors and students who have contact with technology report incomparable advantages and the possibility of
understanding the anatomy in a detailed, precise, accessible, and interactive way. Scientific productions are still
precarious on the subject, but photogrammetry certainly has the potential to create institutional collections of 3D
digital anatomy, preserving specimens permanently for continuous use. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | La anatomía humana es uno de los principales temas de los planes de estudios de formación en el área de la salud. Las
técnicas utilizadas para la docencia se basan principalmente en la disección cadavérica y el uso de piezas sintéticas,
presentando limitaciones y requiriendo nuevos enfoques. La producción de biomodelos utilizando tecnología 3D es
una herramienta innovadora para incorporar a las prácticas pedagógicas. La fotogrametría surge como un método que
desarrolla modelos digitales tridimensionales a través de un algoritmo computacional que recibe fotografías de un
objeto en particular. El presente trabajo tiene como objetivo demostrar la aplicabilidad de la fotogrametría en la
enseñanza de la anatomía humana. Se trata de un estudio descriptivo de una revisión integradora de la literatura,
realizada con búsquedas en las bases de datos PubMed, LILACS, SciELO y Academic Google, utilizando los
Descriptores de Ciencias de la Salud “fotogrametría”, “anatomía”, “imagen tridimensional”. La fotogrametría revela
su aplicación en el estudio de diversas estructuras corporales, como órganos, vasos, cavidades, sistemas
musculoesquelético y nervioso. Profesores y estudiantes que tienen contacto con la tecnología reportan ventajas
incomparables y la posibilidad de comprender la anatomía de manera detallada, precisa, accesible e interactiva. Las
producciones científicas aún son precarias en el tema, pero la fotogrametría ciertamente tiene el potencial de crear
colecciones institucionales de anatomía digital 3D, preservando especímenes permanentemente para uso continuo. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-9066-8092 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-7632-2415 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-8888-6461 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-7485-4146 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-7091-4850 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade Evangélica de Goiás | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade Evangélica de Goiás | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade Evangélica de Goiás | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade Evangélica de Goiás | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|