http://repositorio.unb.br/handle/10482/51646
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Title: | Percepções de docentes do 9º ano do Ensino Fundamental da escola pública quanto à produção de textos escritos híbridos por inteligência artificial e estudantes na pesquisa escolar: desafios e riscos |
Authors: | Clementino, Elisângela dos Santos |
Orientador(es):: | Sousa, Carlos Alberto Lopes de |
Assunto:: | Inteligência artificial ChatGPT Ensino fundamental Pesquisa escolar Docentes - percepção Escrita |
Issue Date: | 18-Feb-2025 |
Data de defesa:: | 20-Dec-2024 |
Citation: | CLEMENTINO, Elisângela dos Santos. Percepções de docentes do 9º ano do Ensino Fundamental da escola pública quanto à produção de textos escritos híbridos por inteligência artificial e estudantes na pesquisa escolar: desafios e riscos. 2024. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Abstract: | A pesquisa analisa criticamente em prospecção o posicionamento e a percepção de docentes do 9º ano do Ensino Fundamental quanto a admitir ou não que os estudantes façam uso da inteligência artificial (IA) para a pesquisa escolar que resulte no texto escrito híbrido (IA e humano). O estudo aborda conceitos relacionados à educação e comunicação (Freire, 1976, 1983, 1989, 1992, 1996, 1998, 2011, 2021), pensamento prospectivo (Thiesen; Garcez; Guimaraes, 2011; Reche; Ramos; Vils, 2011; Turing, 1950), texto escrito híbrido (Lopes; Comas Forgas; Cerdà Navarro, 2024), inteligência artificial (Russel; Norvig, 2004), concepção de pesquisa (Demo, 1941, 2011, 2015) e documentos legais sobre a educação digital e às diretrizes curriculares. A pesquisa é qualitativa e se utiliza da análise de conteúdo de Bardin (1977) e a triangulação de dados de Triviños (1987). Foram entrevistados dez docentes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública de Ceilândia - Distrito Federal. Dos 10 (dez) docentes entrevistados, 3 (três) não admitem que os estudantes façam o uso da IA para a pesquisa escolar, resultando em texto escrito híbrido. Por outro lado, 7 (sete) docentes admitem de forma condicional o uso da IA nas atividades pedagógicas realizadas em sala de aula. Os “desafios” à escrita de textos híbridos no Ensino Fundamental estão relacionados às seguintes subcategorias e frequências: maturidade ética e moral [9], autoria [4], interesse [2], criatividade [2], aprender com a IA [1], desejo [1] e assimilação [1]. A subcategoria dominante em conexão aos “desafios” ao texto escrito híbrido é a “maturidade ética e moral” dos estudantes. Em “riscos”, emergem como subcategorias e indicadores: plágio [8], perder o senso crítico [6], descuido [5], dependência [3], perdas no aprofundamento [1], atraso cognitivo [1], conhecimento artificial [1], falta de leitura [1], perder a essência [1] e perder a identidade [1]. Os “riscos” em relação ao texto escrito híbrido se associam, principalmente, ao “plágio”. A admissibilidade condicionada à apropriação da IA em parte do texto escrito está associada às categorias “formação” [4]; autoridade docente [1], moral e ética [1], validade [1], indução [1], tipo de texto [1], metodologia [1] e avaliação [1]. As instituições educacionais devem priorizar uma agenda de reflexões e práticas que promovam a pedagogia crítica sobre as apropriações da IA generativa no Ensino Fundamental, envolvendo os docentes e os estudantes, com foco nos aspectos implicados na produção de textos escritos híbridos. |
Abstract: | The research critically analyzes in prospect the positioning and perception of 9th grade Elementary School teachers regarding whether or not to admit that students use artificial intelligence (AI) for school research that results in hybrid written text (AI and human). The study addresses concepts related to education and communication (Freire, 1976, 1983, 1989, 1992, 1996, 1998, 2011, 2021), prospective thinking (Thiesen; Garcez; Guimaraes, 2011; Reche; Ramos; Vils, 2011; Turing, 1950), hybrid written text (Lopes; Comas Forgas; Cerdà Navarro, 2024), artificial intelligence (Russel; Norvig, 2004), research design (Demo, 1941, 2011, 2015) and legal documents on digital education and curricular guidelines. The research is qualitative and uses Bardin's content analysis (1977) and Triviños' data triangulation (1987). Ten 9th grade elementary school teachers from a public school in Ceilândia, Federal District, were interviewed. Of the 10 (ten) teachers interviewed, 3 (three) do not admit that students use AI for school research, resulting in hybrid written texts. On the other hand, 7 (seven) teachers conditionally admit the use of AI in pedagogical activities carried out in the classroom. The “challenges” to writing hybrid texts in elementary school are related to the following subcategories and frequencies: ethical and moral maturity [9], authorship [4], interest [2], creativity [2], learning with AI [1], desire [1], and assimilation [1]. The dominant subcategory in connection with the “challenges” to hybrid written texts is the “ethical and moral maturity” of students. In “risks”, the following subcategories and indicators emerge: plagiarism [8], loss of critical sense [6], carelessness [5], dependence [3], loss of depth [1], cognitive delay [1], artificial knowledge [1], lack of reading [1], loss of essence [1] and loss of identity [1]. The “risks” in relation to the hybrid written text are mainly associated with “plagiarism”. Admissibility conditioned on the appropriation of AI in part of the written text is associated with the categories “training” [4]; teaching authority [1], morality and ethics [1], validity [1], induction [1], type of text [1], methodology [1] and evaluation [1]. Educational institutions should prioritize an agenda of reflections and practices that promote critical pedagogy on the appropriations of generative AI in Elementary Education, involving teachers and students, focusing on the aspects involved in the production of hybrid written texts. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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