http://repositorio.unb.br/handle/10482/51639
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AdrianaRezendeVargas_TESE.pdf | 2,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Saeb e gestão escolar pública no Ensino Fundamental II do Distrito Federal : movimentos, tensões e desafios |
Autor(es): | Vargas, Adriana Rezende |
Orientador(es): | Sousa, José Vieira de |
Assunto: | Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) Gestão escolar Práticas pedagógicas |
Data de publicação: | 18-Fev-2025 |
Data de defesa: | 17-Dez-2024 |
Referência: | VARGAS, Adriana Rezende. Saeb e gestão escolar pública no Ensino Fundamental II do Distrito Federal: movimentos, tensões e desafios. 2024. 333 f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | A presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa de Políticas Públicas e Gestão da Educação (Poge) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e examina a relação entre a avaliação externa, a gestão escolar e o aprimoramento da qualidade do ensino no contexto do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O objetivo do estudo foi analisar como os resultados do Saeb têm impactado as práticas escolares desenvolvidas pela gestão das escolas públicas de Ensino Fundamental II (EFII) do Distrito Federal (DF). Dada a importância da avaliação no contexto escolar, a pesquisa discute de que maneira as avaliações externas do Saeb podem servir como ferramenta para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem no EFII do DF, auxiliando na reformulação de estratégias educacionais e ampliando as oportunidades de aprendizado. O estudo realizado defende a tese de que a ausência de um plano estratégico para a utilização dos resultados do Saeb nas escolas contribui para a hegemonia de uma concepção restrita de qualidade educacional e interfere no cotidiano escolar, sem oferecer ferramentas eficazes para que a gestão do EFII do Distrito Federal aprimore as práticas pedagógicas. O método de investigação adotado foi o materialismo histórico-dialético por permitir compreender a realidade de forma dialética e reconhecer as interações complexas que permeiam o sistema educacional, utilizando as categorias metodológicas de totalidade, contradição, mediação e hegemonia (Marx, 1985; Gramsci, 2022; Cury, 2000). A abordagem qualitativa foi utilizada, com foco no estudo de caso múltiplo. Para a coleta de dados, foram realizadas análises documentais e entrevistas semiestruturadas com 11 gestores educacionais das três esferas de gestão (nove locais, um intermediário e um central) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). O campo da pesquisa abrangeu três escolas públicas, localizadas na Região Administrativa de Taguatinga, no Distrito Federal. A interpretação dos resultados, utilizando a análise de conteúdo conforme Bardin (2011) e articulada com outros elementos metodológicos, revelou que, embora a SEEDF não seja obrigada a seguir os métodos do Saeb em sua política avaliativa, há uma pressão hegemônica que induz à adoção de seus princípios e resultados. Tal realidade gera tensões e contradições entre os interesses da política nacional e as condições específicas das unidades escolares, evidenciando a necessidade de um equilíbrio entre avaliações quantitativas e qualitativas. As tensões configuram um processo dialético na totalidade avaliativa, que pode resultar em desconexão entre teoria e prática. Os resultados mostram que o Saeb tem impactado as práticas pedagógicas nas escolas de EFII do DF, promovendo reflexões e a identificação de fragilidades, embora a sistematização e a formação em rede necessitem de mediações e aprimoramentos para garantir a eficácia das ações da política avaliativa. Os achados revelam que a ausência de um plano estratégico para a utilização dos resultados do Saeb nas escolas contribui para a hegemonia de uma concepção restrita de qualidade educacional, interferindo no cotidiano escolar e não oferecendo suporte e ferramentas eficazes para que a gestão do EFII no DF possa melhorar suas práticas pedagógicas. |
Abstract: | This research is linked to the Public Policies and Education Management (Poge) research line of the Postgraduate Program in Education (PPGE) at the Faculty of Education of the University of Brasília. It examines the relationship between external evaluation, school management, and the enhancement of educational quality within the context of the Basic Education Evaluation System (Saeb). The objective of the study was to analyze how Saeb results have impacted the school practices developed by public middle school management in the Federal District (DF). Given the importance of evaluation in the school context, the research discusses how Saeb’s external assessments can serve as a tool to improve the quality of teaching and learning in middle schools in DF, aiding in the reformulation of educational strategies and expanding learning opportunities. The study supports the thesis that the absence of a strategic plan for using Saeb results contributes to the hegemony of a restricted conception of educational quality and interferes with school routines without offering effective tools for the management of DF middle schools to enhance their pedagogical practices. The adopted research method was historical-dialectical materialism, as it allows for a dialectical understanding of reality and recognizes the complex interactions that permeate the educational system, using the methodological categories of totality, contradiction, mediation, and hegemony (Marx, 1985; Gramsci, 2022; Cury, 2000). A qualitative approach was employed, with a focus on a multiple case study. Data collection involved document analysis and semi-structured interviews with 11 educational managers from three levels of management (nine local, one intermediate, and one central) within the Secretariat of Education of the Federal District (SEEDF). The research field encompassed three public schools located in the Administrative Region of Taguatinga, in the Federal District. Interpretation of the results, using content analysis according to Bardin (2011) and articulated with other methodological elements, revealed that although SEEDF is not required to follow Saeb’s methods in its evaluation policy, there is a hegemonic pressure that induces the adoption of its principles and results. This reality generates tensions and contradictions between the interests of national policy and the specific conditions of school units, highlighting the need for a balance between quantitative and qualitative evaluations. The tensions reflect a dialectical process within the evaluative totality, which can result in a disconnection between theory and practice. Results show that Saeb has impacted the pedagogical practices in DF middle schools, promoting reflections and the identification of weaknesses, although systematization and networked training require mediation and improvements to ensure the effectiveness of evaluative policy actions. Findings reveal that the absence of a strategic plan for utilizing Saeb results in schools contributes to the hegemony of a restricted conception of educational quality, interfering in school routines and not providing support or effective tools for DF middle school management to improve their pedagogical practices. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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