Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51539
Files in This Item:
File SizeFormat 
SamuelSouzaBrasileiro_DISSERT.pdf7,54 MBAdobe PDFView/Open
Title: Explorando vacinas de mRNA no Ensino Médio: estudo de biologia molecular por meio da aprendizagem baseada em projetos
Authors: Brasileiro, Samuel Souza
Orientador(es):: Pereira, Ildinete Silva
Coorientador(es):: Baroneza, José Eduardo
Assunto:: Biologia molecular
Aprendizagem baseada em projetos
Metodologias ativas
Vacinas de RNA
Issue Date: 11-Feb-2025
Citation: BRASILEIRO, Samuel Souza. Explorando vacinas de mRNA no Ensino Médio: estudo de biologia molecular por meio da aprendizagem baseada em projetos. 2024. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Abstract: No ensino médio brasileiro, as bases da Biologia Molecular têm sido exploradas predominantemente por meio de aulas expositivas, com poucas possibilidades de atividades práticas e de dinâmicas que privilegiem o aprendizado ativo. Entretanto, em função da complexidade e do crescente impacto dos assuntos abordados, especialmente devido sua relação com o cotidiano dos alunos, o uso dos métodos ativos no ensino pode ser mais eficaz para gerar motivação e aprendizado significativo dos discentes. Neste trabalho, propomos um Guia Didático que valorize o ensino investigativo pelo uso do método de ensino de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj), que coloca os estudantes no centro do processo de aprendizagem, promovendo o protagonismo e a participação ativa. Essa metodologia envolve o desenvolvimento de projeto em grupo, no qual os estudantes se engajam na resolução de uma situaçãoproblema relevante para a comunidade escolar. O Guia Didático foi constituído por atividades que poderão ajudar professores de Biologia do Ensino Médio, no incentivo de discentes a adquirirem as habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Utilizamos como âncora para despertar o interesse e a curiosidade dos estudantes, um problema que destacou a importância da vacina de RNA mensageiro contra COVID-19, a partir do qual serão discutidos conceitos de Biologia Molecular, com ênfase na síntese proteica. Desta maneira, esperamos que os estudantes se motivem e compreendam conceitos básicos de Biologia Molecular e Biotecnologia, com ensejo de contribuir para uma sociedade mais esclarecida cientificamente.
Abstract: In Brazilian high school education, the foundations of molecular biology have been predominantly explored through traditional lectures, with few opportunities for practical activities and dynamics that prioritize active learning. However, given the complexity and rapid advancement of the topics covered and their relevance to students' daily lives, the use of active methods in teaching may be more effective in generating motivation and meaningful learning in students. In this paper, we propose a Didactic Guide that values investigative teaching through the use of the ProjectBased Learning (PBL) method, an active teaching method that places students at the center of the learning process, promoting protagonism and active participation. This methodology involves the development of a group project in which students engage in solving a problem relevant to the school community. The Didactic Guide was created with activities that can assist high school Biology teachers in encouraging students to acquire the skills and competencies outlined in the National Common Curricular Base (BNCC). We used, as an anchor to arouse students' interest and curiosity, a problem that highlighted the importance of mRNA vaccines against COVID-19, through which concepts of molecular biology will be discussed with an emphasis on protein synthesis. In this way, we hope that students will be motivated and understand basic concepts of Molecular Biology and Biotechnology, aiming to contribute to a scientifically enlightened society.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/51539/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.