http://repositorio.unb.br/handle/10482/51497
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
TatianaQuecuta_DISSERT.pdf | 2,43 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Descolonizando a educação guineense : do quanto de Amílcar Cabral e de Paulo Freire é feito o sistema educativo da Guiné-Bissau hoje? |
Authors: | Quecuta, Tatiana |
Orientador(es):: | Oliva, Anderson Ribeiro |
Assunto:: | Guiné-Bissau - sistema educativo Educação e cultura Freire, Paulo, 1921-1997 Cabral, Amílcar, 1924-1973 |
Issue Date: | 6-Feb-2025 |
Data de defesa:: | 10-Dec-2024 |
Citation: | QUECUTA, Tatiana. Descolonizando a educação guineense. Do quanto de Amílcar Cabral e de Paulo Freire é feito o sistema educativo da Guiné-Bissau hoje? 2024. 109 f. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Abstract: | A Guiné-Bissau sofreu um violento e excludente processo de ocupação colonial por Portugal, acentuado nas décadas finais do século XIX e por grande parte do século XX. Nesse período o país chegou a experimentar um ensino de perspectiva eurocêntrica e colonial, que por muitos anos teve o propósito de desafricanizar os guineenses, até que Amílcar Cabral e Paulo Freire resolveram fazer mudanças significativas contrariando esse modelo de Educação do colonizador na Guiné-Bissau. Amílcar Cabral e seus companheiros, durante a luta de libertação, iniciaram essas mudanças, primeiro nas zonas libertadas, a partir de 1964, e depois da independência, já sem Cabral, com um projeto organizado por Paulo Freire para descolonizar a educação guineense. De certa forma, a partir de 1976, Paulo Freire e a sua equipe deram continuidade ao projeto de educação que Amílcar Cabral pensara para o país. Diante dessa situação, o objetivo central deste trabalho foi investigar as contribuições de Amílcar Cabral e de Paulo Freire no atual sistema educativo da Guiné-Bissau, identificando e analisando as grandes convergências de suas ideias e algumas poucas divergências. Como questão de fundo, nossa pesquisa observou ainda o quanto desse projeto de descolonização da educação guineense se mantém no presente. Metodologicamente, é uma pesquisa bibliográfica e documental de cunho qualitativo. Para análise de dados, baseia-se em análise de conteúdo. No final, observa-se que hoje o sistema educativo da GuinéBissau está se voltando sistematicamente para o modelo de ensino do colonizador português ou com marcantes influentes eurocêntricas. Esta volta ao sistema de ensino do colonizador é detectada na maior escola de formação de professores, a Escola Superior de Educação, Unidade Tchico Té, assim como nas escolas do ensino básico e secundário do país. Perante este cenário, chega-se à conclusão de que é necessário reestruturar o sistema educativo do país, libertando-se da perspectiva eurocêntrica que não considera o contexto particular da Guiné-Bissau e a cultura guineense. Para isso, é necessário que as mudanças comecem nas escolas de formação de professores e depois nas escolas do ensino básico e secundário do país. |
Abstract: | Guinea-Bissau suffered a violent and exclusionary process of colonial occupation by Portugal, accentuated in the final decades of the 19th century and for much of the 20th century. During this period, the country experimented with Eurocentric and colonial education, which for many years had the purpose of de-Africanizing the Guineans, until Amílcar Cabral and Paulo Freire decided to make significant changes, opposing this model of education of the colonizer in Guinea-Bissau. Amílcar Cabral and his comrades, during the liberation struggle, initiated these changes, first in the liberated areas, from 1964, and after independence, without Cabral, with a project organized by Paulo Freire to decolonize Guinean education. In a way, from 1976 onwards, Paulo Freire and his team continued the education project that Amílcar Cabral had envisioned for the country. Given this situation, the central objective of this work was to investigate the contributions of Amílcar Cabral and Paulo Freire to the current education system in Guinea-Bissau, identifying and analyzing the major convergences of their ideas and a few divergences. As a basic question, our research also looked at how much of this project to decolonize Guinea-Bissau's education is maintained today. Methodologically, this is a qualitative bibliographical and documentary study. Data analysis is based on content analysis. In the end, it was observed that today Guinea-Bissau's education system is systematically turning towards the teaching model of the Portuguese colonizer or with marked Eurocentric influences. This return to the colonizer's teaching system can be detected in the largest teacher training school, the Escola Superior de Educação, Unidade Tchico Té, as well as in the country's primary and secondary schools. Against this backdrop, we come to the conclusion that it is necessary to restructure the country's education system, freeing it from the Eurocentric perspective that does not take into account the particular context of Guinea-Bissau and Guinean culture. To do this, changes need to start in teacher training colleges and then in the country's primary and secondary schools. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de História (ICH HIS) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em História |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.