http://repositorio.unb.br/handle/10482/51475
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Título: | Educação matemática inclusiva : revisão sistemática sobre práticas pedagógicas de professores/as que ensinam matemática |
Outros títulos: | Inclusive mathematics education : a systematic review of the pedagogical practices of teachers who teach mathematics Educación matemática inclusiva : una revisión sistemática de las prácticas pedagógicas de los/las profesores/as que enseñan matemática |
Autor(es): | Moura, Ellen Michelle Barbosa de Moreira, Geraldo Eustáquio |
ORCID: | https://orcid.org/0000-0001-6664-6419 https://orcid.org/0000-0002-1455-6646 |
Afiliação do autor: | Universidade de Brasília Secretaria de Educação do Distrito Federal Universidade de Brasília |
Assunto: | Educação matemática Educação inclusiva |
Data de publicação: | 5-Dez-2024 |
Editora: | SBEM |
Referência: | MOURA, Ellen Michelle Barbosa de; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Educação Matemática Inclusiva: Revisão sistemática sobre práticas pedagógicas de professores/as que ensinam Matemática. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 29, n. 85, p. 1–18, 2024. DOI: 10.37001/emr.v29i85.3897. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3897. Acesso em: 6 fev. 2025. |
Resumo: | A Educação Matemática Inclusiva tem como pressuposto a equidade, garantindo que todos construam conhecimentos matemáticos. O objetivo deste artigo é investigar as produções brasileiras que abordam as práticas pedagógicas dos/as professores/as que ensinam Matemática em salas regulares inclusivas e em salas de recursos, em colaboração com a classe regular, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. De abordagem qualitativa, a metodologia utilizada foi a revisão sistemática com análise de nove produções: duas teses e sete dissertações. Os resultados apontam a escassez de pesquisas sobre a temática, a preferência pela abordagem qualitativa, o uso de instrumentos de coleta de dados variados, a prevalência do referencial histórico-cultural e a coexistência de práticas pedagógicas comprometidas com a Educação Matemática Inclusiva e de práticas que ainda não efetivam a inclusão nas aulas de Matemática. Conclui-se, assim, que há necessidade de pesquisas que enfoquem práticas pedagógicas na perspectiva da Educação Matemática Inclusiva. |
Abstract: | Inclusive Mathematics Education is based on equity, ensuring that everyone can build mathematical knowledge. Therefore, the aim of this article is to investigate Brazilian researches on the pedagogical practices of teachers who teach mathematics in inclusive regular classrooms and resource rooms, in collaboration with the regular class, in the early years of elementary school. Using a qualitative approach, the methodology used was a systematic review, analyzing nine productions: two theses and seven dissertations. The results point to a scarcity of research on the subject, a preference for a qualitative approach, the use of diverse data collection instruments, the prevalence of the cultural-historical framework, and the coexistence of pedagogical practices that are committed to Inclusive Mathematics Education alongside those that have not yet fully implemented inclusion in mathematics classes. Thus, it is concluded that there is a need for research into teaching practices from the perspective of Inclusive Mathematics Education. |
Resumen: | La Educación Matemática Inclusiva se basa en la equidad para que todos puedan construir conocimiento matemático. Por lo tanto, el objetivo de este artículo es investigar las producciones brasileñas que abordan las prácticas pedagógicas de los profesores que enseñan Matemática en aulas regulares inclusivas y en aulas de recursos, en colaboración con la clase regular, en los primeros años de la educación primaria. Con un enfoque cualitativo, la metodología utilizada fue una revisión sistemática que analizó nueve producciones: dos tesis y siete disertaciones. Los resultados señalan la escasez de investigaciones sobre el tema, la preferencia por un abordaje cualitativo, el uso de diversos instrumentos de recolección de datos, la prevalencia del marco histórico-cultural y la coexistencia de prácticas pedagógicas comprometidas con la Educación Matemática Inclusiva y de aquellas que aún no hacen realidad la inclusión en las clases de matemática. Concluimos, por tanto, que es necesario investigar las prácticas pedagógicas desde la perspectiva de la Educación Matemática Inclusiva. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Programa de pós-graduação: | Programas de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | (CC BY NC SA) |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
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