Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51475
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EducacaoMatematicaInclusiva.pdf382,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoura, Ellen Michelle Barbosa de-
dc.contributor.authorMoreira, Geraldo Eustáquio-
dc.date.accessioned2025-02-06T15:46:47Z-
dc.date.available2025-02-06T15:46:47Z-
dc.date.issued2024-12-05-
dc.identifier.citationMOURA, Ellen Michelle Barbosa de; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Educação Matemática Inclusiva: Revisão sistemática sobre práticas pedagógicas de professores/as que ensinam Matemática. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 29, n. 85, p. 1–18, 2024. DOI: 10.37001/emr.v29i85.3897. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3897. Acesso em: 6 fev. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51475-
dc.description.abstractA Educação Matemática Inclusiva tem como pressuposto a equidade, garantindo que todos construam conhecimentos matemáticos. O objetivo deste artigo é investigar as produções brasileiras que abordam as práticas pedagógicas dos/as professores/as que ensinam Matemática em salas regulares inclusivas e em salas de recursos, em colaboração com a classe regular, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. De abordagem qualitativa, a metodologia utilizada foi a revisão sistemática com análise de nove produções: duas teses e sete dissertações. Os resultados apontam a escassez de pesquisas sobre a temática, a preferência pela abordagem qualitativa, o uso de instrumentos de coleta de dados variados, a prevalência do referencial histórico-cultural e a coexistência de práticas pedagógicas comprometidas com a Educação Matemática Inclusiva e de práticas que ainda não efetivam a inclusão nas aulas de Matemática. Conclui-se, assim, que há necessidade de pesquisas que enfoquem práticas pedagógicas na perspectiva da Educação Matemática Inclusiva.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherSBEMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação matemática inclusiva : revisão sistemática sobre práticas pedagógicas de professores/as que ensinam matemáticapt_BR
dc.title.alternativeInclusive mathematics education : a systematic review of the pedagogical practices of teachers who teach mathematicspt_BR
dc.title.alternativeEducación matemática inclusiva : una revisión sistemática de las prácticas pedagógicas de los/las profesores/as que enseñan matemáticapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEducação matemáticapt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.rights.license(CC BY NC SA)pt_BR
dc.description.abstract1Inclusive Mathematics Education is based on equity, ensuring that everyone can build mathematical knowledge. Therefore, the aim of this article is to investigate Brazilian researches on the pedagogical practices of teachers who teach mathematics in inclusive regular classrooms and resource rooms, in collaboration with the regular class, in the early years of elementary school. Using a qualitative approach, the methodology used was a systematic review, analyzing nine productions: two theses and seven dissertations. The results point to a scarcity of research on the subject, a preference for a qualitative approach, the use of diverse data collection instruments, the prevalence of the cultural-historical framework, and the coexistence of pedagogical practices that are committed to Inclusive Mathematics Education alongside those that have not yet fully implemented inclusion in mathematics classes. Thus, it is concluded that there is a need for research into teaching practices from the perspective of Inclusive Mathematics Education.pt_BR
dc.description.abstract2La Educación Matemática Inclusiva se basa en la equidad para que todos puedan construir conocimiento matemático. Por lo tanto, el objetivo de este artículo es investigar las producciones brasileñas que abordan las prácticas pedagógicas de los profesores que enseñan Matemática en aulas regulares inclusivas y en aulas de recursos, en colaboración con la clase regular, en los primeros años de la educación primaria. Con un enfoque cualitativo, la metodología utilizada fue una revisión sistemática que analizó nueve producciones: dos tesis y siete disertaciones. Los resultados señalan la escasez de investigaciones sobre el tema, la preferencia por un abordaje cualitativo, el uso de diversos instrumentos de recolección de datos, la prevalencia del marco histórico-cultural y la coexistencia de prácticas pedagógicas comprometidas con la Educación Matemática Inclusiva y de aquellas que aún no hacen realidad la inclusión en las clases de matemática. Concluimos, por tanto, que es necesario investigar las prácticas pedagógicas desde la perspectiva de la Educación Matemática Inclusiva.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6664-6419pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1455-6646pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationSecretaria de Educação do Distrito Federalpt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgProgramas de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.