Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51446
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_TatianeEwertonAlves_DISSERT.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Caio César de Medeiros-
dc.contributor.authorAlves, Tatiane Ewerton-
dc.date.accessioned2025-02-03T17:02:20Z-
dc.date.available2025-02-03T17:02:20Z-
dc.date.issued2025-02-03-
dc.date.submitted2024-11-21-
dc.identifier.citationALVES, Tatiane Ewerton. Monitoramento da educação profissional e tecnológica: uma análise da qualidade dos dados no contexto federal. 2024. 118 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51446-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2024.pt_BR
dc.description.abstractAs informações estatísticas são fundamentais para garantir um monitoramento eficaz e contribuir para a maior efetividade das políticas públicas. Entretanto, há um desafio histórico na produção estatística da Educação Profissional e Tecnológica – EPT, marcado por lacunas e pela complexidade na compreensão das particularidades dessa modalidade educacional, dificultando o seu monitoramento e a avaliação como política pública. Nesse sentido, torna-se necessário descrever as características dos dados relacionados à EPT e qualificá-los de modo a propiciar esse monitoramento. Objetivo geral: avaliar a qualidade dos dados da Educação Profissional e Tecnológica. Pergunta de Pesquisa: em que medida os dados existentes sobre Educação Profissional e Tecnológica são adequados para subsidiar o monitoramento de políticas públicas relacionadas a essa modalidade educacional? Métodos: abordagem qualitativa descritiva com métodos técnicos de pesquisa documental. Artigo científico: Monitoramento da Educação Profissional e Tecnológica: qualidade das variáveis. Produto técnico-tecnológico – PTT: Modelo descritivo dos dados que devem compor as bases essenciais para o monitoramento efetivo das políticas de EPT no país, levando em consideração a qualidade dos dados, a abrangência deles e as dimensões da EPT.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMonitoramento da educação profissional e tecnológica : uma análise da qualidade dos dados no contexto federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordDadospt_BR
dc.subject.keywordEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Context: Statistical information is fundamental to ensuring effective monitoring and contributing to the greater effectiveness of public policies. However, there has been a historical challenge in the production of statistics for Vocational and Technological Education – VET, marked by gaps and the complexity of understanding the particularities of this educational modality, making its monitoring and evaluation as a public policy difficult. In this sense, it is necessary to describe the characteristics of VET-related data and qualify them to enable such monitoring. General objective: To evaluate the quality of data on Professional and Technological Education. Research Question: To what extent are the existing data on Vocational Education and Training adequate to support the monitoring of public policies related to this educational modality? Methods: A descriptive qualitative approach with technical methods of documentary research. Scientific article: Monitoring Vocational and Technological Education: quality of variables. Technical-technological product – TTP: Descriptive model of the data that should form the essential bases for effective monitoring of VET policies in the country, taking into account data quality, their scope, and the dimensions of VET.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Administração (FACE ADM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Públicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.