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Título: Um estudo sobre avaliação da aprendizagem e a função social de um centro interescolar de línguas do DF no ensino de língua estrangeira
Autor(es): Nunes, Karina Fares Barreto
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Assunto: Educação
Língua estrangeira - aprendizagem
Data de publicação: 27-Jan-2025
Referência: NUNES, Karina Fares Barreto. Um estudo sobre avaliação da aprendizagem e a função social de um centro interescolar de línguas do DF no ensino de língua estrangeira. 2021. 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Política pública consolidada no Distrito Federal, os Centros Interescolares de Língua (CIL) constituem uma rede de escolas públicas de ensino de línguas que ofertam o componente curricular Língua Estrangeira Moderna (LEM) e têm por função social democratizar a oferta e o acesso à aprendizagem e à aquisição de línguas e promover a formação integral do sujeito por meio da ampliação de seu universo cultural (DISTRITO FEDERAL, 2019a). O presente estudo busca responder à questão geral em que medida os sentidos e os significados atribuídos por professores de um CIL do DF à avaliação da aprendizagem em línguas estrangeiras se relacionam à função social expressa nas Diretrizes Pedagógicas dos CILs e no PPP da escola? Nesse intento, tem por objetivo geral: analisar em que medida os sentidos e os significados atribuídos por professores de um CIL do DF à avaliação da aprendizagem em línguas estrangeiras se relacionam à sua função social explicitada nas Diretrizes Pedagógicas e Projeto Político-Pedagógico (PPP) da instituição. Para tanto, recorremos à análise de documentos que orientam a avaliação da aprendizagem no Distrito Federal, à aplicação de um questionário e à entrevista semiestruturada. Os dados foram organizados a partir de núcleos de significação (AGUIAR e OZELLA, 2006, 2013) por compreendermos a palavra como síntese de múltiplas determinações. As lentes teórico-metodológicas que permitiram a aproximação ao movimento da realidade estiveram ancoradas ao materialismo histórico-dialético (MARX, 2011) compreendendo a realidade como totalidade mediada e contraditória. A análise dos dados revelou que os professores reconhecem os CILs como importante instituição para a democratização do ensino-apendizagem de línguas e para a ampliação do universo cultural do sujeito. Em relação à avaliação da aprendizagem, os professores a compreendem como o processo de obtenção de informações para reorientação do trabalho pedagógico, incluindo a própria avaliação, além de servir como autoavaliação docente. No entanto, a práxis (SÁNCHEZ VASQUEZ, 1977) dos professores carece de maior conscientização que permita superar a visão de que a democratização do ensino de línguas se concretiza pela simples entrada do estudante nos CILs. Ao mesmo tempo em que a abordagem de ensinar (ALMEIDA FILHO, 2013) dos professores comporta os significados de língua, de ensinar e de aprender alinhados ao que se espera da educação pública no Distrito Federal, ela necessita de fortalecimento da Competência Teórica e da Competência Aplicada (SANTANA, 2015) dos professores, uma vez que sua práxis parece mais influenciada por sua Competência Implícita (BANDEIRA, 2015).
Abstract: Consolidated public policy in the Federal District, the Interscholastic Language Centers (Centros Interescolares de Línguas - CIL) constitute a network of public language schools that offer the curricular component Modem Foreign Language (MFL) and have the social function of democratizing the offer and access to leaming and acquisition of languages and promote the integral formation ofthe subject through the expansion oftheir cultural universe (DISTRITO FEDERAL, 2019a). This study aims to answer the question: how far the senses and meanings attributed by teachers of a CIL in the Federal District to the assessment of leaming in foreign languages are related to its social function explained in the Pedagogical Guidelines and PPP? Thus, our general objective was to analyze to what extent the senses and meanings attributed by teachers of a CIL in the Federal District to the assessment ofleaming in foreign languages are related to its social function explained in the Pedagogical Guidelines and PPP. For this purpose, we resorted to document analysis of documents that guide the assessment of leaming in the Federal District, the questionnaire and the semi-structured interview to hear the teachers. Data were organized from meaning cores (AGUIAR and OZELLA, 2006, 2013) as we understand the word as a synthesis of multiple determinations. The theoretical-methodological lenses that allowed the approximation to the movement of reality were anchored to the historical-dialectical materialism (MARX, 2011) because we understand reality as a mediated and contradictory totality. The meanings constituted by the teachers about the CILs recognize this institution as important for the democratization of language teaching and leaming and for the expansion ofthe subjecfs cultural universe. With regard to leaming assessment, teachers understand it as a process of obtaining information for reorienting the pedagogical work, including the assessment itself, in addition to serving as teacher self-assessment. However, the praxis (SÁNCHEZ VASQUEZ, 1977) ofteachers lacks an increase in the levei of awareness that allows overcoming the view that the democratization of language teaching is materialized by the simple entry of the student into the CILs. Data analysis also pointed out that the approach of teaching (ALMEIDA FILHO, 2013) of teachers carnes meanings of language, teaching and leaming in line with what is expected in the Federal District, in addition to indicating a need to strengthen teachers’ Theoretical Competence and Applied Competence (SANTANA, 2015), since their praxis seems to be more influenced by their Implicit Competence (BANDEIRA, 2015). This study contributes to the reflection on the social function of CILs in the Federal District and to the orientation oftraining processes aimed at foreign language teachers in the Federal District.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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