Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Edileuza Fernandes da | - |
dc.contributor.author | Nunes, Karina Fares Barreto | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-27T19:34:05Z | - |
dc.date.available | 2025-01-27T19:34:05Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-27 | - |
dc.date.submitted | 2021-10-15 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Karina Fares Barreto. Um estudo sobre avaliação da aprendizagem e a função social de um centro interescolar de línguas do DF no ensino de língua estrangeira. 2021. 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51427 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Política pública consolidada no Distrito Federal, os Centros Interescolares de Língua (CIL)
constituem uma rede de escolas públicas de ensino de línguas que ofertam o componente
curricular Língua Estrangeira Moderna (LEM) e têm por função social democratizar a oferta e
o acesso à aprendizagem e à aquisição de línguas e promover a formação integral do sujeito
por meio da ampliação de seu universo cultural (DISTRITO FEDERAL, 2019a). O presente
estudo busca responder à questão geral em que medida os sentidos e os significados
atribuídos por professores de um CIL do DF à avaliação da aprendizagem em línguas
estrangeiras se relacionam à função social expressa nas Diretrizes Pedagógicas dos CILs e no
PPP da escola? Nesse intento, tem por objetivo geral: analisar em que medida os sentidos e os
significados atribuídos por professores de um CIL do DF à avaliação da aprendizagem em
línguas estrangeiras se relacionam à sua função social explicitada nas Diretrizes Pedagógicas
e Projeto Político-Pedagógico (PPP) da instituição. Para tanto, recorremos à análise de
documentos que orientam a avaliação da aprendizagem no Distrito Federal, à aplicação de um
questionário e à entrevista semiestruturada. Os dados foram organizados a partir de núcleos de
significação (AGUIAR e OZELLA, 2006, 2013) por compreendermos a palavra como síntese
de múltiplas determinações. As lentes teórico-metodológicas que permitiram a aproximação
ao movimento da realidade estiveram ancoradas ao materialismo histórico-dialético (MARX,
2011) compreendendo a realidade como totalidade mediada e contraditória. A análise dos
dados revelou que os professores reconhecem os CILs como importante instituição para a
democratização do ensino-apendizagem de línguas e para a ampliação do universo cultural do
sujeito. Em relação à avaliação da aprendizagem, os professores a compreendem como o
processo de obtenção de informações para reorientação do trabalho pedagógico, incluindo a
própria avaliação, além de servir como autoavaliação docente. No entanto, a práxis
(SÁNCHEZ VASQUEZ, 1977) dos professores carece de maior conscientização que permita
superar a visão de que a democratização do ensino de línguas se concretiza pela simples
entrada do estudante nos CILs. Ao mesmo tempo em que a abordagem de ensinar (ALMEIDA
FILHO, 2013) dos professores comporta os significados de língua, de ensinar e de aprender
alinhados ao que se espera da educação pública no Distrito Federal, ela necessita de
fortalecimento da Competência Teórica e da Competência Aplicada (SANTANA, 2015) dos
professores, uma vez que sua práxis parece mais influenciada por sua Competência Implícita
(BANDEIRA, 2015). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Um estudo sobre avaliação da aprendizagem e a função social de um centro interescolar de línguas do DF no ensino de língua estrangeira | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua estrangeira - aprendizagem | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Consolidated public policy in the Federal District, the Interscholastic Language Centers
(Centros Interescolares de Línguas - CIL) constitute a network of public language schools
that offer the curricular component Modem Foreign Language (MFL) and have the social
function of democratizing the offer and access to leaming and acquisition of languages and
promote the integral formation ofthe subject through the expansion oftheir cultural universe
(DISTRITO FEDERAL, 2019a). This study aims to answer the question: how far the senses
and meanings attributed by teachers of a CIL in the Federal District to the assessment of
leaming in foreign languages are related to its social function explained in the Pedagogical
Guidelines and PPP? Thus, our general objective was to analyze to what extent the senses and
meanings attributed by teachers of a CIL in the Federal District to the assessment ofleaming
in foreign languages are related to its social function explained in the Pedagogical Guidelines
and PPP. For this purpose, we resorted to document analysis of documents that guide the
assessment of leaming in the Federal District, the questionnaire and the semi-structured
interview to hear the teachers. Data were organized from meaning cores (AGUIAR and
OZELLA, 2006, 2013) as we understand the word as a synthesis of multiple determinations.
The theoretical-methodological lenses that allowed the approximation to the movement of
reality were anchored to the historical-dialectical materialism (MARX, 2011) because we
understand reality as a mediated and contradictory totality. The meanings constituted by the
teachers about the CILs recognize this institution as important for the democratization of
language teaching and leaming and for the expansion ofthe subjecfs cultural universe. With
regard to leaming assessment, teachers understand it as a process of obtaining information for
reorienting the pedagogical work, including the assessment itself, in addition to serving as
teacher self-assessment. However, the praxis (SÁNCHEZ VASQUEZ, 1977) ofteachers lacks
an increase in the levei of awareness that allows overcoming the view that the
democratization of language teaching is materialized by the simple entry of the student into
the CILs. Data analysis also pointed out that the approach of teaching (ALMEIDA FILHO,
2013) of teachers carnes meanings of language, teaching and leaming in line with what is
expected in the Federal District, in addition to indicating a need to strengthen teachers’
Theoretical Competence and Applied Competence (SANTANA, 2015), since their praxis
seems to be more influenced by their Implicit Competence (BANDEIRA, 2015). This study
contributes to the reflection on the social function of CILs in the Federal District and to the
orientation oftraining processes aimed at foreign language teachers in the Federal District. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|