http://repositorio.unb.br/handle/10482/51419
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2024_LuisaBarbosaDeLima.pdf | 7,94 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Dislexia, consciência morfológica e consciência sintática : uma análise linguística de textos escritos por jovens e adultos em contextos de avaliação |
Auteur(s): | Lima, Luísa Barbosa de |
metadata.dc.contributor.email: | mailto:luisabdelima@gmail.com |
Orientador(es):: | Gomes, Dioney Moreira |
Assunto:: | Dislexia Língua portuguesa - escrita Língua portuguesa - sintaxe Consciência morfológica |
Date de publication: | 24-jan-2025 |
Data de defesa:: | 2-aoû-2024 |
Référence bibliographique: | LIMA, Luísa Barbosa de. Dislexia, consciência morfológica e consciência sintática: uma análise linguística de textos escritos por jovens e adultos em contextos de avaliação. 2024. 199 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Résumé: | A pesquisa “Dislexia, consciência morfológica e consciência sintática: uma análise linguística de textos escritos por jovens e adultos em contextos de avaliação” visa investigar se a consciência morfológica e/ou a consciência sintática (ou morfossintática) dos disléxicos também seriam afetadas devido à existência desse distúrbio de aprendizagem, assim como ocorre com a consciência fonológica. Entre os objetivos, buscamos não só mostrar a relevância do debate sobre a dislexia no contexto educacional, como também revisar criticamente, mediante a perspectiva linguística, os testes sobre consciência morfológica e consciência sintática disponíveis na literatura. Pretendemos também propor um protocolo de investigação de consciência morfológica e sintática para análise de textos produzidos por disléxicos jovens e adultos. Acerca dos estudos sobre dislexia na língua portuguesa, utilizamos Cuba dos Santos (1987), Ellis (1995), Martins (2003), Ianhez e Nico (2003), Davis e Braun (2004), Lukasova et al. (2009), ABD (2015) e Moura (2017), os quais apontam como manifestações disléxicas as trocas de fonemas e grafemas, a alteração na ordem das letras ou sílabas, as omissões e acréscimos de letras, as trocas de palavras por outras semelhantes, as aglutinações e fragmentações inadequadas de vocábulos, a confusão entre letras simétricas e inversão da ordem das sílabas nas palavras, características tipicamente fonológicas. Em se tratando das características tipicamente morfológicas e sintáticas, nossos aportes teóricos são Capovilla e Capovilla (2008), Ferrari Neto e Sousa (2014), Zuanetti et al. (2016) e Inep (2020), que apontam mais repetições de palavras nos textos produzidos por disléxicos em comparação aos textos escritos por não disléxicos, a dificuldade no uso de flexões verbais e flexões de gênero e erros de posição da palavra dentro das frases, dentre outras. Nossa abordagem metodológica tem como pilares a pesquisa qualitativa, a quantitativa e a triangulação metodológica (Flick, 2009; Fonseca, 2002; Maxwell, 1996). Nosso corpus é composto por 296 produções textuais de disléxicos no Programa de Avaliação Seriada (PAS/UnB) e no Vestibular da Universidade de Brasília, entre 2010 e 2016, cujas características da dislexia foram analisadas por nós com fundamento na literatura específica sobre o tema e nos pressupostos da Linguística Funcional Centrada no Uso (Martelotta, 2011; Bybee, 2016). Como resultado desta tese, produzimos uma proposta aplicada e aplicável para análise de textos produzidos por disléxicos jovens e adultos e identificamos, nos textos analisados, traços típicos da dislexia já apontados na literatura relacionados à consciência fonológica e, especialmente, identificamos também traços relativos à consciência morfológica e sintática dos disléxicos, que merecem ser investigados em pesquisas futuras. |
Abstract: | The research “Dyslexia, morphological awareness, and syntactic awareness: a linguistic analysis of texts written by young people and adults” aims to investigate whether the morphological awareness and/or syntactic awareness (or morphosyntactic awareness) of individuals with dyslexia would also be affected due to the existence of this learning disorder, as it occurs with phonological awareness. Among the objectives, we seek not only to demonstrate the relevance of the dyslexia debate in the educational context but also to critically review the tests on morphological awareness and syntactic awareness available in the literature from a linguistic perspective. We also intend to propose a protocol for investigating morphological and syntactic awareness for the analysis of texts produced by young adults with dyslexia. Regarding studies on dyslexia in the Portuguese language, we have utilized the works of Cuba dos Santos (1987), Ellis (1995), Martins (2003), Ianhez and Nico (2003), Davis and Braun (2004), Lukasova et al. (2009), ABD (2015) and Moura (2017). These studies point out dyslexic manifestations such as phoneme and grapheme substitutions, alterations in the order of letters or syllables, omissions and additions of letters, word substitutions with similar ones, inappropriate agglutinations and fragmentations of words, difficulties in reading unfamiliar words or non-words, confusion between symmetrical letters, and syllable order inversion in words – characteristics that are typically phonological. In terms of typically morphological and syntactic characteristics, our theoretical contributions are Capovilla and Capovilla (2008), Ferrari Neto and Sousa (2014), Zuanetti et al. (2016), and Inep (2020), which point to more repetitions of words in texts produced by dyslexics compared to texts written by non-dyslexics, difficulty in the use of verb conjugations and gender inflections, and errors in word positioning within sentences, among others. Our methodological approach is based on qualitative research, quantitative research and methodological triangulation (Flick, 2009; Fonseca, 2002; Maxwell, 1996). Our corpus consists of 296 written productions by individuals with dyslexia in the Programa de Avaliação Seriada (PAS/UnB) and in the Vestibular of the University of Brasília between 2010 and 2016. We analyzed the dyslexic characteristics of these productions based on the specific literature on the topic and the assumptions of Usage-Based Functional Linguistics (Martelotta, 2011; Bybee, 2016). As a result of this thesis, we have developed an applied and applicable proposal for the analysis of texts produced by young adults with dyslexia. We have identified in the analyzed texts typical dyslexic traits already pointed out in the literature related to phonological awareness, and especially, we have also identified traits related to morphological and syntactic awareness of individuals with dyslexia, which deserve to be investigated in future research. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) |
Description: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2024. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.