http://repositorio.unb.br/handle/10482/51328
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MariaLuizaPortoRabelloDeMattos_DISSERT.pdf | 7,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Escrita de si como método formativo : diário pessoal e fotografias como produção de narrativas |
Autor(es): | Mattos, Maria Luíza Porto Rabello de |
Orientador(es): | Ferreira, Luiz Carlos Pinheiro |
Assunto: | Escrita-de-siNarrativas autobiográficas Escrita-de-si Diário pessoal |
Data de publicação: | 10-Jan-2025 |
Data de defesa: | 24-Set-2024 |
Referência: | MATTOS, Maria Luíza Porto Rabello de. Escrita de si como método formativo: diário pessoal e fotografias como produção de narrativas. 2024. 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Apresento nesta pesquisa, reflexões sobre diários pessoais e fotografias retiradas de álbuns de família, que serviram como subsídio para o meu processo poético no contexto formativo em artes visuais. Um processo permeado de indagações sobre a natureza das recordações, o que mobilizou estudos acerca das ramificações da memória e suas possibilidades subjetivas, oportunizando a formação de mapas afetivos constituídos por diferentes artefatos apresentados no decorrer da pesquisa. Nesse sentido, algumas inquietações surgiram ao promover as seguintes perguntas: como a manutenção de diários pessoais pode significar um conhecimento acerca de si mesmo? De que modo a escrita desses diários, juntamente com a revisitação de fotografias de acervo pessoal – retiradas de álbuns de família – podem ser relevantes para o resgate de memórias adormecidas? Como conjecturar essas potencialidades de criação de narrativas visuais, fantasiadas pela memória e associadas com determinados artefatos? E por fim, como a manutenção desses diários pessoais, assim como revisitação de fotografias de família pode ser relevante, pensando o processo formativo do sujeito? Esses são alguns dos questionamentos que me colocaram em movimento para a realização desta pesquisa. Movimento que evidenciou um dos principais objetivos da pesquisa, ou seja, pensar que o caminho tanto teórico quanto metodológico, encontrou ressonância no contexto narrativo e autobiográfico estabelecendo conexões com as memórias que trazemos de experiências singulares, com os artefatos e com as produções verbo-visuais que recontam a nossa própria história de vida. Posteriormente, e com um olhar atento e sensível, compreendi a relevância do caminho teórico e metodológico para a condução investigativa, sobretudo ao colocar-me como sujeito e objeto da pesquisa. Nesse caminho, o lugar reflexivo a partir das fotografias e da escrita dos diários pessoais resultou em uma escrita de si, que produziu contornos sutis desenhados pelas próprias memórias, ao conjecturar a potencialidade de criação de novas narrativas. Narrativas que foram alicerçadas pelos aspectos formativos e autoformativos vivenciados com as experiências na educação básica, na universidade e na condição de professora, artista e pesquisadora. Amparada por este contexto, destaco a importância da pesquisa narrativa e autobiográfica no campo da formação e atuação em artes visuais, justamente pela viabilidade como método reflexivo e como potência na enunciação de sentidos tanto objetivos como subjetivos. Assim, observou-se que o presente método investigativo, permitiu a utilização de minhas próprias experiências para exemplificar como o uso de artefatos, assim como a manutenção de diários pessoais pode ser relevante para pensar o resgate de memórias, instigando questões subjetivas e o senso crítico a partir de experiências de vida. |
Abstract: | In this research, I present reflections on personal diaries and photographs taken from family albums, which served as a foundation for my poetic process within the context of visual arts education. This process was permeated by inquiries into the nature of memories, prompting studies on the branches of memory and its subjective possibilities, which allowed for the formation of affective maps constituted by various artifacts presented throughout the research. In this sense, several questions arose, leading to the following inquiries: How can the maintenance of personal diaries signify self-knowledge? In what ways can the writing of these diaries, along with the revisiting of personal photographs—taken from family albums—be relevant for the recovery of dormant memories? How can we conjecture the potential for creating visual narratives, fancifully intertwined with memory and associated with certain artifacts? Finally, how can the maintenance of these personal diaries, as well as the revisiting of family photographs, be relevant when considering the formative process of the individual? These are some of the questions that motivated me to conduct this research. This movement highlighted one of the main objectives of the study: to think about how both the theoretical and methodological paths resonate within the narrative and autobiographical context, establishing connections with the memories we carry from unique experiences, with the artifacts, and with the verbal-visual productions that recount our own life story. Subsequently, with a careful and sensitive perspective, I understood the relevance of the theoretical and methodological path for the investigative process, especially when placing myself as both subject and object of the research. Along this path, the reflective space created from the photographs and the writing of personal diaries resulted in a writing of self that produced subtle outlines shaped by the memories themselves, conjecturing the potential for creating new narratives. These narratives were grounded in the formative and self-formative aspects experienced through basic education, university life, and my roles as a teacher, artist, and researcher. Supported by this context, I emphasize the importance of narrative and autobiographical research in the field of visual arts education, precisely because of its viability as a reflective method and its potential in expressing both objective and subjective meanings. Thus, it was observed that this investigative method allowed the use of my own experiences to exemplify how the use of artifacts and the maintenance of personal diaries can be relevant for thinking about the recovery of memories, stimulating subjective questions and critical thinking based on life experiences. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Artes Cênicas (IdA CEN) |
Informações adicionais: | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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