Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Luiz Carlos Pinheiro | pt_BR |
dc.contributor.author | Mattos, Maria Luíza Porto Rabello de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-10T20:29:40Z | - |
dc.date.available | 2025-01-10T20:29:40Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-10 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-24 | - |
dc.identifier.citation | MATTOS, Maria Luíza Porto Rabello de. Escrita de si como método formativo: diário pessoal e fotografias como produção de narrativas. 2024. 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51328 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Apresento nesta pesquisa, reflexões sobre diários pessoais e fotografias retiradas de
álbuns de família, que serviram como subsídio para o meu processo poético no contexto
formativo em artes visuais. Um processo permeado de indagações sobre a natureza das
recordações, o que mobilizou estudos acerca das ramificações da memória e suas
possibilidades subjetivas, oportunizando a formação de mapas afetivos constituídos por
diferentes artefatos apresentados no decorrer da pesquisa. Nesse sentido, algumas
inquietações surgiram ao promover as seguintes perguntas: como a manutenção de diários
pessoais pode significar um conhecimento acerca de si mesmo? De que modo a escrita
desses diários, juntamente com a revisitação de fotografias de acervo pessoal – retiradas
de álbuns de família – podem ser relevantes para o resgate de memórias adormecidas?
Como conjecturar essas potencialidades de criação de narrativas visuais, fantasiadas pela
memória e associadas com determinados artefatos? E por fim, como a manutenção desses
diários pessoais, assim como revisitação de fotografias de família pode ser relevante,
pensando o processo formativo do sujeito? Esses são alguns dos questionamentos que me
colocaram em movimento para a realização desta pesquisa. Movimento que evidenciou
um dos principais objetivos da pesquisa, ou seja, pensar que o caminho tanto teórico
quanto metodológico, encontrou ressonância no contexto narrativo e autobiográfico
estabelecendo conexões com as memórias que trazemos de experiências singulares, com
os artefatos e com as produções verbo-visuais que recontam a nossa própria história de
vida. Posteriormente, e com um olhar atento e sensível, compreendi a relevância do
caminho teórico e metodológico para a condução investigativa, sobretudo ao colocar-me
como sujeito e objeto da pesquisa. Nesse caminho, o lugar reflexivo a partir das
fotografias e da escrita dos diários pessoais resultou em uma escrita de si, que produziu
contornos sutis desenhados pelas próprias memórias, ao conjecturar a potencialidade de
criação de novas narrativas. Narrativas que foram alicerçadas pelos aspectos formativos
e autoformativos vivenciados com as experiências na educação básica, na universidade e
na condição de professora, artista e pesquisadora. Amparada por este contexto, destaco a
importância da pesquisa narrativa e autobiográfica no campo da formação e atuação em
artes visuais, justamente pela viabilidade como método reflexivo e como potência na
enunciação de sentidos tanto objetivos como subjetivos. Assim, observou-se que o
presente método investigativo, permitiu a utilização de minhas próprias experiências para
exemplificar como o uso de artefatos, assim como a manutenção de diários pessoais pode
ser relevante para pensar o resgate de memórias, instigando questões subjetivas e o senso
crítico a partir de experiências de vida. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Escrita de si como método formativo : diário pessoal e fotografias como produção de narrativas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escrita-de-siNarrativas autobiográficas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escrita-de-si | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diário pessoal | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In this research, I present reflections on personal diaries and photographs taken from
family albums, which served as a foundation for my poetic process within the context of
visual arts education. This process was permeated by inquiries into the nature of
memories, prompting studies on the branches of memory and its subjective possibilities,
which allowed for the formation of affective maps constituted by various artifacts
presented throughout the research. In this sense, several questions arose, leading to the
following inquiries: How can the maintenance of personal diaries signify self-knowledge?
In what ways can the writing of these diaries, along with the revisiting of personal
photographs—taken from family albums—be relevant for the recovery of dormant
memories? How can we conjecture the potential for creating visual narratives, fancifully
intertwined with memory and associated with certain artifacts? Finally, how can the
maintenance of these personal diaries, as well as the revisiting of family photographs, be
relevant when considering the formative process of the individual? These are some of the
questions that motivated me to conduct this research.
This movement highlighted one of the main objectives of the study: to think about how
both the theoretical and methodological paths resonate within the narrative and
autobiographical context, establishing connections with the memories we carry from
unique experiences, with the artifacts, and with the verbal-visual productions that recount
our own life story. Subsequently, with a careful and sensitive perspective, I understood
the relevance of the theoretical and methodological path for the investigative process,
especially when placing myself as both subject and object of the research. Along this path,
the reflective space created from the photographs and the writing of personal diaries
resulted in a writing of self that produced subtle outlines shaped by the memories
themselves, conjecturing the potential for creating new narratives. These narratives were
grounded in the formative and self-formative aspects experienced through basic
education, university life, and my roles as a teacher, artist, and researcher.
Supported by this context, I emphasize the importance of narrative and autobiographical
research in the field of visual arts education, precisely because of its viability as a
reflective method and its potential in expressing both objective and subjective meanings.
Thus, it was observed that this investigative method allowed the use of my own
experiences to exemplify how the use of artifacts and the maintenance of personal diaries
can be relevant for thinking about the recovery of memories, stimulating subjective
questions and critical thinking based on life experiences. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Cênicas (IdA CEN) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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