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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51327
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Title: A escuela del Sur de Torres-García e a utopia da pátria grande
Authors: Pouso, Dário Andrés da Silva
Orientador(es):: Mari, Marcelo
Assunto:: Garcia, Joaquín Torres, 1874-1949
Chávez Frías, Hugo, 1954-2013
Bolivarianismo
Bolívia
Issue Date: 10-Jan-2025
Citation: POUSO, Dário Andrés da Silva. A escuela del Sur de Torres-García e a utopia da pátria grande. 2024. 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Abstract: Esta pesquisa analisou as relações entre a obra "América Invertida" e o lema "Nuestro Norte es el Sur", de Joaquín Torres-García, em suas conexões com a utopia da Pátria Grande na versão bolivariana da primeira década deste século. Através da biografia do artista uruguaio, buscou-se analisar o percurso da elaboração teórica e plástica de sua obra, contemplando as principais fases e influências estéticas recebidas pelo autor, desde a concepção do universalismo construtivo até a formulação final da unificação cultural latino-americana concebida pela Escuela del Sur. Também foram historiadas a evolução da ideologia bolivariana e a utopia da Pátria Grande. Buscou-se verificar convergências entre as proposições da Escuela del Sur, a utopia da Pátria Grande e o bolivarianismo chavista. Procedeu-se à análise de fontes primárias, como textos e obras de Torres-García, discursos políticos, cartas e manifestos de personagens históricos relevantes associados ao longo processo de descolonização e integração regional; examinouse a incorporação do lema da Escuela del Sur ao slogan da Telesur TV, à vinheta da emissora e aos discursos de Hugo Chávez. Constatou-se que a imagem e o texto do lema de Torres-García facilitaram a disseminação do ideário bolivariano chavista; que após a morte de Chávez, a presença do lema da Escuela del Sur desapareceu gradualmente na medida que o protagonismo geopolítico venezuelano sucumbiu após a posse de Nicolás Maduro; que no processo de descolonização da América Latina, criatividade-arte-política constituem um sincretismo revolucionário próprio da história da descolonização latino-americana; que está em curso uma transição da vigência conceitual e utilização da América Invertida e da máxima “Nuestro Norte es el Sur”, do paradigma bolivariano chavista para o atual contexto de consolidação dos debates em torno às epistemologias do Sul e de instituição de fóruns defensores de um Sul Global.
Abstract: This research analyzed the relations between the work "América Invertida" and its corresponding motto, "Nuestro Norte es el Sur," by Joaquín Torres-García, in their connections with the utopia of the Great Homeland in the Bolivarian version of the first decade of this century. Through the biography of the Uruguayan artist, the aim was to analyze the trajectory of the theoretical and plastic elaboration of his work, contemplating the main phases and aesthetic influences received by the author, from the conception of constructive universalism to the final formulation of the Latin American cultural unification conceived by the Escuela del Sur. The evolution of Bolivarian ideology and the utopia of the Great Homeland were also recounted. The aim was to verify convergences between the propositions of the Escuela del Sur, the utopia of the Great Homeland, and Chavista Bolivarianism. Primary sources such as texts and works by Torres-García, political speeches, letters, and manifestos of relevant historical figures associated with the long process of decolonization and regional integration were analyzed; the incorporation of the motto of the Escuela del Sur into the slogan of Telesur TV, the channel's vignette, and Hugo Chávez's speeches were examined. It was noted that the image and text of Torres-García's motto facilitated the dissemination of Chavista Bolivarian ideology; that after Chávez's death, the presence of the motto of the Escuela del Sur gradually disappeared as Venezuelan geopolitical protagonism waned following Nicolás Maduro's assumption of power; that in the process of decolonization of Latin America, creativity, art, and politics constitute a revolutionary syncretism inherent to the history of Latin American decolonization; that there is an ongoing transition from the conceptual validity and use of "América Invertida" and the maxim "Nuestro Norte es el Sur," from the Chavista Bolivarian paradigm to the current context of consolidating debates around Southern epistemologies and the establishment of forums defending a Global South.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Cênicas (IdA CEN)
Description: Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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