http://repositorio.unb.br/handle/10482/51325
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AdrianaPatricioVignoli_TESE.pdf | 9,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Fluxeira : modos de florestação em processos escultóricos contemporâneos |
Autor(es): | Vignoli, Adriana Patrício |
Orientador(es): | Nóbrega, Christus Menezes da |
Assunto: | Escultura Plantas Residência artística Ecologia Alquimia |
Data de publicação: | 10-Jan-2025 |
Data de defesa: | 26-Mar-2024 |
Referência: | VIGNOLI, Adriana Patrício. Fluxeira: modos de florestação em processos escultóricos contemporâneos. 2024. 206 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | A pesquisa propõe-se a experimentar caminhos possíveis da escultura Fluxeira. Em breves palavras, uma escultura vegetal imbuída de alma. Tem alma todo ser que se alimenta e é alimentado para se manter em fluxo energético no mundo. Desse modo, acontece a florestação: se eu me alimento, se eu alimento a escultura e ela me retroalimenta, nos florestamos. O percurso dessa arte vivente manifesta-se a partir de residências artísticas. Ativo essa escultura assim como eu planto um jardim e percorro diferentes territórios e culturas para aprender com as plantas. Concomitantemente acontece uma pesquisa sobre transformação alquímica, biologia e antropologia vegetal. Impulsiono então a amálgama entre corpo escultórico e corpo vegetal, para engendrar outros fluxos escultóricos na contemporaneidade. |
Abstract: | The research aims to experiment with possible paths of Fluxeira sculpture. In short, a plant sculpture imbued with soul. Every being that feeds and is fed has a soul to maintain energy flow in the world. In this way, forestation happens: if I feed myself, if I feed the sculpture and it feeds me back, we forest ourselves. The trajectory of this living art manifests itself through artistic residencies. I activate this sculpture just as I plant a garden and travel through different territories and cultures to learn from plants. At the same time, research takes place on alchemical transformation, biology and plant anthropology. I then promote the amalgamation between the sculptural body and the vegetal body, to create other sculptural flows in contemporary times. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Artes Cênicas (IdA CEN) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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