http://repositorio.unb.br/handle/10482/51294
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DanielMonteiroOliveira_DISSERT.pdf | 1,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Socioeducação e escola : representação social dos educadores do Distrito Federal sobre jovens em cumprimento de medida socioeducativa |
Autor(es): | Oliveira, Daniel Monteiro |
Orientador(es): | Vasconcelos, Alcyone |
Assunto: | Análise de conteúdo Socioeducação Representações sociais Medida socioeducativa |
Data de publicação: | 7-Jan-2025 |
Data de defesa: | 12-Jun-2024 |
Referência: | OLIVEIRA, Daniel Monteiro. Socioeducação e escola: representação social dos educadores do Distrito Federal sobre jovens em cumprimento de medida socioeducativa. 2024. 95 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Identificar e entender o que os indivíduos pensam, quais são seus valores, crenças, e que possíveis atitudes podem ter em relação a situações específicas, ou em relação a grupos determinados, é essencial para prever ações interventivas ou analisar relações interpessoais entre vários atores. O estudo das representações sociais possibilita-nos entender como os sujeitos lidam com as diferenças culturais e com as diversas relações interpessoais. Representa o ramo de pesquisa e teorização tanto pela psicologia social como pela sociologia, que também trabalha de forma interdisciplinar. No campo da psicologia social, temos Moscovici, que cunhou o termo teoria da representação social - TRS. Esta pesquisa tem o objetivo de identificar e analisar as representações sociais dos educadores em relação ao adolescente estudante que se encontra em contexto de medida socioeducativa, através de uma pesquisa qualitativa, além de comparar os dados com outro estudo realizado em 2012 com o mesmo tema. A principal ferramenta de compreensão será a análise do conteúdo e a análise prototípica. Participaram da pesquisa 71 educadores de escolas diversas do Distrito Federal. A modalidade de coleta de dados será a aplicação do TALP - Teste de Associação de Livre de Palavras, e um questionário aberto. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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