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CamilaRafaelleSantiagoPereira_DISSERT.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarroso, Eloisa Pereirapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Camila Rafaelle Santiagopt_BR
dc.date.accessioned2024-12-26T18:01:41Z-
dc.date.available2024-12-26T18:01:41Z-
dc.date.issued2024-12-26-
dc.date.submitted2024-08-28-
dc.identifier.citationPEREIRA, Camila Rafaelle Santiago. Ser mulher, mãe, estudante e beneficiária da assistência estudantil: histórias e memórias sobre a permanência das estudantes mães na Universidade de Brasília. 2024. 184 f. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51245-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2024.pt_BR
dc.description.abstractNas pesquisas sobre os aspectos que impactam na permanência dos estudantes no ensino superior, a responsabilidade com filhos é problematizada como um dos fatores que contribuem para a conclusão tardia do curso ou para a evasão da universidade. Esta pesquisa, embasada por perspectivas teórico-metodológicas da História Oral, tem por objetivo identificar os significados de ser mulher, mãe e universitária, bem como os discursos que estão presentes nas narrativas e os sentidos atribuídos às experiências vividas pelas estudantes no processo de formação superior. Foram realizadas entrevistas com estudantes-mães da Universidade de Brasília, sendo quatro beneficiárias do Programa Auxílio Creche (PACreche) e duas beneficiárias do Auxílio Creche Temporário (T-CRECHE). As narrativas conduzem aos discursos e às práticas que marcam as experiências dessas mulheres na trajetória no ensino superior com relação à gravidez, maternidade e função de cuidado, bem como as estratégias que são adotadas por elas e que possibilitam a conciliação da maternidade com o processo de formação. A partir dos dados coletados, apresento o perfil socioeconômico, as principais formas de utilização desse auxílio e dados referentes ao rendimento acadêmico. Os resultados desta pesquisa indicam que a função de cuidado repete os padrões sexistas verificados ao longo da história, pois as narrativas são permeadas por uma clara demarcação de gênero e as mulheres ainda são as principais responsáveis pela guarda e criação da criança. Ainda que a maternidade seja a experiência em comum, a depender dos contextos e dos sujeitos são produzidos sentidos diferentes. Assim, por meio da história oral, buscou-se compreender qual o significado da maternidade na vida das narradoras universitárias.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSer mulher, mãe, estudante e beneficiária da assistência estudantil : histórias e memórias sobre a permanência das estudantes mães na Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordHistória oralpt_BR
dc.subject.keywordMaternidadept_BR
dc.subject.keywordMães universitáriaspt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordAssistência estudantilpt_BR
dc.subject.keywordEvasão universitáriapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1In research on the aspects that impact students retention in higher education, responsibility for children is problematized as one of the factors that contribute to late completion of the course or to dropping out of university. This research, based on theoretical and methodological perspectives of Oral History, aims to identify the meanings of being a female, mother and university student, as well as the discourses that are present in the narratives and the meanings attributed to the experiences lived by them in the process of higher education. Interviews were conducted with student mothers from the University of Brasília, four of whom were beneficiaries of the Childcare Assistance Program (PACreche) and two of whom were beneficiaries of the Temporary Childcare Assistance Program (T-CRECHE). The narratives lead us to the discourses and practices that mark the experiences of these women in their higher education trajectory in relation to pregnancy, motherhood and caregiving, as well as the strategies they adopt and that enable the reconciliation of motherhood with the education process. Based on the data collected, I present the socioeconomic profile, the main forms of use of this assistance and data regarding academic performance. The results of this research indicate that the care function repeats the sexist patterns observed throughout history, given the clear gender demarcation that permeates the narratives, since women are still the main ones responsible for the care and upbringing of the child. Although motherhood is the common experience of these women, different meanings are produced depending on the contexts and the subjects. Thus, through oral history, we sought to understand the meaning of motherhood in the lives of the university narrators.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de História (ICH HIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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