Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barroso, Eloisa Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | Pereira, Camila Rafaelle Santiago | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-26T18:01:41Z | - |
dc.date.available | 2024-12-26T18:01:41Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-26 | - |
dc.date.submitted | 2024-08-28 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Camila Rafaelle Santiago. Ser mulher, mãe, estudante e beneficiária da assistência estudantil: histórias e memórias sobre a permanência das estudantes mães na Universidade de Brasília. 2024. 184 f. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51245 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nas pesquisas sobre os aspectos que impactam na permanência dos estudantes no ensino
superior, a responsabilidade com filhos é problematizada como um dos fatores que
contribuem para a conclusão tardia do curso ou para a evasão da universidade. Esta pesquisa,
embasada por perspectivas teórico-metodológicas da História Oral, tem por objetivo
identificar os significados de ser mulher, mãe e universitária, bem como os discursos que
estão presentes nas narrativas e os sentidos atribuídos às experiências vividas pelas estudantes
no processo de formação superior. Foram realizadas entrevistas com estudantes-mães da
Universidade de Brasília, sendo quatro beneficiárias do Programa Auxílio Creche (PACreche)
e duas beneficiárias do Auxílio Creche Temporário (T-CRECHE). As narrativas conduzem
aos discursos e às práticas que marcam as experiências dessas mulheres na trajetória no
ensino superior com relação à gravidez, maternidade e função de cuidado, bem como as
estratégias que são adotadas por elas e que possibilitam a conciliação da maternidade com o
processo de formação. A partir dos dados coletados, apresento o perfil socioeconômico, as
principais formas de utilização desse auxílio e dados referentes ao rendimento acadêmico. Os
resultados desta pesquisa indicam que a função de cuidado repete os padrões sexistas
verificados ao longo da história, pois as narrativas são permeadas por uma clara demarcação
de gênero e as mulheres ainda são as principais responsáveis pela guarda e criação da criança.
Ainda que a maternidade seja a experiência em comum, a depender dos contextos e dos
sujeitos são produzidos sentidos diferentes. Assim, por meio da história oral, buscou-se
compreender qual o significado da maternidade na vida das narradoras universitárias. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ser mulher, mãe, estudante e beneficiária da assistência estudantil : histórias e memórias sobre a permanência das estudantes mães na Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | História oral | pt_BR |
dc.subject.keyword | Maternidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mães universitárias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Assistência estudantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Evasão universitária | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In research on the aspects that impact students retention in higher education, responsibility for
children is problematized as one of the factors that contribute to late completion of the course
or to dropping out of university. This research, based on theoretical and methodological
perspectives of Oral History, aims to identify the meanings of being a female, mother and
university student, as well as the discourses that are present in the narratives and the meanings
attributed to the experiences lived by them in the process of higher education. Interviews were
conducted with student mothers from the University of Brasília, four of whom were
beneficiaries of the Childcare Assistance Program (PACreche) and two of whom were
beneficiaries of the Temporary Childcare Assistance Program (T-CRECHE). The narratives
lead us to the discourses and practices that mark the experiences of these women in their
higher education trajectory in relation to pregnancy, motherhood and caregiving, as well as
the strategies they adopt and that enable the reconciliation of motherhood with the education
process. Based on the data collected, I present the socioeconomic profile, the main forms of
use of this assistance and data regarding academic performance. The results of this research
indicate that the care function repeats the sexist patterns observed throughout history, given
the clear gender demarcation that permeates the narratives, since women are still the main
ones responsible for the care and upbringing of the child. Although motherhood is the
common experience of these women, different meanings are produced depending on the
contexts and the subjects. Thus, through oral history, we sought to understand the meaning of
motherhood in the lives of the university narrators. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de História (ICH HIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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