http://repositorio.unb.br/handle/10482/51216
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LucasCaladoJofilsan_DISSERT.pdf | 7,02 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Música infinita para cenários infinitos no contexto dos videogames : a criação de um sistema de composição musical que promova a integração entre algoritmos, game arte e interatividade |
Auteur(s): | Jofilsan, Lucas Calado |
Orientador(es):: | Corrêa, Antenor Ferreira |
Assunto:: | Videogame Composição (Música) Música generativa Design de jogos Design integrado |
Date de publication: | 17-déc-2024 |
Data de defesa:: | 10-oct-2024 |
Référence bibliographique: | JOFILSAN, Lucas Calado. Música infinita para cenários infinitos no contexto dos videogames: a criação de um sistema de composição musical que promova a integração entre algoritmos, game arte e interatividade. 2024. 220 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Résumé: | A presente pesquisa objetivou criar um sistema de composição musical com qualidades generativas, integrando game arte, design de jogos e criação algorítmica no processo de criação ou modificação de cenários 2D para videogames. Para isso, realizou-se uma ampla revisão de literatura, abrangendo elementos de música computacional, música para videogames e processos técnicos de criação musical na indústria de software. A seguir, foram desenvolvidas duas ferramentas para análise, gestão e avaliação de sistemas musicais procedurais: o Protocolo de Auxílio à Tomada de Decisão e o Sistema de Análise de Recorrência e Espacialidade em áudios dinâmicos. As ferramentas criadas foram integradas ao modelo composicional e, posteriormente, testadas em um protótipo de jogo digital concebido no âmbito da pesquisa com o intuito de permitir a experimentação dos procedimentos desenvolvidos. O conceito-chave abordado na concepção de músicas com qualidades generativas para videogames foi o de "design de mudança" em um ambiente virtual. Adicionalmente, fez-se uso da inferência causal para o controle desses processos, permitindo maior previsibilidade sobre as composições implementadas com qualidades generativas em jogos digitais. Como resultado, demonstrou-se que qualidades generativas podem surgir a partir da interação simultânea de vários sistemas procedurais em um ambiente virtual. Conclui-se, ainda, que uma visão integrada, que leve em consideração elementos artísticos, programação algorítmica e interatividade, pode contribuir para uma melhor compreensão da construção musical para videogames com qualidades generativas. |
Abstract: | The goal of this research was to create a music composition system with generative qualities, integrating game art, game design and algorithmic creation in the process of creating or modifying 2D scenarios for video games. To this end, a comprehensive literature review was conducted, covering elements of computer music, music for videogames and technical processes of music creation in the software industry. Following, two tools for analysis, management, and evaluation of procedural music systems were developed: the Decision-Making Aid Protocol and the Recurrence and Spatiality Analysis System in dynamic audios. The tools created were integrated into the compositional model and, later, tested in a digital game prototype designed within the context of the research with the aim of allowing experimentation of the developed procedures. The key concept addressed in the conception of music with generative qualities for videogames was that of "changing design" in a virtual environment. Additionally, causal inference was used to control these processes, allowing greater predictability over the compositions implemented with generative qualities in digital games. As a result, it was demonstrated that generative qualities can arise from the simultaneous interaction of several procedural systems in a virtual environment. It is also concluded that an integrated approach, which takes into account artistic elements, algorithmic programming, and interactivity, can contribute to a better understanding of musical construction for videogames with generative qualities. |
Resumen: | La presente investigación tuvo como objetivo crear un sistema de composición musical con cualidades generativas, integrando arte de videojuegos, diseño de juegos y creación algorítmica en el proceso de creación o modificación de escenarios 2D para videojuegos. Para ello, se realizó una amplia revisión de la literatura, abarcando elementos de música computacional, música para videojuegos y procesos técnicos de creación musical en la industria del software. A continuación, se desarrollaron dos herramientas para el análisis, gestión y evaluación de sistemas musicales procedurales: el Protocolo de Apoyo para la Toma de Decisiones y el Sistema de Análisis de Recurrencia y Espacialidad en audios dinámicos. Las herramientas creadas fueron integradas al modelo composicional y, posteriormente, probadas en un prototipo de juego digital concebido en el marco de la investigación con el objetivo de permitir la experimentación de los procedimientos desarrollados. El concepto clave abordado en la concepción de músicas con cualidades generativas para videojuegos fue el de "diseño de cambio" en un entorno virtual. Adicionalmente, se hizo uso de la inferencia causal para el control de estos procesos, lo que permitió una mayor previsibilidad sobre las composiciones implementadas con cualidades generativas en juegos digitales. Como resultado, se demostró que las cualidades generativas pueden surgir de la interacción simultánea de varios sistemas procedurales en un entorno virtual. Además, se concluye que una visión integrada, que tenga en cuenta elementos artísticos, programación algorítmica e interactividad, puede contribuir a una mejor comprensión de la construcción musical para videojuegos con cualidades generativas. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Música (IdA MUS) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2024. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Música |
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Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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