Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Aggio, Natalia Maria | - |
dc.contributor.author | Chalella, Gabriella Rossetti | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T16:06:24Z | - |
dc.date.available | 2024-12-17T16:06:24Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-17 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-17 | - |
dc.identifier.citation | CHALELLA, Gabriella Rossetti. Formação e manutenção de classes de equivalência e transferência de função em pessoas com diferentes níveis de ansiedade relatados. 2024. 80 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51189 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Embora a ansiedade seja adaptativa, pode adquirir caráter de queixa clínica a depender
da intensidade e duração dos sintomas. O Brasil apresenta o maior número de pessoas
com transtornos de ansiedade do mundo. Autores analistas do comportamento propõem
o estudo da ansiedade a partir do paradigma da equivalência de estímulos. O objetivo
deste trabalho foi avaliar a formação e a manutenção de classes de equivalência e de
transferência de função entre estímulos com valência e estímulos abstratos em pessoas
com diferentes níveis de ansiedade relatados. Para isso, foi realizada uma replicação
sistemática de Zapparoli (2021). Todos os participantes responderam à Escala de
Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21). Depois disso, 48 pessoas que relataram
sintomas de ansiedade considerados moderados, severos ou extremamente severos foram
alocadas nos grupos Experimental 1 (GE1) (n 25) e Controle 1 (GC1) (n 23) e 34 pessoas
que relataram sintomas de ansiedade considerados normais ou leves, alocadas no
Experimental 2 (GE2) (n 17) e Controle 2 (GC2) (n 17). Os GE1 e 2 passaram por um
procedimento para formação de três classes de equivalência com quatro membros cada.
Os estímulos A eram fotografias de faces de medo (Classe 1), alegria (Classe 2) e
neutralidade (Classe 3), e os outros conjuntos de estímulos eram figuras abstratas (B, C e
D). Depois, avaliaram os estímulos D no Diferencial Semântico e responderam a um
IRAP contendo estímulos D das classes de medo e alegria, e adjetivos do Diferencial
Semântico. O grupo controle avaliou estímulos A e D no Diferencial Semântico. Ao fim
do procedimento todos receberam um material psicoeducativo sobre os transtornos de
ansiedade. 56% dos participantes do GE1 e 88, 24% dos participantes do GE2 formaram
classes de equivalência. Resultados do Diferencial Semântico mostraram que houve
melhor transferência de função para a classe alegre para os GE 1 e 2, e a transferência de
função da classe de medo foi melhor para o GE2 do que para o GE1. Dados do IRAP
mostraram um efeito significativo no responder relacional para os dois tipos de tentativas
relacionadas aos estímulos abstratos da classe de alegria para GE1 e para os dois tipos de
tentativa com os adjetivos positivos para o GE2. A classe de alegria manteve-se mais
estável do que as outras classes para o GE1. A manutenção da transferência de função da
classe de alegria foi melhor do que das outras classes para ambos os grupos. Para a classe
de medo, a manutenção da transferência de função parece ter sido melhor para o GE2 do
que para o GE1. Este trabalho indicou que pessoas com relatos de ansiedade apresentaram
maior dificuldade para formação de classes de equivalência e que a classe de alegria
apresenta melhor transferência de função. A estabilidade dessa classe também parece ser
melhor em comparação às outras classes para o GE1. Este trabalho replicou e estendeu a
literatura sobre transferência de função para população com relatos de sintomas de
ansiedade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Formação e manutenção de classes de equivalência e transferência de função em pessoas com diferentes níveis de ansiedade relatados | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ansiedade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Equivalência de estímulos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Emoções | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Although anxiety is adaptive, it can turn into an anxiety disorder depending on the
intensity and duration of the symptoms. Brazil has the largest number of people with
anxiety disorders in the world. Behavior analyst authors propose the study of anxiety
based on the stimulus equivalence paradigm. This work evaluated the formation and
maintenance of equivalence classes and transfer of function between stimuli in a
population with and without anxiety symptoms based on a systematic replication of
Zapparoli (2021). All participants responded to the Distress, Anxiety and Depression
Scale (DASS-21). After that, 48 people that reported anxiety symptoms were allocated to
the Experimental 1 (GE1) (n 25) and Control 1 (CG1) (n 23) groups and 34 people that
did not report anxiety symptoms were allocated to Experimental 2 (GE2) (n 17) and
Control 2 (GC2) (n 17). GE1 and 2 underwent a procedure to form three equivalence
classes with four members each. Stimuli A were photographs of fearful (Class 1), happy
(Class 2), and neutral faces (Class 3), and the other stimulus sets were abstract figures (B,
C, and D). Then, they evaluated the D stimuli in the semantic differential and responded
to an IRAP containing D stimuli from the fear and happiness classes and semantic
differential positive and negative adjectives. The control groups evaluated stimuli A and
D on the semantic differential. At the end of the procedure all participants received a
psychoeducational folder on anxiety disorders. 56% of GE1 participants and 88.24% of
GE2 participants formed equivalence classes. Semantic differential results showed a
better transfer of function to the happiness class for GE 1 and 2, and the transfer of
function from the fear class was better for GE2 than for GE1. IRAP data showed a
significant effect on relational responding for the two types of trials related to happiness
class stimuli for GE1 and for the two types of trials with positive adjectives for GE2. The
happiness class remained more stable than the other classes for GE1. The maintenance of
the transfer of function for the happy class was better than the other classes for both
groups. For the fear class, the maintenance of transfer of function appears to have been
better for GE2 than for GE1. This work indicated that people with anxiety have greater
difficulty in forming equivalence classes and that the transfer of function appears to be
better for the happy class. Class stability also seems better for the happy class than the
other classes regarding GE1. Literature on class formation and function transfer was
replicated and extended to a population with anxiety symptoms. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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