http://repositorio.unb.br/handle/10482/51182
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MaluaMateusAdany_DISSERT.pdf | 2,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Formação e atuação do/a professor/a alfabetizador/a em Moçambique : narrativas e práticas a respeito do ensino da leitura e da escrita no 1º ciclo |
Autor(es): | Adany, Malua Mateus |
Orientador(es): | Mendes, Solange Alves de Oliveira |
Assunto: | Professores - formação Moçambique - educação Alfabetização Letramento Leitura e escrita |
Data de publicação: | 16-Dez-2024 |
Data de defesa: | 1-Ago-2024 |
Referência: | ADANY, Malua Mateus. Formação e atuação do/a professor/a alfabetizador/a em Moçambique: narrativas e práticas a respeito do ensino da leitura e da escrita no 1º ciclo. 2024. 188 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Esse estudo analisou a formação e atuação do professor/a alfabetizador/a, na Província de Tete-Moçambique, quanto ao ensino da leitura e da escrita nas classes iniciais do Ensino Primário. Tinha como questão de pesquisa: Que estratégias vêm sendo tecidas na formação docente em nível médio, em Tete-Moçambique, de modo a contemplar esse segmento inicial da escolarização básica, especificamente nos eixos da leitura e da escrita? A questão destacada desancadeou outros questionamentos: Qual é o perfil desse profissional-professor, formado para atuar com as três classes do Ensino Primário que equivalem ao trabalho com alfabetização? No cotidiano da atuação profissional, que alternativas o/a professor/a lança mão para assegurar a apropriação da leitura e da escrita nesse primeiro segmento do Ensino Primário? Teoricamente, a pesquisa está ancorada em autores, tais como: Morais (2012) e Soares (2020) para o debate em torno dos campos da alfabetização e do letramento; Agibo, Chicote (2015), Ajoque (2021), Bastos e Neves (2018), Duarte, Bastos e Neves (2018), Donaciano (2006), Langa (2022), Timbane (2014), Wache (2018), com reflexões em torno da formação docente, para além de documentos de base legal de Moçambique, tais como o Plano Estratégico de Educação (Moçambique, 2020-2029), o Plano Curricular do Ensino Primário (Moçambique, 2019) e os Planos Curriculares do Curso de Formação de Professores do Ensino Primário e de Educadores de Adultos (Moçambique, 2019). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, caracterizada, segundo André (2003), de tipo etnográfico, por aproximar-se do cotidiano escolar. Quanto às técnicas de investigação, optou-se pela realização de observações de aula em duas instituições públicas de ensino (zonas urbana e rural), três docentes de cada classe (1º, 2º e 3º, crianças com seis, sete e oito anos, aproximadamente) e de entrevistas semiestruturadas, em 2023. Para o tratamento dos dados, adotou-se a análise de conteúdo temática, de acordo com Bardin (1977) e Franco (2004). Os resultados apontaram para diferentes modelos formativos, conforme documentos oficiais de Moçambique e uma discrepância (temporal, institucional) entre a formação de docentes para o Ensino Primário e o Secundário. No que se refere às três classes iniciais do Ensino Primário, foco desse estudo, os dados apontaram para aproximações e distanciamentos na organização e condução do trabalho didático-pedagógico de leitura e escrita entre as Escolas Urbana e Rural. No eixo da leitura, predominou essa prática realizada pelo/a professor/a e inexistiu a leitura individual. Constatou-se uma frequência expressiva na compreensão oral em relação à dimensão escrita. Quanto à produção textual, verificou-se um decréscimo notório em relação à leitura e compreensão. Por fim, destaca-se que o campo da formação docente para atuação nas primeiras classes do Ensino Primário em Moçambique, especificamente no ensino da leitura e da escrita, carece de avanços. |
Abstract: | This study analysed the training and performance of literacy teachers in the province of TeteMozambique, in terms of teaching reading and writing in the initial classes of primary school. The research question was: What strategies are being used in teacher training at secondary level in Tete-Mozambique to address this initial segment of basic schooling, specifically in the areas of reading and writing? This question has triggered other questions: What is the profile of this professional-teacher, trained to work with the three primary school classes that are equivalent to working with literacy? In their day-to-day work, what alternatives do teachers use to ensure the appropriation of reading and writing in this first segment of primary education? The research is theoretically anchored in authors such as: Morais (2012) and Soares (2020) for the debate around the fields of literacy and literacy; Agibo, Chicote (2015), Ajoque (2021), Bastos and Neves (2018), Duarte, Bastos and Neves (2018), Donaciano (2006), Langa (2022), Timbane (2014), Wache (2018), with reflections on teacher training, in addition to Mozambique's legal base documents, such as the Strategic Education Plan (Mozambique, 2020-2029), the Curricular Plan for Primary Education (Mozambique, 2019) and the Curricular Plans for the Training Course for Primary School Teachers and Adult Educators (Mozambique, 2019). This is qualitative research, characterised, according to André (2003), as ethnographic in nature, as it takes a closer look at everyday school life. As for the research techniques, we chose to carry out class observations in two public educational institutions (urban and rural areas), three teachers from each class (1st, 2nd and 3rd, children aged approximately six, seven and eight) and semi-structured interviews in 2023. Thematic content analysis was used to process the data, according to Bardin (1977) and Franco (2004). The results pointed to different training models, according to official documents in Mozambique, and a discrepancy (temporal, institutional) between teacher training for primary and secondary education. With regard to the three initial classes of primary education, the focus of this study, the data pointed to similarities and differences in the organisation and conduct of didactic-pedagogical work in reading and writing between urban and rural schools. In terms of reading, this practice was predominantly carried out by the teacher and there was no individual reading. There was a high frequency of oral comprehension in relation to the written dimension. As for textual production, there was a notable decrease in reading and comprehension. Finally, it should be emphasised that the field of teacher training for the first classes of primary education in Mozambique, specifically in the teaching of reading and writing, is in need of progress. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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