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Título: Governança do Programa Nacional do Livro e do Material Didático : a implementação das Tecnologias Digitais Educacionais para o Ensino Médio
Autor(es): Queiroz, Jacqueline Clara
Orientador(es): Castioni, Remi
Assunto: Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Tecnologia educacional
Governança
Ensino médio
Data de publicação: 16-Dez-2024
Referência: QUEIROZ, Jacqueline Clara. Governança do Programa Nacional do Livro e do Material Didático: a implementação das Tecnologias Digitais Educacionais para o Ensino Médio. 2024. 251 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente estudo insere-se no campo de análise de políticas públicas e teve como objetivo analisar a Governança Pública do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e das tecnologias digitais educacionais na implementação do novo Ensino Médio, nas escolas públicas brasileiras, em relação às quais tem o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a função precípua de realizar a compra e a distribuição de material didático. O arcabouço teórico que sustentou a elaboração da tese teve como elemento central a Governança Pública, orientada pela abordagem quali-quantitativa, descritiva e exploratória e com procedimentos metodológicos de levantamento bibliográfico e documental. Os dados qualitativos foram submetidos à análise de conteúdo e os quantitativos foram analisados por meio de estatística descritiva. Para os dados quali-quantitivos foram analisados itens de tecnologia digital disponíveis nos microdados do Censo Escolar da Educação Básica, extraídos da base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP); nos microdados da base de dados do painel de dados Conectividade nas Escolas disponibilizados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); e na base de dados da sociedade brasileira disponibilizados pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). Foram analisadas quatro webconferências sobre as tecnologias digitais educacionais e dois acórdãos do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a Política de Inovação Educação Conectada (PIEC). E, ainda, analisou-se a aplicabilidade da Governança Pública no PNLD e no FNDE tendo como referencial o decreto de Governança Pública. Depreendeu-se, pelos dados, que o Brasil ainda vive um contexto de muitas escolas públicas sem conectividade ou com uma conectividade inadequada e com poucos equipamentos portáteis digitais para o Ensino Médio. Foram identificadas falhas significativas na Governança Pública durante a implementação da PIEC. As audiências públicas revelaram uma forte centralização do PNLD no FNDE, o que resultou em desconexões e problemas de comunicação entre os principais atores, especialmente entre o FNDE e as escolas. Além disso, observou-se um grande interesse das editoras em manter o PNLD, dado que este programa representa uma parte substancial do faturamento dessas empresas. Identificou-se uma Governança Pública ainda incipiente, tanto no PNLD, de modo específico, quanto no quadro geral do FNDE, embora existam algumas dimensões e princípios já em fase avançada de implementação. O uso das tecnologias digitais educacionais é imprescindível para o Ensino Médio, mas necessita de um significativo aprimoramento das políticas em termos de qualidade e quantidade, caso contrário essas tecnologias se tornarão impraticáveis e cairão em desuso. O sistema de Governança Pública muito pode contribuir para a efetividade dessas tecnologias digitais.
Abstract: This study falls within the field of public policy analysis and aimed to analyze the Public Governance of the National Book and Teaching Material Program (PNLD) and digital educational technologies in the implementation of the new High School in Brazilian public schools, in relation to which the National Fund for the Development of Education (FNDE) has the primary function of purchasing and distributing teaching materials. The theoretical framework that supported the elaboration of the thesis had as its central element Public Governance, guided by the qualitative-quantitative, descriptive and exploratory approach and with methodological procedures of bibliographic and documentary survey. The qualitative data were subjected to content analysis and the quantitative data were analyzed through descriptive statistics. For the qualitative-quantitative data, digital technology items available in the microdata of the Basic Education School Census, extracted from the database of the National Institute of Studies and Educational Research Anísio Teixeira (INEP), were analyzed; in the microdata of the Connectivity in Schools data panel database made available by the National Telecommunications Agency (Anatel); and in the Brazilian society database made available by the Regional Center for Studies for the Development of the Information Society (Cetic.br). Four web conferences on digital educational technologies and two rulings of the Federal Court of Auditors (TCU) on the Connected Education Innovation Policy (PIEC) were analyzed. Furthermore, the applicability of Public Governance in the PNLD and FNDE was analyzed, using the Public Governance Decree as a reference. It was inferred from the data that Brazil still lives in a context of many public schools without connectivity or with inadequate connectivity and with few portable digital equipment for High School Education. Significant flaws in Public Governance were identified during the implementation of the PIEC. The public hearings revealed a strong centralization of the PNLD in the FNDE, which resulted in disconnections and communication problems between the main actors, especially between the FNDE and the schools. Furthermore, there was a great interest from publishers in maintaining the PNLD, given that this program represents a substantial part of these companies' revenue. Public governance was still in its infancy, both in the PNLD specifically and in the general framework of the FNDE, although there are some dimensions and principles already in an advanced stage of implementation. The use of digital educational technologies is essential for secondary education, but it requires significant improvements in policies in terms of quality and quantity, otherwise these technologies will become impractical and fall into disuse. The Public Governance system can greatly contribute to the effectiveness of these digital technologies.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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