Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Castioni, Remi | pt_BR |
dc.contributor.author | Queiroz, Jacqueline Clara | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T15:10:49Z | - |
dc.date.available | 2024-12-17T15:10:49Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
dc.date.submitted | 2024-07-15 | - |
dc.identifier.citation | QUEIROZ, Jacqueline Clara. Governança do Programa Nacional do Livro e do Material Didático: a implementação das Tecnologias Digitais Educacionais para o Ensino Médio. 2024. 251 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51179 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo insere-se no campo de análise de políticas públicas e teve como objetivo
analisar a Governança Pública do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)
e das tecnologias digitais educacionais na implementação do novo Ensino Médio, nas escolas
públicas brasileiras, em relação às quais tem o Fundo Nacional de Desenvolvimento da
Educação (FNDE) a função precípua de realizar a compra e a distribuição de material didático.
O arcabouço teórico que sustentou a elaboração da tese teve como elemento central a
Governança Pública, orientada pela abordagem quali-quantitativa, descritiva e exploratória e
com procedimentos metodológicos de levantamento bibliográfico e documental. Os dados
qualitativos foram submetidos à análise de conteúdo e os quantitativos foram analisados por
meio de estatística descritiva. Para os dados quali-quantitivos foram analisados itens de
tecnologia digital disponíveis nos microdados do Censo Escolar da Educação Básica, extraídos
da base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
(INEP); nos microdados da base de dados do painel de dados Conectividade nas Escolas
disponibilizados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); e na base de dados da
sociedade brasileira disponibilizados pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento
da Sociedade da Informação (Cetic.br). Foram analisadas quatro webconferências sobre as
tecnologias digitais educacionais e dois acórdãos do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre
a Política de Inovação Educação Conectada (PIEC). E, ainda, analisou-se a aplicabilidade da
Governança Pública no PNLD e no FNDE tendo como referencial o decreto de Governança
Pública. Depreendeu-se, pelos dados, que o Brasil ainda vive um contexto de muitas escolas
públicas sem conectividade ou com uma conectividade inadequada e com poucos equipamentos
portáteis digitais para o Ensino Médio. Foram identificadas falhas significativas na Governança
Pública durante a implementação da PIEC. As audiências públicas revelaram uma forte
centralização do PNLD no FNDE, o que resultou em desconexões e problemas de comunicação
entre os principais atores, especialmente entre o FNDE e as escolas. Além disso, observou-se
um grande interesse das editoras em manter o PNLD, dado que este programa representa uma
parte substancial do faturamento dessas empresas. Identificou-se uma Governança Pública
ainda incipiente, tanto no PNLD, de modo específico, quanto no quadro geral do FNDE, embora
existam algumas dimensões e princípios já em fase avançada de implementação. O uso das
tecnologias digitais educacionais é imprescindível para o Ensino Médio, mas necessita de um
significativo aprimoramento das políticas em termos de qualidade e quantidade, caso contrário
essas tecnologias se tornarão impraticáveis e cairão em desuso. O sistema de Governança
Pública muito pode contribuir para a efetividade dessas tecnologias digitais. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Governança do Programa Nacional do Livro e do Material Didático : a implementação das Tecnologias Digitais Educacionais para o Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Governança | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study falls within the field of public policy analysis and aimed to analyze the Public
Governance of the National Book and Teaching Material Program (PNLD) and digital
educational technologies in the implementation of the new High School in Brazilian public
schools, in relation to which the National Fund for the Development of Education (FNDE) has
the primary function of purchasing and distributing teaching materials. The theoretical
framework that supported the elaboration of the thesis had as its central element Public
Governance, guided by the qualitative-quantitative, descriptive and exploratory approach and
with methodological procedures of bibliographic and documentary survey. The qualitative data
were subjected to content analysis and the quantitative data were analyzed through descriptive
statistics. For the qualitative-quantitative data, digital technology items available in the
microdata of the Basic Education School Census, extracted from the database of the National
Institute of Studies and Educational Research Anísio Teixeira (INEP), were analyzed; in the
microdata of the Connectivity in Schools data panel database made available by the National
Telecommunications Agency (Anatel); and in the Brazilian society database made available by
the Regional Center for Studies for the Development of the Information Society (Cetic.br). Four
web conferences on digital educational technologies and two rulings of the Federal Court of
Auditors (TCU) on the Connected Education Innovation Policy (PIEC) were analyzed.
Furthermore, the applicability of Public Governance in the PNLD and FNDE was analyzed,
using the Public Governance Decree as a reference. It was inferred from the data that Brazil
still lives in a context of many public schools without connectivity or with inadequate
connectivity and with few portable digital equipment for High School Education. Significant
flaws in Public Governance were identified during the implementation of the PIEC. The public
hearings revealed a strong centralization of the PNLD in the FNDE, which resulted in
disconnections and communication problems between the main actors, especially between the
FNDE and the schools. Furthermore, there was a great interest from publishers in maintaining
the PNLD, given that this program represents a substantial part of these companies' revenue.
Public governance was still in its infancy, both in the PNLD specifically and in the general
framework of the FNDE, although there are some dimensions and principles already in an
advanced stage of implementation. The use of digital educational technologies is essential for
secondary education, but it requires significant improvements in policies in terms of quality and
quantity, otherwise these technologies will become impractical and fall into disuse. The Public
Governance system can greatly contribute to the effectiveness of these digital technologies. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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