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Título: Uma tese escrita intencionalmente para crianças : protagonismo estético e político na produção das epistemologias em Artes nas infâncias
Autor(es): Freitas, Hugo Nicolau Vieira de
Orientador(es): Silva, Ana Tereza Reis da
Assunto: Arte - estudo e ensino
Escolas Parque - Brasília (DF)
Estudos decoloniais
Transtorno do Espectro Autista - crianças
Protagonismo infantil
Data de publicação: 16-Dez-2024
Referência: FREITAS, Hugo Nicolau Vieira de. Uma tese escrita intencionalmente para crianças: protagonismo estético e político na produção das epistemologias em Artes nas infâncias. 2024. 261 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Nesta tese, desenvolvo reflexões acerca do protagonismo exercido por estudantes do ensino fundamental da Escola Parque 313/314 Sul, da cidade de Brasília, Brasil, e por estudantes da Escola Primaria Fray Victor Maria Flores, da cidade de San Cristóbal de las Casas, México, em processos de produção artística. Etnografando minha prática docente em Artes, realizada entre os anos 2012 e 2019, com crianças de 6 a 11 anos, relato e analiso quatro experiências desenvolvidas nesse período. Relato e analiso também uma experiência vivenciada em visita técnica, em San Cristóbal de las Casas, México, com crianças de 9 a 11 anos, no ano de 2023. Busco demonstrar como os processos de criação de obras de arte podem constituir situações promovedoras do protagonismo estético, político e epistêmico das crianças no espaço escolar e se projetar fora dele, ocupando territórios artísticos, confrontando as perspectivas pedagógicas adultocêntricas que as relegam a um lugar de puerilidade cognitiva. Argumentando em defesa do protagonismo das crianças, a tese também contribui para apontar caminhos de decolonização do ensino das Artes. Para o desenvolvimento da análise, mobilizo aportes teóricos-conceituais sobre as infâncias, a arte e o ensino da arte, priorizando perspectivas não norte/eurocentradas, como os freirianos, os decoloniais e em perspectivas decoloniais (autoras, autories e autores que não se intitulam como decoloniais). Coerente com a perspectiva política-epistêmica aqui adotada, que reconhece a agencialidade das crianças, a tese está escrita em uma linguagem narrativa acessível aos meus principais interlocutores — as crianças. Para tal, utilizo aporte teórico que trata sobre escrita insurgente e literatura escrita para crianças.
Abstract: In this doctoral dissertation, I analyze the protagonism of elementary school students from Escola Parque 313/314 Sul, in the city of Brasília, Brazil, and from Escola Primaria Fray Victor Maria Flores, in the city of San Cristóbal de las Casas, Mexico, in artistic production processes. Ethnographing my teaching practice in Arts, carried out between 2012 and 2019, with children aged 6 to 11 years, I report and analyze four experiences developed in this period. I also report and analyze an experience lived on a technical visit, in San Cristóbal de las Casas, Mexico, with children from 9 to 11 years old, in 2023. I seek to demonstrate how the processes of creation of works of art can constitute situations that promote the aesthetic, political and epistemic protagonism of children in the school space and project them outside it, occupying artistic territories, confronting the adult-centric pedagogical perspectives that relegate them to a place of cognitive puerility. Arguing in defense of the protagonism of children, the dissertation also contributes to point out ways of decolonizing the teaching of the Arts. For the development of the analysis, I mobilize theoretical-conceptual contributions on childhoods, art and the teaching of art, prioritizing non-northern/urocentric perspectives, such as the Freirean, the decolonial and in decolonial perspective (authors who do not call themselves decolonial). Consistent with the political-epistemic perspective adopted here, which recognizes the agency of children, the thesis is written in a narrative language accessible to my main interlocutors — children. To this end, I use a theoretical contribution that deals with insurgent writing and literature written for children.
Resumen: En esta tesis, desarrollo reflexiones acerca del protagonismo de estudiantes de primaria de la Escola Parque 313/314 Sul, en la ciudad de Brasilia, Brasil, y de la Escola Primaria Fray Victor Maria Flores, en la ciudad de San Cristóbal de las Casas, México, en procesos de producción artística. Etnografando mi práctica docente en Artes, realizada entre 2012 y 2019, con niñas, niñes y niños de 6 a 11 años, relato y analizo cuatro experiencias desarrolladas en este periodo. También reporto y analizo una experiencia vivida en una visita técnica, en San Cristóbal de las Casas, México, con niñas, niñes y niños de 9 a 11 años, en el año 2023. Busco demostrar cómo los procesos de creación de obras de arte pueden constituir situaciones que promuevan el protagonismo estético, político y epistémico de las niñas, les niñes y los niños en el espacio escolar y proyectarse fuera de él, ocupando territorios artísticos, confrontando las perspectivas pedagógicas adultocéntricas que las, les y los relegan a un lugar de puerilidad cognitiva. Argumentando en defensa del protagonismo de las niñas, les niñes y los niños, la tesis también contribuye a señalar formas de descolonizar la enseñanza de las Artes. Para el desarrollo del análisis, movilizo aportes teórico-conceptuales sobre la infancia, el arte y la enseñanza del arte, priorizando perspectivas no norteñas/eurocéntricas, como la freireana, la decolonial y en perspectiva decolonial (autoras, autories y autores que no se autodenominan decoloniales). De acuerdo con la perspectiva político-epistémica adoptada aquí, que reconoce la agencia de las niñas, les niñes y los niños, la tesis está escrita en un lenguaje narrativo accesible a mis principales interlocutores: las niñas, les niñes y los niños. Para ello, utilizo un aporte teórico que trata sobre la escritura insurgente y la literatura escrita para niñas, niñes y niños.
Resumo em outro idioma: Nespestapa tepesepe, depesenpemvolpolvopo repefleplexõespões apacerpercapa dopo proprotapagoponispismopo epexerpercipidopo porpor espestupudanpantespes dopo enpemsipinopo funpundapamenpentalpal dapa Espescopolapa Parparquepe 313/314 Sulpul, dapa cipidapadepe depe Brapasípíliapia, Brapasilpil, epe porpor espestupudanpamtespes dapa Espescopolapa Priprimapariapia Fraypay Vicpitorpor Maparipiapa Floporespes, dapa cipidapadepe depe Sanpan Crispistópóbalpal depe laspas Capasaspas, Mépéxipicopo, empem propocepessospos depe propodupuçãopão arpartíspistipicapa. Epetpnopograpafanpandopo mipinhapa prápatipicapa dopocenpentepe empem Arpartespes, repeapalipizapadapa enpemtrepe ospos apanospos 2012 epe 2019, compom cripianpançaspas depe 6 apa 11 apanospos, repelatatopo epe apanapalipisopo quapatropo expepeperipiênpencipiaspas depesenpenvolpolvipidaspas nepessepe peperípiopodopo. Repelapatopo epe apanapalipisopo tampambémpém upumapa expepeperipiênpêncipiaa vipivenpencipiapadapa empem vipisipitapa tépécpinipicapa, empem Sanpan Crispistópobalpal depe laspas Capasaspas, Mépéxipicopo, compom cripianpançaspas depe 9 apa 11 apanosps, nopo apanopo depe 2023. Buspuscopo depemonponsstrarpar copomopo ospos propocepessospos depe cripiapaçãopão depe opobraspas depe arpartepe popodempem consponstipitupuirpir sipitupaapaçõespões propomopovepedoporaspas dopo propotapagoponispismopo espestépétipicopo, popolípítipicopo epe epepispistêpemipicopo daspas cripianpançaspas nopo espepapaçopo espescopolarpar epe sepe propojepetarpar foporapa depelepe, opocupupanpandopo teperripitóporipiospos arpartíspistipicospos, conponfronpontanpandopo aspas perspespepecpitipivaspas pepedapagópogipicaspas apadulpultopocênpentripicaspas quepe aspas repelepegampam apa umpum lupugarpar depe pupueperipilipidapadepe copogpinipitipivava. Arpargupumenpentanpandopo empem depefeésapa dopo propotapagoponispismopo daspas cripianpançapas, apa tepesepe tampambémpém conpontripibuipui paparapa apaponpontarpar cappamipinhospos depe depecopoloponipizapaçãopão dopo enpemsipinopo daspas Arpartespes. Paparapa opo depesenpenvolpolvipimenpentopo dapa apanápalipisepe, mopobipilipizopo apaporportespes tepeópóripicospos-conponceipeitupuaispais sopobrepe aspas inpinfânpancipiaspas, apa arpartepe epe opo enpensipinopo dapa arpartepe, pripioporipizanpandopo perspepepecpitipivaspas nãopão norportepe/eupeuropocenpentrapadaspas, copomopo ospos frepeipiripiapanospos, ospos depecopoloponipiaispais epe empem persperspepecpitipivaspas depecopoloponipiaispais (aupautoporaspas, aupautoporipiespes epe aupautoporespes quepe nãopão sepe inpintipitupulampam copomopo depecopoloponipiaispais). Copoeperenpentepe compom apa perspersspepecpitipivapa popolípitipicapaepepispistêpemipicapa apaquipi apadopotapadapa, quepe repecoponhepecepe apa apagenpencipiapalipidapadepe daspas cripianpançaspas, apa tepesepe espestápa espescripitapa empem upumapa linpinguapagempem naparrapatipivapa apacepessípivelpel aospaos meuspeus prinpincipipaispais inpinterperlopocuputoporespes — aspas cripianpançaspas. Paparapa talpal, uputipilipizopo apaporportepe tepeóporipicopo quepe trapatapa sopobrepe espescripitapa inpinsurpurgenpentepe epe lipiteperapatupurapa espescripitapa paparapa cripianpançaspas.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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