Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Ana Tereza Reis da | pt_BR |
dc.contributor.author | Freitas, Hugo Nicolau Vieira de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T15:10:48Z | - |
dc.date.available | 2024-12-17T15:10:48Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
dc.date.submitted | 2024-07-31 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Hugo Nicolau Vieira de. Uma tese escrita intencionalmente para crianças: protagonismo estético e político na produção das epistemologias em Artes nas infâncias. 2024. 261 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51178 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesta tese, desenvolvo reflexões acerca do protagonismo exercido por estudantes do
ensino fundamental da Escola Parque 313/314 Sul, da cidade de Brasília, Brasil, e por
estudantes da Escola Primaria Fray Victor Maria Flores, da cidade de San Cristóbal de
las Casas, México, em processos de produção artística. Etnografando minha prática
docente em Artes, realizada entre os anos 2012 e 2019, com crianças de 6 a 11 anos,
relato e analiso quatro experiências desenvolvidas nesse período. Relato e analiso
também uma experiência vivenciada em visita técnica, em San Cristóbal de las Casas,
México, com crianças de 9 a 11 anos, no ano de 2023. Busco demonstrar como os
processos de criação de obras de arte podem constituir situações promovedoras do
protagonismo estético, político e epistêmico das crianças no espaço escolar e se projetar
fora dele, ocupando territórios artísticos, confrontando as perspectivas pedagógicas
adultocêntricas que as relegam a um lugar de puerilidade cognitiva. Argumentando em
defesa do protagonismo das crianças, a tese também contribui para apontar caminhos de
decolonização do ensino das Artes. Para o desenvolvimento da análise, mobilizo aportes
teóricos-conceituais sobre as infâncias, a arte e o ensino da arte, priorizando
perspectivas não norte/eurocentradas, como os freirianos, os decoloniais e em
perspectivas decoloniais (autoras, autories e autores que não se intitulam como
decoloniais). Coerente com a perspectiva política-epistêmica aqui adotada, que
reconhece a agencialidade das crianças, a tese está escrita em uma linguagem narrativa
acessível aos meus principais interlocutores — as crianças. Para tal, utilizo aporte
teórico que trata sobre escrita insurgente e literatura escrita para crianças. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Uma tese escrita intencionalmente para crianças : protagonismo estético e político na produção das epistemologias em Artes nas infâncias | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas Parque - Brasília (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudos decoloniais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtorno do Espectro Autista - crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Protagonismo infantil | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In this doctoral dissertation, I analyze the protagonism of elementary school students
from Escola Parque 313/314 Sul, in the city of Brasília, Brazil, and from Escola
Primaria Fray Victor Maria Flores, in the city of San Cristóbal de las Casas, Mexico, in
artistic production processes. Ethnographing my teaching practice in Arts, carried out
between 2012 and 2019, with children aged 6 to 11 years, I report and analyze four
experiences developed in this period. I also report and analyze an experience lived on a
technical visit, in San Cristóbal de las Casas, Mexico, with children from 9 to 11 years
old, in 2023. I seek to demonstrate how the processes of creation of works of art can
constitute situations that promote the aesthetic, political and epistemic protagonism of
children in the school space and project them outside it, occupying artistic territories,
confronting the adult-centric pedagogical perspectives that relegate them to a place of
cognitive puerility. Arguing in defense of the protagonism of children, the dissertation
also contributes to point out ways of decolonizing the teaching of the Arts. For the
development of the analysis, I mobilize theoretical-conceptual contributions on
childhoods, art and the teaching of art, prioritizing non-northern/urocentric perspectives,
such as the Freirean, the decolonial and in decolonial perspective (authors who do not
call themselves decolonial). Consistent with the political-epistemic perspective adopted
here, which recognizes the agency of children, the thesis is written in a narrative
language accessible to my main interlocutors — children. To this end, I use a theoretical
contribution that deals with insurgent writing and literature written for children. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | En esta tesis, desarrollo reflexiones acerca del protagonismo de estudiantes de primaria
de la Escola Parque 313/314 Sul, en la ciudad de Brasilia, Brasil, y de la Escola
Primaria Fray Victor Maria Flores, en la ciudad de San Cristóbal de las Casas, México,
en procesos de producción artística. Etnografando mi práctica docente en Artes,
realizada entre 2012 y 2019, con niñas, niñes y niños de 6 a 11 años, relato y analizo
cuatro experiencias desarrolladas en este periodo. También reporto y analizo una
experiencia vivida en una visita técnica, en San Cristóbal de las Casas, México, con
niñas, niñes y niños de 9 a 11 años, en el año 2023. Busco demostrar cómo los procesos
de creación de obras de arte pueden constituir situaciones que promuevan el
protagonismo estético, político y epistémico de las niñas, les niñes y los niños en el
espacio escolar y proyectarse fuera de él, ocupando territorios artísticos, confrontando
las perspectivas pedagógicas adultocéntricas que las, les y los relegan a un lugar de
puerilidad cognitiva. Argumentando en defensa del protagonismo de las niñas, les niñes
y los niños, la tesis también contribuye a señalar formas de descolonizar la enseñanza de
las Artes. Para el desarrollo del análisis, movilizo aportes teórico-conceptuales sobre la
infancia, el arte y la enseñanza del arte, priorizando perspectivas no
norteñas/eurocéntricas, como la freireana, la decolonial y en perspectiva decolonial
(autoras, autories y autores que no se autodenominan decoloniales). De acuerdo con la
perspectiva político-epistémica adoptada aquí, que reconoce la agencia de las niñas, les
niñes y los niños, la tesis está escrita en un lenguaje narrativo accesible a mis
principales interlocutores: las niñas, les niñes y los niños. Para ello, utilizo un aporte
teórico que trata sobre la escritura insurgente y la literatura escrita para niñas, niñes y
niños. | pt_BR |
dc.description.abstract4 | Nespestapa tepesepe, depesenpemvolpolvopo repefleplexõespões apacerpercapa dopo
proprotapagoponispismopo epexerpercipidopo porpor espestupudanpantespes dopo
enpemsipinopo funpundapamenpentalpal dapa Espescopolapa Parparquepe 313/314
Sulpul, dapa cipidapadepe depe Brapasípíliapia, Brapasilpil, epe porpor
espestupudanpamtespes dapa Espescopolapa Priprimapariapia Fraypay Vicpitorpor
Maparipiapa Floporespes, dapa cipidapadepe depe Sanpan Crispistópóbalpal depe
laspas Capasaspas, Mépéxipicopo, empem propocepessospos depe propodupuçãopão
arpartíspistipicapa. Epetpnopograpafanpandopo mipinhapa prápatipicapa
dopocenpentepe empem Arpartespes, repeapalipizapadapa enpemtrepe ospos apanospos
2012 epe 2019, compom cripianpançaspas depe 6 apa 11 apanospos, repelatatopo epe
apanapalipisopo quapatropo expepeperipiênpencipiaspas depesenpenvolpolvipidaspas
nepessepe peperípiopodopo. Repelapatopo epe apanapalipisopo tampambémpém
upumapa expepeperipiênpêncipiaa vipivenpencipiapadapa empem vipisipitapa
tépécpinipicapa, empem Sanpan Crispistópobalpal depe laspas Capasaspas,
Mépéxipicopo, compom cripianpançaspas depe 9 apa 11 apanosps, nopo apanopo depe
2023. Buspuscopo depemonponsstrarpar copomopo ospos propocepessospos depe
cripiapaçãopão depe opobraspas depe arpartepe popodempem consponstipitupuirpir
sipitupaapaçõespões propomopovepedoporaspas dopo propotapagoponispismopo
espestépétipicopo, popolípítipicopo epe epepispistêpemipicopo daspas cripianpançaspas
nopo espepapaçopo espescopolarpar epe sepe propojepetarpar foporapa depelepe,
opocupupanpandopo teperripitóporipiospos arpartíspistipicospos,
conponfronpontanpandopo aspas perspespepecpitipivaspas pepedapagópogipicaspas
apadulpultopocênpentripicaspas quepe aspas repelepegampam apa umpum lupugarpar
depe pupueperipilipidapadepe copogpinipitipivava. Arpargupumenpentanpandopo
empem depefeésapa dopo propotapagoponispismopo daspas cripianpançapas, apa
tepesepe tampambémpém conpontripibuipui paparapa apaponpontarpar
cappamipinhospos depe depecopoloponipizapaçãopão dopo enpemsipinopo daspas
Arpartespes. Paparapa opo depesenpenvolpolvipimenpentopo dapa apanápalipisepe,
mopobipilipizopo apaporportespes tepeópóripicospos-conponceipeitupuaispais
sopobrepe aspas inpinfânpancipiaspas, apa arpartepe epe opo enpensipinopo dapa
arpartepe, pripioporipizanpandopo perspepepecpitipivaspas nãopão
norportepe/eupeuropocenpentrapadaspas, copomopo ospos frepeipiripiapanospos, ospos
depecopoloponipiaispais epe empem persperspepecpitipivaspas
depecopoloponipiaispais (aupautoporaspas, aupautoporipiespes epe aupautoporespes
quepe nãopão sepe inpintipitupulampam copomopo depecopoloponipiaispais).
Copoeperenpentepe compom apa perspersspepecpitipivapa popolípitipicapaepepispistêpemipicapa apaquipi apadopotapadapa, quepe repecoponhepecepe apa
apagenpencipiapalipidapadepe daspas cripianpançaspas, apa tepesepe espestápa
espescripitapa empem upumapa linpinguapagempem naparrapatipivapa
apacepessípivelpel aospaos meuspeus prinpincipipaispais
inpinterperlopocuputoporespes — aspas cripianpançaspas. Paparapa talpal,
uputipilipizopo apaporportepe tepeóporipicopo quepe trapatapa sopobrepe
espescripitapa inpinsurpurgenpentepe epe lipiteperapatupurapa espescripitapa paparapa
cripianpançaspas. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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