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Título: O essencial é invisível aos olhos : prescrições, sentidos e práticas avaliativas em turmas de alfabetização de uma escola pública do Distrito Federal
Autor(es): Santos, Cecille Gabrielle Dias de Oliveira
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Assunto: Professores
Significação
Ensino fundamental
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
Avaliação de aprendizagem
Data de publicação: 16-Dez-2024
Referência: SANTOS, Cecille Gabrielle Dias de Oliveira. O essencial é invisível aos olhos: prescrições, sentidos e práticas avaliativas em turmas de alfabetização de uma escola pública do Distrito Federal. 2024. 190 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O objeto deste estudo se assenta na avaliação da aprendizagem. Como categoria central do trabalho pedagógico, representa seu pôr teleológico ao ser processo de investigação da realidade em prol da realização de ações com vistas ao alcance de um objetivo previamente determinado. Tem como objetivo geral: analisar os sentidos e significados constituídos por docentes dos anos iniciais do ensino fundamental acerca das propostas de avaliação contempladas no Regimento da rede pública de ensino do DF (2019) e nas Diretrizes de Avaliação Educacional (2014). Os objetivos específicos são: a) Discutir as orientações para a avaliação nos anos iniciais contempladas no Regimento da rede pública de ensino do DF (2019) e nas Diretrizes de Avaliação Educacional (2014). b) Discutir como docentes dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola classe articulam às suas práticas avaliativas em sala de aula o proposto no regimento da rede pública de ensino do DF e nas diretrizes de avaliação educacional. c) Compreender como docentes dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino articulam no trabalho pedagógico orientações de avaliação distintas. Em termos teórico-metodológicos, a pesquisa qualitativa (Lüdke; André, 2018; Bogdan; Biklen, 1994; Creswell, 2007) assume a perspectiva crítico-dialética com base em pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético, discutidos por Cury (1989), Húngaro (2014), Kosik (1969), Netto (2011), Triviños (1987), Sousa (2014), entre outros. Para a produção dos dados, utilizamos: análise documental, observação de aulas e reuniões pedagógicas, e, entrevistas semiestruturadas com 1 (uma) gestora e 3 (três) professoras que lecionam no Bloco Inicial de Alfabetização dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da rede pública de ensino do Distrito Federal. A leitura e organização dos dados foi realizada por meio do procedimento de Núcleos de Significação (Aguiar; Ozella, 2006). Da análise dos dados, emergiram as categorias: 1. A (des)articulação entre os níveis de avaliação no cotidiano escolar; 2. Idas e vindas da avaliação de sala de aula: movimentos contraditórios nas concepções e práticas avaliativas no cotidiano escolar; 3. Avaliar para incluir, incluir para aprender: materialização da avaliação formativa na prática docente; 4. Das orientações institucionais às práticas avaliativas das professoras: o conflito entre a escuta sensível e o controle disciplinar; e, 5. Conflito entre a escuta atenta pelos professores e o controle disciplinar do Regimento: materialização das prescrições nas práticas avaliativas na escola. Os resultados indicam que: a) a articulação das prescrições avaliativas da rede pública de ensino é permeada por contradições, pois embora as Diretrizes de Avaliação assumam a perspectiva formativa, o Regimento prevê punição, notação e classificação; b) um dos desafios da adoção de práticas avaliativas formativas é superar concepções e práticas cristalizadas que valorizam a nota, a classificação e a meritocracia; c) há nuances de práticas avaliativas com intenção formativa na escola pesquisada, no entanto, não é possível afirmar que estejam consolidadas conscientemente e conceitualmente pelas professoras.
Abstract: The study object of this research bottom in learn's assessment. As a central category of pedagogical work, the learning assessment has a teleological property as been a process of investigating reality in favor of carrying out actions with a view to achieving a previously determined objective. Its general objective is to: analyze the meanings constituted by teachers of early years of elementary school regarding the evaluation proposals included in the Regulations of the DF public education network (2019) and in the Educational Assessment Guidelines (2014). The specifics objectives are: a) Discuss the guidelines for assessment in the initial years included in the Regulations of the DF public education network (2019) and in the Educational Assessment Guidelines (2014). b) Discuss how teachers in the initial years at an elementary school articulate the proposed in the regulations of the public education network of the DF and in the guidelines for educational evaluation in their classroom assessment practices. c) Understand how teachers in the initial years of primary education in the public education network articulate different assessment guidelines in their pedagogical work. In theoretical and methodological terms, this qualitative research (Lüdke; André, 2018; Bogdan; Biklen, 1994; Creswell, 2007) assumes a critical-dialectic perspective based on assumptions of Historical-Dialectical Materialism, discussed by Cury (1989), Hungarian (2014), Kosik (1969), Netto (2011), Triviños (1987), Sousa (2014), among others. To produce the data, we used: documentary analysis, observation of classes and pedagogical meetings, and semi-structured interviews with 1 (one) manager and 3 (three) teachers who teach in the Initial Literacy Block, on the Early Years of Elementary Education, from the network public education system in the Federal District. The reading and organization data was carried out by the Meaning Cores procedure (Aguiar; Ozella, 2006). From data analysis, the following categories emerged: 1. The (dis)articulation between assessment levels in everyday school life; 2. Comings and goings of classroom assessment: contradictory movements in conceptions and assessment practices in everyday school life; 3. Evaluate to include, include to learn: materialization of formative assessment in teaching practices; 4. From institutional guidelines to teachers’s assessment practices: the conflict between sensitive listening and disciplinary control; and, 5. Conflict between attentive listening by teachers and the disciplinary control of the Rules: materialization of prescriptions in assessment practices at school. The results indicate that: a) the articulation of the evaluation prescriptions of the public education network is permeated by contradictions, because although the Evaluation Guidelines assume a formative perspective, the Rules provide for punishment, rating and classification; b) one of the challenges of adopting formative assessment practices is overcoming crystallized conceptions and practices that value grades, classification and meritocracy; c) there are nuances of assessment practices with formative intent in the researched school, however, it is not possible to state that they are consciously and conceptually consolidated by the teachers.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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